Graduação

Em Cachoeira

R$ 734

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Cachoeira

  • Horário de aulas

    4446h

Instalações

Localização

Início

Cachoeira (Bahia)
Ver mapa
Br-101, Km 197, Estrada de Capoeiruçu, 44300 - 000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Curso

Fisioterapia é uma ciência aplicada cujo objeto de estudo é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, com objetivos de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgão, sistema ou função.



A Faculdade Adventista de Fisioterapia - FAFIS propõe-se a evidenciar os valores da cidadania, objetivamente, na compreensão crítica de seu papel estratégico no contexto regional e sócio-econômico , contribuindo para uma transformação modernizadora na elevação dos patamares de educação das novas gerações, oferecendo um ensino superior de qualidade que estimule a formação integral do homem, direcionada não apenas à perspectiva de mercado, como também às necessidades sociais e humanas.



A nossa missão é oferecer educação integral objetivando excelência no serviço a Deus e à humanidade, mediante elevado padrão acadêmico, proporcionando ao aluno o desenvolvimento de suas potencialidades, comprometimento e responsabilidade ética e social no exercício da Fisioterapia. Dessa forma visa capacitar o profissional para uma visão plena, considerando a vocação institucional global de formar recursos humanos que possam exercer suas atribuições profissionais, com competência e responsabilidade ética, perante as organizações que representam e a sociedade em geral, com interesse pela pesquisa científica e possuidores de visão crítica e analítica, bem como com a capacidade de promover mudanças e tomar decisões, de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, a iniciar entre os moradores do Recôncavo Baiano.

Diferenciais

Estágio Curricular

O Estágio Curricular tem como objetivo a integração do ensino teórico com a prática, para a aquisição de experiências nas diversas áreas de atuação profissional possibilitando ao acadêmico a oportunidade de aplicar os conhecimentos desenvolvidos e adquiridos no decorrer do Curso de Fisioterapia. O estágio da nova Matriz Curricular está dividido em três etapas: estágio supervisionado I, II e III.

Estágio supervisionado I: este estágio é de caráter ambulatorial da área específica da Ortopedia. Seu eixo básico da fisioterapia ocorre durante o 6º período, sendo realizado na Clínica-Escola da FAFIS e tendo ênfase em Terapias Manuais, Recursos Terapêuticos Naturais e Hidroterapia. Esta etapa tem duração total de 216 horas.

Estágio supervisionado II: este estágio é de caráter ambulatorial e domiciliar. É subdividido em duas áreas: a) de cumprimento obrigatório, tendo uma abordagem específica em Neurologia para pacientes adultos e pediátricos; b) de cumprimento opcional, que são Reabilitação Cardiovascular e Fisioterapia no Programa da Saúde da Família (PSF), das quais o aluno opta por uma. Pretende-se acrescentar aos estágios de caráter opcional as seguintes áreas: Saúde do Idoso e Saúde da Mulher, para servir melhor a comunidade e aumentar a diversidade das áreas opcionais. Este estágio ocorre no 7º período e tem duração total de 324 horas.

Estágio supervisionado III: corresponde à atenção terciária e é de caráter hospitalar. Neste momento o discente realiza os estágios em Clínica-Médica, Clínica-Cirúrgica, Fisioterapia para Lesados Medulares, Queimados; Fisioterapia em Ortotraumatologia, Fisioterapia na UTI de adulto, UTI pediátrica e UTI neonatal. Este estágio também possui flexibilidade de escolha, sendo que os estágios em UTI de adulto e Ortotraumatologia têm caráter obrigatório. Esta fase ocorre no 8º período e tem duração total de 450 horas.

O Curso de Fisioterapia conta com infra-estrutura adequada para desenvolver a prática da assistência primária à terciária, quer seja na Clínica-Escola da própria Instituição ou fora, mantendo convênios em Salvador, Feira de Santana e municípios vizinhos. Através desses convênios com entidades públicas e privadas, que gozam de prestígio na prestação de serviços em saúde, a FAFIS possibilita a participação do educando na prestação de serviços qualificados de Fisioterapia.

