Graduação

Em Campo Grande

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Campo grande

  • Duração

    4 Semestres

Instalações

Localização

Início

Campo Grande (Mato Grosso do Sul)
Ver mapa
Av. Tamandaré, Tamandaré-Jardim Seminário - Campo Grande/Ms Cep 79 117 900, 79117 900

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Concepção

"No campo da Saúde, é indispensável que produção de conhecimento, formação profissional e prestação de serviços sejam tomados como elementos indissociáveis de uma nova prática."

A discussão de novas propostas de ensino, com uma visão menos patologista/curativa e mais centrada na integralidade da atenção à saúde, fez com que vários cursos da saúde se juntassem e pesquisassem novas propostas. Destes estudos chegou-se a educação interprofissional - uma visão integralizadora do ensino.

Finalidade

- Formação de um profissional da área de saúde capacitado a entender as necessidades de saúde da comunidade, com ênfase na integralidade no cuidado ao paciente com uma visão integral e respeitando os valores éticos e culturais, buscando sempre ações e medidas de caráter preventivo.

- Formação técnico-científica e humana de excelência em uma área específica para atuação profissional de saúde, sob as evidências comprovadas por bases científicas.

- Formação científica, entendendo a pesquisa como propulsora do ensino e da aprendizagem, num processo de auto-aprendizagem de acordo com a perspectiva do aprender a aprender como formação de educação continuada.

Estes objetivos serão trabalhados através das ações da Educação Interprofissional, ou seja, uma proposta em que acadêmicos de cursos diferentes (no nosso caso serão seis profissões) "... aprendem juntos sobre o trabalho conjunto e sobre as especificidades de cada uma, na melhoria da qualidade no cuidado ao paciente."Esta fundamentação tem como prioridade o trabalho em equipe, a integração e a flexibilidade da força de trabalho. A proposta tende a romper uma estrutura tradicional de ensino, centrada nas disciplinas, sendo que sua matriz curricular está voltada para os quatros eixos do SUS - FORMAÇÃO/ENSINO, GESTÃO, ASSISTÊNCIA/ATENÇÃO E CONTROLE SOCIAL. Em cada um dos eixos vários módulos com as áreas temáticas afins constituem a proposta curricular. Os eixos serão articulados entre si durante os quatro anos dos cursos, sempre mantendo a ênfase na educação interprofissional, na interdisciplinaridade e priorizando a problematização e a produção do conhecimento. A articulação entre ensino-serviços-comunidade, formação-controle social, ensino-realidade, ensino-pesquisa-extensão fogem da aprendizagem tradicional da saúde, centradas nos conteúdos patológicos/doença, na intervenção curativa, e sim, o aprender a aprender, com isto o acadêmico terá a possibilidade de desenvolver "uma competência profissional vinculada a uma prática de integralidade na assistência ao indivíduo e à comunidade."

Profissional Pretendido


Profissional com autonomia intelectual e capacidade de realizar análise crítica do cenário no qual está inserido, auxiliando na formação de competências e ações fundamentadas em princípios éticos e humanísticos. Voltado para uma visão de integralidade no cuidado à saúde dos indivíduos e trabalho em equipe, construída com base na prática contínua dos conhecimentos e vivências adquiridos na interface sociedade-universidade em todos os períodos do curso. Sendo consciente das responsabilidades éticas e morais para assistência individual, contudo sem perder a percepção do indivíduo dentro da assistência coletiva de saúde. Estar apto para participação dos processos de avaliação e reciclagem para trabalho em equipe.

Fonoaudiologia

Preço para verificar