Fisioterapia
Graduação
Em Varzea Grande
R$ 967
Descrição
-
Tipologia
Graduação
-
Local
Varzea grande
-
Duração
4 Anos
Instalações
Localização
Início
Varzea Grande
(Mato Grosso)
Ver mapa
Av. Dom Orlando Chaves, N.º 2.655 - Bairro Cristo Rei Várzea Grande - Mato Grosso - Brasil - Cep 78118-900, 78118-900
Início
Consultar
Opiniões
Você fez este curso?
Programa
Missão
A missão do curso de fisioterapia está direcionada para a formação integral de profissionais sensíveis à realidade social que os cerca, e comprometidos do ponto de vista ético, político e estético. Nesse sentido, os profissionais devem ser capazes de contribuir para o avanço da ciência e da tecnologia, nos limites que lhe são próprios, promovendo o desenvolvimento da sociedade local, regional e nacional visando sempre melhorar a qualidade de vida da população.
Perfil do Formando
O curso de fisioterapia do UNIVAG tem por objetivo formar fisioterapeutas éticos e socialmente responsáveis para atender o sistema de saúde vigente do país, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe. Incentivar ações fisioterapêuticas (cinético-funcionais) que permitam incorporar as inovações tecnológicas inerentes à pesquisa e a prática clínica da fisioterapia, bem como a educação continuada. Portanto, o perfil do formando do Univag está voltado para a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Desta forma, proporcionando melhorias na qualidade de vida de indivíduos e coletivos com os objetivos de prevenir, tratar, planejar e promover ações integrais em saúde. O Fisioterapeuta atua em hospitais (enfermarias clínicas e cirúrgicas, unidade de terapia intensiva - UTI), clínicas, ambulatórios, consultórios, centros de reabilitação, saúde pública (programas institucionais, ações básicas de saúde, fisioterapia do trabalho e vigilância sanitária), docência (escolas nível secundário e superior), consultorias, empresas e outras (clubes e academias, indústria de produção de equipamentos de uso fisioterapêutico), prevenindo, tratando disfunções, reabilitando e promovendo saúde e qualidade de vida da população.
Diferencial
O aluno ingressante no curso de fisioterapia do UNIVAG vai se tornar parte atuante em um dos mais modernos projetos educacionais implantados no país, o Currículo Integrado. Este currículo baseia-se na construção de saberes e práticas interrelacionadas às necessidades propostas pela realidade individual e do mundo, proporcionando uma ampla autonomia acadêmica, despertando a curiosidade e o cuidado com o ser humano. O ensino é baseado em núcleos de aprendizagem de nível de complexidade crescente e contínuo ao longo de todo o curso. A estrutura curricular proporcionará vivências com alunos de outros cursos da saúde bem como de outras áreas do conhecimento, possibilitando desta forma, a integração multiprofissional. O aluno é estimulado a ser atuante na construção de seu conhecimento em conjunto aos docentes, não mais centrando exclusivamente nos saberes do professor. Além disso, realiza práticas vivenciais desde o inicio do curso. Sua estrutura é flexibilizada e dinâmica, o que possibilita a inclusão de novas tecnologias e saberes. Possui enfoque na educação permanente, permitindo a formação de profissionais generalistas aptos a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, nos mais diversos cenários, compreendendo o ser humano em sua totalidade. Está direcionado para a saúde coletiva (para que o aluno compreenda as questões sócio-econômico-culturais e políticos, partindo da identificação dos problemas de saúde de indivíduos em seu coletivo, educar, elaborar e executar planos de tratamento e medidas preventivas compatíveis articuladas às demais profissões, em seus ambientes) e para a prática baseada em evidências (para instigar o senso crítico e investigador, possibilitando ao fisioterapeuta a autonomia pessoal e intelectual para empreender seu crescimento profissional por meio da pesquisa científica, diferenciando o profissional simplesmente executor do profissional reflexivo com consciência crítica). Utiliza a estratégia de ensino de aprendizagem baseada em problemas. Este modelo se propõe a reduzir a fragmentação entre as áreas do conhecimento e estimular o aluno a solucionar problemas utilizando a literatura científica disponível entre outros recursos que fogem da prática baseada no senso comum.
