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      Geografia EaD

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      A Distância

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      Informação importante

      Tipologia Graduação
      Metodologia A distância
      Local Ijuí
      Duração 8 Semestres
      • Graduação
      • A distância
      • Ijuí
      • Duração:
        8 Semestres
      Descrição

      O Curso preocupa-se em formar um profissional que domine o conhecimento da realidade social e natural, a partir da dimensão espacial, através do estudo da ciência geográfica.
      Dirigido a: O estudo do Espaço local, regional, nacional e mundial é objeto da ciência geográfica. Preocupa-se com a análise das relações Sociedade e Natureza. O conhecimento e interpretação do mundo, formando cidadãos que tenham uma visão da realidade capaz de os situar na dinâmica atual e perceber os caminhos possíveis para tornar o mundo mais sustentável, justo e humano.

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      Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000, Rio Grande do Sul, Brasil
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      Programa

      O estudo do Espaço local, regional, nacional e mundial é objeto da ciência geográfica. Preocupa-se com a análise das relações Sociedade e Natureza. O conhecimento e interpretação do mundo, formando cidadãos que tenham uma visão da realidade capaz de os situar na dinâmica atual e perceber os caminhos possíveis para tornar o mundo mais sustentável, justo e humano.


      Histórico
      O Curso de Graduação em Geografia da UNIJUÍ, Licenciatura Plena, foi reconhecido, em 15 de janeiro de 1980, pela Portaria Ministerial nº 59/80 do Conselho Federal de Educação. A partir de 1992, passa a oferecer duas habilitações: Bacharelado e Licenciatura. A Habilitação de Bacharelado em Geografia foi proposta em 04 de outubro de 1991 e aprovada pelo Conselho Universitário em 15 de maio de 1992.

      O Bacharelado teve o seu credenciamento pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS) em 20 de agosto de 1999, estando o egresso do curso apto ao registro profissional como Geógrafo. Atualmente, o aluno ingressa no Curso de Geografia via vestibular e, no decorrer dos estudos, opta pelo semestre referente à habilitação que deseja.

      Em 2000, uma nova proposta curricular é aprovada pelo Conselho Universitário, pelo parecer nº 41/2000, fruto de proposta elaborada ao longo de três anos no Departamento de Ciências Sociais, no Núcleo de Professores de Geografia e em comissões internas que privilegiam a avaliação dos programas de ensino de graduação, o estabelecimento de diretrizes de ensino e o debate entre os diversos campos de saber afetos a este Departamento, bem como no Colegiado de Coordenação do Curso de Geografia e em reuniões-seminário de avaliação com os alunos de graduação.

      Até 2005 a Licenciatura em Geografia foi oferecida nos regimes regular e ¨especial¨. A partir de 2006, uma nova modalidade, Educação a Distância (EaD), passa a compor a oferta do curso, após ampla discussão e reformulação curricular aprovada pelo Conselho Universitário através do Parecer nº 46/2005 de 24/11/2005, dado as especificidades desta modalidade e as alterações no núcleo comum das licenciaturas e formação humanística (Resoluções 21 e 29/2005).



      Objetivos

      Geral

      * O Curso preocupa-se em formar um profissional que domine o conhecimento da realidade social e natural, a partir da dimensão espacial, através do estudo da ciência geográfica. Profissionais para atuar na educação básica e na área técnica, com formação intelectual adequada à contribuição que a geografia pode dar para o conhecimento e interpretação do mundo, no sentido de formar cidadãos que tenham uma visão da realidade capaz de os situar na dinâmica atual e perceber os caminhos possíveis para tornar o mundo mais justo e humano.


      Perfil Profissional
      Contexto de inserção regional

      Considera-se que os princípios da Formação Integral vigente na UNIJUÍ constituem-se em princípios gerais que devem conformar o perfil do egresso formado em Geografia. Portanto, afirma-se que o profissional da Geografia na UNIJUÍ assume:

      * compromisso permanente com a construção do conhecimento, com a cultura e a democracia;

      * capacidade reflexiva;

      * postura crítica e propositiva diante da realidade;

      * qualificação científica e técnica;

      * competência profissional;

      * capacidade de iniciativa e empreendimento;

      * compromisso ético e social;

      * cultura de trabalho em equipe;

      * interação com o mundo do trabalho;

      * inserção criativa na sociedade;

      * autonomia intelectual e respeito à pluralidade inerente aos ambientes profissionais (MEC/DCN).

      Os princípios gerais da formação integral são completados pelos específicos da formação do Profissional da Geografia. Essa formação deve estar centrada em: aquisição de sólida formação em geografia, dos seus fundamentos teóricos e metodológicos; desenvolvimento das habilidades necessárias de observação, descrição, representação, investigação, interpretação, comparação e construção para o entendimento das influências das dinâmicas sociais e naturais no processo de produção e organização do espaço geográfico; desenvolvimento e domínio da relação entre o empírico e o conceitual e sua aplicação na prática efetiva da atuação profissional; atuação propositiva na busca de soluções de questões relativas ao fazer geográfico, colocadas pela sociedade (MEC/DCN).
      Áreas de atuação do egresso

      O Bacharel atua em trabalhos técnicos nas áreas de ordenamento territorial e análise ambiental, no planejamento territorial, elaboração e interpretação de mapeamentos municipais e regionais, em estudos diagnósticos e prognósticos com enfoque em questões ambientais, socioeconômicas, turismo e de organização físico-espacial, na pesquisa, em empresas privadas ou públicas.

      Já o Licenciado pode atuar na docência no ensino fundamental e médio, na elaboração e execução de programas interdisciplinares de educação ambiental e em projetos e consultorias na área de educação geográfica.


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