Gestão do Risco de Crédito de Pequenas e Médias Empresas

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Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    Online

Oferecer aos participantes conceitos e técnicas de análise / avaliação, estruturação, decisão, formalização e acompanhamento de crédito de empresas que não elaboram demonstrativos contábeis. Dirigido a: Profissionais envolvidos no processo decisório de crédito direcionado às pequenas e médias empresas. (Gerentes, operadores e analistas de crédito)

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OBJETIVO


Oferecer aos participantes conceitos e técnicas de análise / avaliação, estruturação, decisão, formalização e acompanhamento de crédito de empresas que não elaboram demonstrativos contábeis.


PÚBLICO-ALVO


Profissionais envolvidos no processo decisório de crédito direcionado às pequenas e médias empresas. (Gerentes, operadores e analistas de crédito)


Introdução

- Principais características das pequenas e médias empresas


- Conceito do risco de crédito


- Base do crédito


- Fundamentos do crédito (5 C's do Crédito)


- Análise das Informações Qualitativas e Quantitativas


- Informações cadastrais


- Agências de informações


- Histórico do cliente / Relacionamento


- Visita a empresa


Informações econômico-financeiras:


- Balanço presumido


- Indicadores operacionais e a necessidade de capital de giro


- Fluxo de Caixa


- Metodologias de Avaliação dos Riscos


- Risco do cliente


- Risco da operação


- Risco de crédito


- Estruturação do Crédito


A importância da estruturação do crédito:


- Prazos das operações / Limites


- Produtos de crédito / Linhas de financiamento


- Garantias adicionais


- Montante do crédito


- Necessidades dos clientes

- Parâmetros para mensuração do nível de atendimento


- Garantias nas Operações de Crédito


- Finalidades das garantias


- Modalidades de garantias (Reais e Pessoais)


- Riscos na obtenção das garantias


- Decisão de Crédito


- Política de Crédito


- Alçadas / Comitês


- Limites de crédito


- Gestão da carteira de crédito


- Acompanhamento do Crédito

- Causas dos créditos problemáticos

- Sinais de alerta na detecção antecipada dos créditos problemáticos


- Diagnóstico do crédito problemático


- Os estágios na progressão emocional de um devedor


- Conduta para recuperação do crédito problemático


- Plano de ação para resolução dos créditos problemáticos


Aulas expositivas e dialogadas, intercaladas com exercícios de fixação dos conceitos.


EDUARDO BALTAZAR DE QUEIROZ


- Graduado em Administração de Empresas e Contabilista.

- Mais de 20 anos de experiência nas áreas de gestão de riscos e contabilidade.


- Experiência adquirida no Banco Itaú como Gerente de Análise de Crédito, na Serasa como Gerente de Desenvolvimento Técnico, no Banco Bilbao Vizcaya Argentária como Superintendente de Política de Crédito e Riscos e Superintendente dos Centros de Marketing Direto - CMD´s (Financiamento de Veículos), no Banco Bradesco no Departamento de Produtos e Financiamentos, e na Febraban como membro da Comissão de Crédito.

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