Fonoaudiologia

Graduação

Em

R$ 3.984

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Duração

    8 Semestres

O Fonoaudiólogo é um profissional da área da Saúde que atua na promoção, diagnóstico, orientação e tratamento da comunicação oral e escrita, voz, audição e funções de mastigação, deglutição e respiração. Atende desde o recém-nascido até a terceira idade. Dirigido a: O Fonoaudiólogo deve, na sua formação profissional, adquirir conhecimentos de ciências biológicas, morfológicas e educação, fisiológicas, ciências médicas, odontológicas, conhecimentos de educação, didática, pedagogia, teorias da educação, ciências psicológicas, lingüísticas, conhecimentos de filosofia, de teoria do conhecimento, além dos conhecimentos científicos específicos de fonoaudiologia e audiologia , para poder lidar com a linguagem humana, nos seus processos de aquisição, desenvolviment

Instalações

Localização

Início

Av. Paris, 675 - Jd. Piza, 86041-140

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Turno Grau Outorgado Duração

Matutino Fonoaudiólogo Mínima 8 semestres
Máxima 14 semestres


O Fonoaudiólogo é um profissional da área da Saúde que atua na promoção, diagnóstico, orientação e tratamento da comunicação oral e escrita, voz, audição e funções de mastigação, deglutição e respiração. Atende desde o recém-nascido até a terceira idade.

O curso de Fonoaudiologia da Unopar conta com professores titulados e com experiência profissional, unindo teoria e prática. Propõe ainda, a integração com o mercado de trabalho com um currículo atualizado e flexível. A clínica-escola do curso, conta com um espaço para atendimento fonoaudiológico individual, em grupo, interdisciplinar e atendimento audiológico.


A profissão de Fonoaudiólogo é regida pela lei Nº 6965/81 que foi regulamentada pelo Decreto lei Nº 87.218/82. No artigo 1o - parágrafo único está escrito que o " Fonoaudiólogo é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas na área de comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz". Em seu artigo 4º explicita-se o campo de atuação: - " a) desenvolver trabalho de prevenção no que se refere à área da comunicação escrita e oral, voz e audição; b) participar de equipes de diagnósticos realizando a avaliação da comunicação oral e escrita, voz e audição; c) realizar terapia fonoaudiológicas dos problemas de comunicação oral e escrita, voz e audição; d) realizar o aperfeiçoamento dos padrões da voz e fala; e) colaborar em assuntos Fonoaudiológicos ligados a outras ciências; f) projetar, dirigir ou efetuar pesquisas fonoaudiológicas promovidas por entidades públicas, privadas, autárquicas e mistas; g) lecionar teoria e prática fonoaudiológicas; h) dirigir serviços de Fonoaudiologia em estabelecimentos públicos, privados, autárquicos e mistos; i) supervisionar profissionais e alunos em trabalhos teóricos e práticos de Fonoaudiologia; j) assessorar órgãos e estabelecimentos públicos, autárquicos, privados ou mistos no campo da Fonoaudiologia; l) participar da Equipe de Orientação e Planejamento Escolar, inserindo aspectos preventivos ligados a assuntos Fonoaudiológicos; m) dar parecer fonoaudiológico, na área da comunicação oral e escrita, voz e audição; n) realizar outras atividades inerentes à sua formação universitária pelo currículo".


Areas de Atuação:

· Saúde - Atua em consultórios, clínicas, ambulatórios públicos, privados e filantrópicos, hospitais, maternidades, home care, asilos, entre outros.

· Educação - Orienta pais e professores, triando o aluno e prestando
consultoria e assessoria à equipe pedagógica.

· Ocupacional - Previne, examina e desenvolve os padrões da voz e audição nas fábricas, indústrias e escolas, minimizando os riscos ambientais à saúde.

· Meios de Comunicação e Arte - Aperfeiçoa os padrões da fala, da voz e da expressão nas diferentes modalidades de comunicação.

· Justiça - Realiza perícias técnicas e assessorias em casos de ações cíveis e criminais relacionadas à Fonoaudiologia.

· Comunicação Empresarial - Elabora e desenvolve projetos de comunicação oral (voz, fala e audição).

