Gestão Ambiental - Tecnológico

Tecnólogo

Em Natal e Mossoró

Preço para verificar

Descrição

  • Duração

    2 Anos

Formar profissionais aptos a conduzir processos de planejamento, gerenciamento e controle ambiental, buscando a eficiência e sustentabilidade das atividades de produção de bens e/ou serviços, promovendo a compatibilização do desenvolvimento econômico-social, com a preservação do meio ambiente e do equilíbrio ecológico. Dirigido a: . Portadores de diploma do Ensino Médio ou equivalente que apresentem interesse em cursar a graduação tecnológica ou em conhecer as práticas de gestão ambiental. Interessados em aperfeiçoamento na área de gestão ambiental. Profissionais que atuam em outras áreas, interessados na área ambiental, desde que comprovem a conclusão do Ensino Médio. Pessoas portadoras de diploma de nível superior que queiram agregar conhecimentos de gestão ambiental.

Instalações

Localização

Início

Mossoró (Goiás)
Ver mapa
Av. João Da Escóssia, 1561, Nova Betânia, Mossoró/Rn Cep: 59607-330, 59607-330

Início

Consultar
Natal (Goiás)
Ver mapa
Avenida Senador Salgado Filho, 1610, Lagoa Nova - Natal, 59056-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Apresentação

Aportamos no século XXI com o desafio de solucionar uma grande crise ambiental revelada por indicadores que se apresentam sob as formas da extinção de espécies, contaminação da água, ar e solo, do efeito estufa, entre outros. Além disto, os valores que nos impulsionam a um comportamento de consumo inconsequente colocam o planeta em risco, acelerando a crise dos recursos naturais.
Este cenário se traduz na necessidade de formarmos profissionais aptos a conduzir processos de planejamento, gerenciamento e controle ambiental, capazes de compatibilizar desenvolvimento socioeconômico com equilíbrio ecológico.
Para tanto, o Curso de Gestão Ambiental da Universidade Potiguar foi estruturado de acordo com as diretrizes curriculares nacionais gerais para a organização e funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia (Resolução CNE/CP n.3/2002; Parecer CNE/CP n. 29/2002; Parecer CNE/CES n. 436/2001), e criado em 30 de maio de 2006, através da Resolução n. 063/2006 ? ConSUni, com o intuito de preparar para o mercado de trabalho profissionais gestores, capazes de compreender as variáveis ambientais presentes nas diferentes atividades econômicas e de intervir nas organizações, com o objetivo de implementar ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável do Estado, do Nordeste e do País, em sintonia com a missão da Universidade Potiguar.

* Funcionamento: noturno;
* Carga-Horária e duração: 1.920horas-aula - duração mínima de quatro semestres (02 anos);

Objetivo
Formar profissionais aptos a conduzir processos de planejamento, gerenciamento e controle ambiental, buscando a eficiência e sustentabilidade das atividades de produção de bens e/ou serviços, promovendo a compatibilização do desenvolvimento econômico-social, com a preservação do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.


Proposta pedagógica

A concepção e organização do Curso estão apoiadas, também, nos princípios filosóficos, legais e pedagógicos que embasam o Projeto Pedagógico Institucional da Universidade Potiguar. Entre esses, a integração entre teoria e prática, de modo que o aluno possa trabalhar questões relacionadas ao meio ambiente e identificar alternativas para resolução de problemas identificados socialmente.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental está estruturado de forma a promover uma integração/interação com o mercado de trabalho, resultante das constantes inovações tecnológicas e científicas presentes no mundo contemporâneo e, ainda, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente saudável.


Diferenciais

* Formação tecnológica de nível superior, porém de curta duração;
* Mercado de trabalho em ascensão;
* Formação inicial específica na área ambiental;
* Infraestrutura e recursos técnicos de excelente qualidade;
* Laboratórios existentes bem equipados, com equipe técnica qualificada;
* Corpo docente qualificado e atuante no mercado de trabalho;
* Atendimento de qualidade ao cliente;
* Interação teoria-prática;
* Valor da mensalidade;
* Possibilidade de formalização de convênios com empresas e instituições que garantem a oferta com menores valores mensais.


Público-Alvo

* Portadores de diploma do Ensino Médio ou equivalente que apresentem interesse em cursar a graduação tecnológica ou em conhecer as práticas de gestão ambiental;
* Interessados em aperfeiçoamento na área de gestão ambiental;
* Profissionais que atuam em outras áreas, interessados na área ambiental, desde que comprovem a conclusão do Ensino Médio;
* Pessoas portadoras de diploma de nível superior que queiram agregar conhecimentos de gestão ambiental.



Perfil do profissional formado pela UnP
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, da Universidade Potiguar ? UnP, habilita profissionais com formação humanística favorecendo uma postura crítica, reflexiva, solidária, transformadora e comprometida com os problemas socioambientais, e sistêmica voltada para a ação, que procura questionar e reverter processos de produção não-sustentáveis, e que busca manter íntegros os sistemas ecológicos dos quais dependem a vida e a produção.
Ressalta-se, nessa formação, a responsabilidade para com as futuras gerações, para as quais o ambiente é o meio para gerar-lhes bem-estar e desenvolvimento.
Para garantir a consecução das habilidades e competências inerentes ao perfil profissional de conclusão de curso, o egresso deverá compreender o meio físico, social, político, econômico e cultural no qual está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente.



Mercado de trabalho
O campo de atuação do Gestor Ambiental é crescente à medida que aumenta a conscientização da grande necessidade de proteção ambiental. Este profissional pode encontrar empregabilidade nos diferentes setores da economia: Governamental; Serviços; Produtivo - agronegócios, cooperativas e indústrias; Organizações não Governamentais - ONGs, além de ter demandas para atividades de pesquisa e treinamento em Instituições Públicas e Privadas.


Laboratórios
A comunidade acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, da Universidade Potiguar ? UnP, dispõe de uma infraestrutura de laboratórios de excelência, onde são realizadas as aulas práticas, procedimentos experimentais e pesquisas das diversas disciplinas do curso, a saber:

Gestão Ambiental - Tecnológico

Preço para verificar