Turno de Oferta
Diurno
Estrutura Curricular
NÚCLEO 1
1º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
DISCIPLINA
CH SEMESTRAL
História e fundamentos da fisioterapia
60
Saúde e sociedade
60
Análise morfofuncional do Sistema Musculoesquelético - membros superiores
80
Investigação científica
60
Produção de leitura e texto
60
Bioquímica
60
Biofísica aplicada à fisioterapia
60
Total
440
2º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
DISCIPLINA
CH SEMESTRAL
Anatomofisiologia
120
Analise morfofuncional do Sistema Musculoesquelético - membros inferiores
80
Analise morfofuncional do Sistema Nervoso
60
Sociologia
60
Neuropediatria
60
Biologia Geral
80
Ética e deontologia
40
Total
500
3º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
DISCIPLINA
CH SEMESTRAL
Análise morfofuncional do Sistema Músculoesquelético - cabeça, pescoço e tronco
80
Saúde Baseada em Evidências
60
Análise morfofuncional do Sistema Cardiovascular e Respiratório
60
Filosofia
60
Políticas de saúde
60
Infectologia
60
Patologia
60
Conceitos teóricos profissionalizantes da fisioterapia
40
Total
480
NÚCLEO 2
4º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
DISCIPLINA
CH SEMESTRAL
Farmacologia
60
Recursos terapêuticos - Hospital
160
Fisioterapia hospitalar
150
Tópicos especiais 1
40
TOTAL
410
5º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
DISCIPLINA
CH SEMESTRAL
Psicologia do desenvolvimento
60
Recursos terapêuticos - Comunidade
160
Fisioterapia na comunidade
150
Tópicos especiais 2
40
Total
410
6º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
DISCIPLINA
CH SEMESTRAL
Recursos terapêuticos - Ambulatorial
220
Fisioterapia ambulatorial
150
Administração em fisioterapia
40
Total
410
NÚCLEO 3
7º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
DISCIPLINA
CH SEMESTRAL
Estágio supervisionado
400
Total
400
8º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
DISCIPLINA
CH SEMESTRAL
Estágio supervisionado
400
Total
400
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
60
ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS
270
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
420
CH TOTAL DO CURSO
4200 HORAS AULA
Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
A pesquisa no curso de fisioterapia do UNIVAG segue as diretrizes institucionais do princípio da indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Portanto, ela será gerenciada pelas disciplinas de investigação cientifica, saúde baseada em evidências e produção acadêmica, sendo articulada às atividades de estágio e extensão desenvolvidas. Deste modo, pretende-se que a pesquisa no curso assuma um caráter interdisciplinar e que cada cenário de atuação do fisioterapeuta oferecerá as bases para a criação de núcleos de pesquisa. O curso de fisioterapia do Univag desenvolve no discente a iniciação à pesquisa e a habilidade para interpretação de trabalhos científicos possibilitando uma capacidade crítica. O curso estimula a participação em seminários, simpósios e discussões de casos clínicos em atividades internas, extra-muro ou extracurriculares.
A missão do curso de fisioterapia está direcionada para a formação integral de profissionais sensíveis à realidade social que os cerca, e comprometidos do ponto de vista ético, político e estético. Nesse sentido, os profissionais devem ser capazes de contribuir para o avanço da ciência e da tecnologia, nos limites que lhe são próprios, promovendo o desenvolvimento da sociedade local, regional e nacional visando sempre melhorar a qualidade de vida da população.
Perfil do Formando
O curso de fisioterapia do UNIVAG tem por objetivo formar fisioterapeutas éticos e socialmente responsáveis para atender o sistema de saúde vigente do país, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe. Incentivar ações fisioterapêuticas (cinético-funcionais) que permitam incorporar as inovações tecnológicas inerentes à pesquisa e a prática clínica da fisioterapia, bem como a educação continuada. Portanto, o perfil do formando do Univag está voltado para a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Desta forma, proporcionando melhorias na qualidade de vida de indivíduos e coletivos com os objetivos de prevenir, tratar, planejar e promover ações integrais em saúde. O Fisioterapeuta atua em hospitais (enfermarias clínicas e cirúrgicas, unidade de terapia intensiva - UTI), clínicas, ambulatórios, consultórios, centros de reabilitação, saúde pública (programas institucionais, ações básicas de saúde, fisioterapia do trabalho e vigilância sanitária), docência (escolas nível secundário e superior), consultorias, empresas e outras (clubes e academias, indústria de produção de equipamentos de uso fisioterapêutico), prevenindo, tratando disfunções, reabilitando e promovendo saúde e qualidade de vida da população.