Os estágios são supervisionados por docentes fisioterapeutas, com vasta experiência profissional nas específicas áreas de atuação. É estabelecida, além da rotina assistencial (individual ou de grupo), uma rotina de estudos, reuniões de supervisão, estudo de casos e apresentação de artigos científicos, dentre outros.

São requisitos exigidos do discente para o início ao estágio curricular; a) que esteja em dia com suas obrigações acadêmicas; e b) que não conste mais de uma dependência em seu registro acadêmico.

Os grupos de estágio são formados com número máximo de seis alunos por supervisor, conforme a Resolução COFFITO-139, de 18.11.1992 (D.O.U. de 26.11.92), sendo que este número pode variar para um número inferior de alunos por supervisor, dependendo da especificidade do estágio e as exigências do Centro de Controle de Infecção Hospitalar de cada hospital conveniado.

Instituições Conveniadas para a Realização do Estágio Curricular Obrigatório : Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), Hospital Cleriston Andrade (HCA), Santa Casa de Misericórdia de São Félix, Associação Pestaloze de Cruz das Almas, Secretária de Saúde do Município de Muritiba, Secretária de Saúde do Município de Cachoeira.


INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA

INCENTIVO ÀS ATIVIDADES DE PESQUISA

A Faculdade Adventista de Fisioterapia - FAFIS, entende que a sua participação como uma Instituição de Ensino Superior apenas será efetiva se tomar como ponto de partida os diferentes atores sociais que a compõem, interagindo saberes e práticas para o conhecimento científico e tecnológico, pautado na criatividade e na inovação, de forma a promover atividades de Pesquisa e Desenvolvimento comprometidas com o desenvolvimento regional.

Desta maneira tem incentivado a prática investigativa através das seguintes ações:

Pesquisa

As atividades de pesquisa comprometidas com o desenvolvimento regional e prática investigativa através das seguintes linhas de pesquisa: fisioterapia clínica e fisioterapia experimental c/ os seguintes núcleos funcionantes (Cicatrização de tecido cutâneo, Cicatrização de tecido muscular, Cicatrização do tecido nervoso periférico) cardiologia (diabetes, HAS e exercício, anemia falciforme),

Monitorias

A Faculdade promove a iniciação científica por meio de bolsas para monitorias que são oferecidas em diversas disciplinas com amplos conteúdos práticos. As vagas são oferecidas ao final de cada ano, sendo classificadas em vagas para monitores bolsistas e voluntários. A Faculdade tem um regimento específico para a realização.

Comitê de Ética e Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Adventista de Fisioterapia - COÉTICA FAFIS, foi instituído em agosto de 2004 de acordo com o que determina a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (CNS/MS) e visa identificar, analisar e avaliar as implicações éticas nas pesquisas científicas que envolvem seres humanos.

O COÉTICA FAFIS é encarregado da avaliação ética de qualquer projeto de pesquisa envolvendo seres humanos, emitindo pareceres consubstanciados sobre os aspectos éticos, prevendo o impacto de tais atividades sobre o bem-estar geral e os direitos básicos ou de indivíduos e populações humanas. Dessa forma, desempenha papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão ética sobre a pesquisa científica.
Desde a sua criação, qualquer projeto que envolve pesquisa com seres humanos, sobretudo os trabalhos de conclusão de curso realizados pelo corpo discente, deverão passar pela análise e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Para tanto, o COÉTICA tem realizado uma série de treinamentos com professores e alunos da Faculdade de Fisioterapia para utilização da base de dados SISNEP. Este trabalho tem como objetivo conscientizar alunos e professores quanto à importância da realização das pesquisas envolvendo seres humanos dentro dos parâmetros éticos estabelecidos em nosso país. Também são apresentados os procedimentos para o encaminhamento de um projeto de pesquisa envolvendo seres humanos.

