Tecnólogo

Em Volta Redonda e Barra do Piraí

R$ 2.234

Descrição

  • Duração

    2 Anos

O Tecnólogo em Gestão Ambiental planeja, gerencia e executa as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras - corretivas e preventivas - recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Dirigido a: Portadores de diploma do ensino médio, técnicos de nível médio interessados em atuar na área de planejamento e gestão ambiental, e profissionais com titulação mínima exigida que necessitem de aprimoramento para melhor desempenho do exercício da profissão.

Instalações

Localização

Início

Barra do Piraí (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 - (Estrada Barra Do Piraí - Valença) Barra Do Piraí- Rj Cep: 27101-090, 27101-090

Início

Consultar
Volta Redonda (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Deputado Geraldo Di Biase, 81 Aterrado - Volta Redonda - Rj Cep: 27213-080, 27213-080

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Objetivo do Curso

O Tecnólogo em Gestão Ambiental planeja, gerencia e executa as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras - corretivas e preventivas - recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atribuições desse profissional. Podendo elaborar e implantar, ainda, políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para, a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.

Público Alvo

Portadores de diploma do ensino médio, técnicos de nível médio interessados em atuar na área de planejamento e gestão ambiental, e profissionais com titulação mínima exigida que necessitem de aprimoramento para melhor desempenho do exercício da profissão.

Por que estudar no UGB?

Os professores do Curso são profissionais de mercado altamente capacitados, que aliam a teoria com a prática, gerando conhecimentos sólidos e levando os discentes a questionamentos, realizando análises críticas que contribuem para o crescimento pessoal e profissional de cada um.

Infra-Estrutura

Os discentes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental têm á sua disposição salas de aula apropriadas, laboratórios de informática no Campus, laboratórios multidisciplinares de Biologia, visitas técnicas, palestras, semana acadêmica e, principalmente, de acordo com o foco do Curso, os discentes são levados á prática, utilizando o estudo de casos e trabalhos interdisciplinares.

O profissional de Gestão Ambiental

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pretende proporcionar ao graduando o potencial para desenvolver com clareza as seguintes competências:

a) Administrar áreas reservadas à preservação e/ou conservação dos recursos naturais;
b) Planejar, administrar e avaliar sistemas de gestão ambiental, planos de resíduos, processos de certificação e projetos ambientais;
c) Trabalhar em equipes multidisciplinares no desenvolvimento de projetos, EIA, RIMA, avaliação, auditoria e perícia ambiental;
d) Formar e orientar profissionais para atuar como multiplicadores na formação e orientação de gestores do meio ambiente;
e) Aplicar normas relativas à saúde, segurança e meio ambiente, com vista, à melhoria da qualidade de vida no meio ambiente de trabalho;
f) Promover processos de educação ambiental formal, informal e não-formal em organizações e comunidades;
g) Internalizar nas estruturas institucionais os valores de responsabilidade social, justiça social e ética, contestando, quando necessário, práticas que contrariem estes princípios;
h) Desenvolver o raciocínio lógico, crítico e analítico necessários para descrever e avaliar, através de formulações matemáticas e de indicadores de desempenho, as relações formais e causais entre o ambiente e os fenômenos produtivos, administrativos, sociais e de controle, bem como se expressar de modo crítico e criativo diante de diferentes contextos organizacionais e sociais.
i) Contribuir para a formulação, execução, acompanhamento, análise e avaliação de planos, programas, projetos e atividades na área de gestão ambiental como, por exemplo, programas de gerenciamento de resíduos, de recursos hídricos, de áreas naturais protegidas, políticas públicas, difusão de tecnologias.

Certificação e Diplomação

Para os discentes concluintes, com aproveitamento do 1º, 2º e 3º período será expedido CERTIFICADO DE ANALISTA AMBIENTAL.

Para os discentes concluintes do curso, com aproveitamento, será expedido DIPLOMA DE TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL.

Autorização

Resolução CONSU 004/2006

Gestão Ambiental

R$ 2.234