Graduação

Em Salvador

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Salvador

O Gastrônomo deve ter a capacidade de integrar a arte culinária (que compreende os métodos e suas técnicas) com o estudo da relação existente entre a cultura e o alimento. Buscar continuamente um profissional que reunirá conhecimentos nas áreas de marketing gastronômico e de relacionamento, gestão de materiais e de qualidade de produtos e serviços, gestão de custos e de pessoas e conhecimento de t

Instalações

Localização

Início

Salvador (Bahia)
Ver mapa
Rua Theodomiro Batista, 422 - Rio Vermelho - Cep: 41.940-320, 41.940-320

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Gastrônomo deve ter a capacidade de integrar a arte culinária (que compreende os métodos e suas técnicas) com o estudo da relação existente entre a cultura e o alimento. Buscar continuamente um profissional que reunirá conhecimentos nas áreas de marketing gastronômico e de relacionamento, gestão de materiais e de qualidade de produtos e serviços, gestão de custos e de pessoas e conhecimento de técnicas higiênico-sanitárias na manipulação de alimentos. Assim, para os objetivos propostos, buscando uma atualização e compatibilidade com a especificidade do curso de Gastronomia, entende-se que o egresso deverá desenvolver as seguintes competências:

* Mostrar domínio das relações de interdependência entre alimentação, espaços alimentares e negócios do campo os serviços, na estrutura produtiva das organizações econômicas dos países.
* Identificar na diversidade cultural da alimentação de diversos países, a sua influência na formação da gastronomia atual.
* Demonstrar conhecimento das inter-relações existentes entre homem/cultura/alimentação.
* Demonstrar conhecimento das ligações entre antropologia, identidade, lazer e comensalidade.
* Executar as técnicas culinárias das cozinhas brasileira, africana, francesa, italiana, mediterrânea, alemã e asiática.
* Reconhecer (e demonstrar familiaridade com) os princípios básicos no preparo e manuseio de pratos diversos, de conservas caseiras, embalagem e congelamento de alimentos.
* Executar as técnicas pertinentes para alguns alimentos específicos, identificando as razões das especificidades.
* Demonstrar conhecimento e familiaridade com a enogastronomia e sua importância nos negócios de serviços de alimentação.
* Identificar as características das diversas bebidas utilizadas na gastronomia, as técnicas de preparo de diferentes coquetéis e as combinações adequadas para drinques, coquetéis, etc.
* Transformar os conhecimentos construídos no desenvolvimento do currículo em habilidades práticas realizadoras no ambiente profissional.
* Ter domínio das técnicas gastronômicas próprias, concernentes às diferentes culturas alimentares e mostrar a capacidade de criar, desenvolver e controlar empreendimentos nas áreas de Alimentos e Bebidas.
* Identificar e classificar os diversos produtos utilizados na gastronomia, selecionando ordenando critérios para aquisição, uso e manipulação, armazenamento e conservação.
* Reconhecer a importância dos protocolos de higiene seja ela de cunho pessoal, ambiental ou de utensílios e as técnicas higiênico-sanitárias categorizadas para a manipulação de alimentos.
* Conhecer os equipamentos e utensílios utilizados na copa e cozinha, sua finalidade, funcionamento, manuseio e higienização.
* Demonstrar domínio de procedimento e técnicas gerenciais para fazer funcionar serviços de alimentação, elaborar projetos gastronômicos e atuar em consultoria.

DIFERENCIAIS

* Aulas práticas de cozinha e bar nas dependências do SENAC (Casa do Comércio). Esta parceria fortalece a assimilação dos conhecimentos de uma instituição com 50 anos de experiência;
* Método de ensino baseado do desenvolvimento de competências;
* Ênfase na formação básica, e forte especialização nas disciplinas profissionalizantes;
* Disciplinas com enfoque prático, com aulas de campo, cozinha e em laboratórios;
* Participação nos Projetos em diversas áreas, tais como História da Gastronomia, Gastronomia Regional, Gastronomia Molecular, Empreendedorismo em Serviços de Alimentação, dentre outros;
* Qualificação do corpo docente com professores especialista, mestre e doutores;

CAMPO DE ATUAÇÃO

O Gastrônomo está habilitado para atuar em restaurantes em geral, hotéis, spas, flats, resorts, parques de lazer, empresas de serviços alimentícios (congelados, deliveries, buffets, fast food, alimentação industrial), em catering - empresas de fornecimento de refeições para linhas aéreas, gastronomia hospitalar, cozinhas de navios e prestar assessoria e consultoria gastronômica.

Gastronomia

Preço para verificar