Fórum Estudantil de Pesquisa em Fisioterapia

Fruto do sucesso das pesquisas realizadas como Trabalho de Conclusão de Curso, o Fórum Estudantil de Pesquisa em Fisioterapia acontece um vez por ano e faz parte do Calendário Acadêmico Institucional. Seu objetivo é incentivar a prática de pesquisa em fisioterapia e tornar público os trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas diversas áreas contempladas pelo Projeto Pedagógico do Curso.

INFRA-ESTRUTURA E AMBIENTES DIVERSIFICADOS

O estudante da Faculdade Adventista de Fisioterapia - FAFIS conta com a seguinte infra-estrutura e espaços diversificados, os quais contribuem positivamente para sua formação integral:

SALAS DE AULA

Cada sala de aula da FAENE se constitui num lócus privilegiado para o processo de ensino e de aprendizagem, montada com carteiras universitárias ergométricas, quadro branco e vídeo projetor, facilitando a realização de procedimentos de ensino e de avaliação compatíveis com a necessidade do curso.

BIBLIOTECA

A Biblioteca do Ensino Superior constitui recurso acadêmico imprescindível à garantia da produção e sistematização de conhecimentos, como matéria-prima do processo educacional. Está organizada de acordo com o Sistema Decimal Dewey, 20ª edição, para o processo de classificação bibliográfica, e de acordo com o Código AACR2 (Anglo-American Catalog Rules) para a catalogação.

Com o acervo totalmente automatizado, o sistema de atendimento é de livre acesso aos catálogos, terminais de consulta e estantes de livros, auxiliado por pessoal habilitado. Dispõe de serviços de consulta, empréstimo, reserva e outros, facultados a alunos, professores e membros da comunidade devidamente cadastrados.

O acervo da Biblioteca do Ensino Superior pode ser consultado através do portal da Instituição, viabilizando a pesquisa 'on-line', servindo como uma ponte entre os conteúdos teóricos e práticos das aulas e as fontes de informação especializadas.


CAPELANIA UNIVERSITÁRIA

Espaço devidamente equipado e reservado para aconselhamento, reflexão e atividades de cunho espiritual, sob a responsabilidade de um Pastor experiente.


CENTRO DE CONVIVÊNCIA/AUDITÓRIO
A Faculdade oferece aos discentes uma área de convivência considerável, visto que tem 02 cantinas com diversas mesas e cadeiras, com serviços de lanche, permitindo desta forma, um espaço de descontração nas dependências da IES. Para a realização de eventos, encontros, palestras, seminários a IES conta com 03 auditórios compartilhados com capacidade para 830 (incluindo Salão de Atos 350, Auditório do Residencial Feminino 230, Auditório do Residencial Masculino 250 lugares); dispõe de recursos de sonorização e possui luminosidade e ventilação adequadas.

SANITÁRIOS
Existem sanitários masculinos e femininos nos andares e ambientes que compõem o Campus da Faculdade Adventista de Fisioterapia - FAFIS. Ressaltamos que os sanitários encontram-se adaptados para uso de pessoas com necessidades especiais. Existe um acompanhamento rigoroso da equipe de limpeza, principalmente nos horários de maior fluxo e permanência dos alunos.
LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA
Atualmente estão em funcionamento na Faculdade, três (03) laboratórios de informática.

Os laboratórios localizados no pavimento térreo são adaptados para o acesso dos cidadãos com necessidades especiais. O espaço físico que os abrigam (m2) é suficiente para atender a quantidade de usuários, com climatização ambiental, utilizando-se de cores estimulantes ao aprendizado, dotados de iluminação adequada e layout apropriado às atividades pedagógicas.

O horário de funcionamento é de segunda a quinta das 8h às 12h e de 14h às 23h com intervalo para o almoço. Na sexta-feira o laboratório funciona em horário especial de 8h às 16h sem intervalo para o almoço.

Todo laboratório aberto para pesquisa e digitação de trabalhos conta com a presença de um técnico para suporte à dúvidas e utilização dos softwares instalados. Os equipamentos de informática são atualizados com base emupgrades periódicos ou substituição de equipamentos em função das exigências cada vez maiores que apresentam os modernos softwares. Toda essa infra-estrutura está disponível para atender as diversas áreas acadêmicas.

