Graduação

Em Belém

R$ 1.231

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Belém

  • Duração

    8 Semestres

O Curso de Bacharelado em Fisioterapia do CESUPA tem como objetivo geral formar profissionais com a necessária competência técnico-científica e política, habilitados para a inserção no mercado de trabalho, considerando as demandas e necessidades prevalentes e prioritárias da população, conforme o quadro sócio-cultural e as condições de saúde do País, da Região e do Estado do Pará.

Instalações

Localização

Início

Belém (Pará)
Ver mapa
Av. Almirante Barroso, N. 3775., 66613-71

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

CONCEPÇÃO DO CURSO

O Projeto Pedagógico do Curso, elaborado com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Graduação em Fisioterapia, foi projetado considerando a construção coletiva de proposta que implica em uma intencionalidade para atingir os objetivos humanizadores da educação e está pautado nas exigências de integração entre ensino, pesquisa e extensão. Assim, o Curso de Fisioterapia do CESUPA é o lócus do entrecruzamento do projeto coletivo e político da sociedade com os projetos pessoais e existenciais dos educadores e dos educandos.

As disciplinas em número de 52, foram reunidas na estrutura curricular em 03 (três) eixos temáticos e 02 (dois) temas transversais, cada qual agrupando conteúdos específicos, porém relacionados entre si, distribuídos ao longo dos 08 (oito) períodos semestrais do curso de forma organizada e sempre buscando manter a inter-relação dos conteúdos de cada período. As áreas de conhecimento, suas cargas horárias estão relacionados a seguir:

* Eixo Temático 1: Ciências Biológicas e da Saúde (880h)
* Eixo Temático 2: Ciências Sociais e Humanas (460h)
* Eixo Temático 3: Conhecimentos Biotecnológicos e Fisioterapêuticos (2.460h)

Tema Transversal 1: Metodologia Científica e Pesquisa (240h) - Este tema transversal dá o suporte para o desenvolvimento das duas linhas de pesquisa, as quais se propõem desenvolver no curso, sendo a primeira, Validação de Recursos e Técnicas em Fisioterapia e a segunda, Pesquisa em Saúde e Comunidade, culminando com o Trabalho de Conclusão do Curso.

Tema Transversal 2: Interação Comunitária (360h) - as disciplinas de Interação Comunitária de I a VI abordarão os temas referentes aos Conhecimentos Biotecnológicos e Fisioterapêuticos em consonância com a temática de Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Sociais e Humanas. Estas interações terão como cenário as Unidades Municipais de Saúde e o Programa Saúde da Família, sob permanente supervisão docente.

* Atividades Complementares (300h) - As Atividades Complementares têm por objetivo proporcionar conhecimentos adicionais, observados através dos mais diversos pontos de vista, que estejam relacionados aos eixos temáticos norteadores do curso de Bacharelado em Fisioterapia.

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso de Bacharelado em Fisioterapia do CESUPA tem como objetivo geral formar profissionais com a necessária competência técnico-científica e política, habilitados para a inserção no mercado de trabalho, considerando as demandas e necessidades prevalentes e prioritárias da população, conforme o quadro sócio-cultural e as condições de saúde do País, da Região e do Estado do Pará.

Como objetivo específico visa formar profissionais capacitados a aplicar os conhecimentos e os recursos semiológicos, diagnósticos, preventivos e terapêuticos que instrumentalizam a ação fisioterapêutica nas diferentes áreas de atuação e nos diferentes níveis de atenção, ou seja, a promoção, a proteção e a recuperação da saúde.

PERFIL DO EGRESSO

O Fisioterapeuta egresso do CESUPA mantém o perfil preconizado pela resolução CNE/CES n.º 4 de 19/02/2002, que é de um profissional, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade. Capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando preservar, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.

Contudo, acrescenta-se a este profissional características inerentes à instituição, que prima pela formação de cidadãos profissionalmente capazes e eticamente determinados a atuar em favor da reversão do quadro social do nosso Estado, preocupando-se em produzir um "saber" que acompanhe e compreenda com visão crítica, os avanços da ciência, da tecnologia e das artes. O enfoque do Curso de Fisioterapia do CESUPA está voltado para a formação de um profissional crítico, criativo e reflexivo, comprometido com a produção de novos conhecimentos, que seja capaz de buscar, de forma autônoma, as soluções para os problemas encontrados no desempenho de suas funções. Pretende-se formar um profissional com visão global da realidade Amazônica e do País, respeitando a cultura do indivíduo e da coletividade.

Fisioterapia

R$ 1.231