· Estética - Desenvolve e aperfeiçoa os padrões da voz, da fala e da face.



Objetivo :
"A linguagem é uma atividade especificamente humana" (HÈCAEN & ANGELERGUES, 1965) Ao conceituarmos a linguagem como uma propriedade ou qualidade do ser humano, que se exteriorizando fundamentalmente pelo falar, pelo ouvir, pelo escrever, pelo ler, pela língua de sinais ou pela comunicação alternativa, propicia, ao Homem, a comunicação consigo mesmo e com seus semelhantes e lhe permite, ainda, o desenvolvimento do pensamento, que fundamenta a consciência, a racionalidade, a criatividade, enfim a sua mente. Pode-se compreender a complexidade das circunstâncias envolvidas no processo de aquisição, desenvolvimento e abrangência da linguagem. Entendendo-se que, uma sociedade humana será tão mais produtiva e elaborativa e com isto, tão mais apta para o desenvolvimento sócio-cultural e, ainda, tão mais organizada politicamente para alcançar os seus ideais de nação, quanto mais sadios forem os Homens que a compõem. Portanto o objetivo do curso de Fonoaudiologia da UNOPAR é possibilitar a formação do futuro profissional em sintonia com a sociedade na qual ele encontra-se inserido.


Perfil Profissional:
O Fonoaudiólogo deve, na sua formação profissional, adquirir conhecimentos de ciências biológicas, morfológicas e educação, fisiológicas, ciências médicas, odontológicas, conhecimentos de educação, didática, pedagogia, teorias da educação, ciências psicológicas, lingüísticas, conhecimentos de filosofia, de teoria do conhecimento, além dos conhecimentos científicos específicos de fonoaudiologia e audiologia , para poder lidar com a linguagem humana, nos seus processos de aquisição, desenvolvimento e abrangência, quer nas suas manifestações de normalidade, quer nos seus distúrbios. Possuindo estes conhecimentos, o Fonoaudiólogo, deve estar habilitado a atuar na promoção, preservação e recuperação da saúde da Linguagem , por ser, portanto, capaz de diagnosticar, tratar e reabilitar e recuperar os distúrbios destas. Cabe, além disto, ao Fonoaudiólogo, estar capacitado para ensinar e a para colaborar no desenvolvimento multidisciplinar dos conhecimentos filosóficos e científicos que importam no entendimento dos processos da Linguagem.


Programa:

A Matriz Curricular é composta por disciplinas básicas e profissionalizantes que são desenvolvidas ao longo do Curso de maneira integrada e complementar, promovendo a visão interdisciplinar. O conteúdo programático das disciplinas apresenta-se subdividido em teórico e prático e desenvolve as habilidades profissionais, paralelamente a aquisição de conhecimentos teóricos. A articulação da teoria e da prática é buscada desde o primeiro ano do curso, culminando com os estágios supervisionados na última série do Curso e com a Reunião Clínica.
O currículo do Curso de Graduação em Fonoaudiologia é distribuído em conteúdos básicos e profissionalizantes, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades nas várias atividades que competem ao Fonoaudiólogo, de acordo com os objetivos do Curso.

Entende-se por conteúdos básicos as disciplinas cujo objetivo primordial é promover o aprendizado das Ciências Biológicas correlacionadas com a área da Fonoaudiologia.

Os conteúdos de formação profissional são aqueles que contribuem para construir o perfil profissional do egresso, desenvolvendo competências e habilidades específicas do Fonoaudiólogo. Sendo assim, os conteúdos do presente currículo encontram-se em sintonia com a necessidade de formação de profissionais integrados no que diz respeito aos aspectos teórico-práticos que possibilitam a construção e a transformação de sua realidade profissional. Tais conteúdos pretendem formar profissionais pautados em valores humanos, éticos e culturais, promovendo também uma formação generalista. Buscando enriquecer ainda mais a formação do egresso, o Curso propõe ainda atividades complementares que se constituem em estágios voluntários, visitas técnicas, monitoria, programas de iniciação científica, participação em eventos na área, que contribuem para sua formação profissional.


Fonoaudiologia

R$ 3.984