Os laboratórios de informática servem de suporte às disciplinas específicas em esquema de pré-reserva. Independente da carga horária da disciplina, os alunos são distribuídos em turmas de no máximo 02 alunos por máquina.

Os laboratórios são utilizados de maneira planejada e de acordo com as normas de funcionamento que definem a forma de acesso, manutenção dos equipamentos e a distribuição dos alunos por máquina, para a realização de suas pesquisas e trabalhos acadêmicos. Além disso, servem de suporte às disciplinas para a realização das aulas práticas.

LABORATÓRIOS ESPECÍFICOS

Os laboratórios de ensino da Faculdade Adventista da Bahia proporcionam aos seus usuários um ambiente favorável ao estudo. Neste ambiente são utilizados materiais e equipamentos, unindo assim a teoria estudada em sala de aula com a prática.
O objetivo dos laboratórios da FAFIS é promover a realização de aulas práticas tendo como maior prioridade as disciplinas dos cursos de saúde e subsidiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, ligados aos cursos de graduação e de pós-graduação, atendidos o encaminhamento previsto no regulamento. Que contempla os seguintes laboratórios:

  • Laboratório de Bioquímica e Fisiologia,
  • Laboratório de Biologia e Genética,
  • Laboratório de Microscopia,
  • Laboratório de Modelos Anatômicos,
  • Laboratório de Anatomia e Neuroanatomia, Laboratório de Psicomotricidade,
  • Laboratório de Fisioterapia Cardiorespiratória e Fisiologia do Exercício / Sala da Clínica-Escola,
  • Laboratório de Recursos Terapêuticos Manuais / Recursos Terapêuticos Naturais,
  • Laboratório de Bioimagem,
  • Laboratório de Cinesiologia/ Laboratório de Bases e Métodos e Técnicas de Avaliação / Eletrotermofototerapia,
  • Laboratório de Primeiros Socorros,
  • Laboratório de Biofísica.
Principio del formulario
Mercado de Trabalho

A Fisioterapia é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais (COFFITO).


O mercado de trabalho para o fisioterapeuta é, sem dúvida, amplo, tendo em vista alguns fatores relevantes como localidade, especialidade e forma de atuação, entre muitos outros que poderiam ser destacados.



O Curso de Fisioterapia da Faculdade Adventista de Fisioterapia oferece ao aluno a possibilidade de obter o grau de Bacharel em Fisioterapia, profissional de nível superior, membro integrante das Ciências da Saúde. O profissional graduado em Fisioterapia pela Faculdade Adventista de Fisioterapia será capaz de agir de forma efetiva nos diferentes níveis e seguimentos da saúde:


- Fisioterapia Clínica: Hospitais e Clínicas, Ambulatórios, Consultórios e Centros de Reabilitação;

- Saúde Coletiva: Programas institucionais, Ações Básicas de Saúde, Fisioterapia do Trabalho e Vigilância Sanitária;

- Outras: Indústria de equipamentos de uso Fisioterapêutico e Esporte.



Perfil Profissional

A Faculdade Adventista de Fisioterapia - FAFIS forma fisioterapeutas generalistas para atuarem em todos os níveis de prevenção e atenção à saúde, tendo como objeto de estudo o movimento humano, com uma visão científica e tecnológica abrangente e comprometida com a demanda social do Estado, profissionais que saibam respeitar os princípios éticos e cristãos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade, tendo como objetivo preservar, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, sendo um profissional voltado ao desenvolvimento científico e apto a adquirir, por iniciativa própria, conhecimentos que possam garantir uma educação continuada e permanente.


Além de contemplar a formação do profissional prevista nas Diretrizes Curriculares do Curso de Fisioterapia, a Faculdade Adventista de Fisioterapia - FAFIS, forma fisioterapeutas com ênfase em Saúde Coletiva, visando sua participação ativa no Sistema Único de Saúde como agente facilitador no processo de atenção à saúde. Da mesma forma, a iniciação científica possibilita que um egresso desta Instituição entenda que suas ações devem estar baseadas em evidências.

Fisioterapia

R$ 734