Diferencial
O aluno ingressante no curso de fisioterapia do UNIVAG vai se tornar parte atuante em um dos mais modernos projetos educacionais implantados no país, o Currículo Integrado. Este currículo baseia-se na construção de saberes e práticas interrelacionadas às necessidades propostas pela realidade individual e do mundo, proporcionando uma ampla autonomia acadêmica, despertando a curiosidade e o cuidado com o ser humano. O ensino é baseado em núcleos de aprendizagem de nível de complexidade crescente e contínuo ao longo de todo o curso. A estrutura curricular proporcionará vivências com alunos de outros cursos da saúde bem como de outras áreas do conhecimento, possibilitando desta forma, a integração multiprofissional. O aluno é estimulado a ser atuante na construção de seu conhecimento em conjunto aos docentes, não mais centrando exclusivamente nos saberes do professor. Além disso, realiza práticas vivenciais desde o inicio do curso. Sua estrutura é flexibilizada e dinâmica, o que possibilita a inclusão de novas tecnologias e saberes. Possui enfoque na educação permanente, permitindo a formação de profissionais generalistas aptos a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, nos mais diversos cenários, compreendendo o ser humano em sua totalidade. Está direcionado para a saúde coletiva (para que o aluno compreenda as questões sócio-econômico-culturais e políticos, partindo da identificação dos problemas de saúde de indivíduos em seu coletivo, educar, elaborar e executar planos de tratamento e medidas preventivas compatíveis articuladas às demais profissões, em seus ambientes) e para a prática baseada em evidências (para instigar o senso crítico e investigador, possibilitando ao fisioterapeuta a autonomia pessoal e intelectual para empreender seu crescimento profissional por meio da pesquisa científica, diferenciando o profissional simplesmente executor do profissional reflexivo com consciência crítica). Utiliza a estratégia de ensino de aprendizagem baseada em problemas. Este modelo se propõe a reduzir a fragmentação entre as áreas do conhecimento e estimular o aluno a solucionar problemas utilizando a literatura científica disponível entre outros recursos que fogem da prática baseada no senso comum.
Turno de Oferta
Diurno
Estrutura Curricular
NÚCLEO 1
1º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
DISCIPLINA
CH SEMESTRAL
História e fundamentos da fisioterapia
60
Saúde e sociedade
60
Análise morfofuncional do Sistema Musculoesquelético - membros superiores
80
Investigação científica
60
Produção de leitura e texto
60
Bioquímica
60
Biofísica aplicada à fisioterapia
60
Total
440
2º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
DISCIPLINA
CH SEMESTRAL
Anatomofisiologia
120
Analise morfofuncional do Sistema Musculoesquelético - membros inferiores
80
Analise morfofuncional do Sistema Nervoso
60
Sociologia
60
Neuropediatria
60
Biologia Geral
80
Ética e deontologia
40
Total
500
3º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
DISCIPLINA
CH SEMESTRAL
Análise morfofuncional do Sistema Músculoesquelético - cabeça, pescoço e tronco
80
Saúde Baseada em Evidências
60
Análise morfofuncional do Sistema Cardiovascular e Respiratório
60
Filosofia
60
Políticas de saúde
60
Infectologia
60
Patologia
60
Conceitos teóricos profissionalizantes da fisioterapia
40
Total
480
NÚCLEO 2
4º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
DISCIPLINA
CH SEMESTRAL
Farmacologia
60
Recursos terapêuticos - Hospital
160
Fisioterapia hospitalar
150
Tópicos especiais 1
40
TOTAL
410
5º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
DISCIPLINA
CH SEMESTRAL
Psicologia do desenvolvimento
60
Recursos terapêuticos - Comunidade
160
Fisioterapia na comunidade
150
Tópicos especiais 2
40
Total
410
6º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
DISCIPLINA
CH SEMESTRAL
Recursos terapêuticos - Ambulatorial
220
Fisioterapia ambulatorial
150
Administração em fisioterapia
40
Total
410
NÚCLEO 3
7º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
DISCIPLINA
CH SEMESTRAL
Estágio supervisionado
400
Total
400
8º CONJUNTO DE DISCIPLINAS
DISCIPLINA
CH SEMESTRAL
Estágio supervisionado
400
Total
400
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
60
ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS
270
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
420
CH TOTAL DO CURSO
4200 HORAS AULA
Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
A pesquisa no curso de fisioterapia do UNIVAG segue as diretrizes institucionais do princípio da indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Portanto, ela será gerenciada pelas disciplinas de investigação cientifica, saúde baseada em evidências e produção acadêmica, sendo articulada às atividades de estágio e extensão desenvolvidas. Deste modo, pretende-se que a pesquisa no curso assuma um caráter interdisciplinar e que cada cenário de atuação do fisioterapeuta oferecerá as bases para a criação de núcleos de pesquisa. O curso de fisioterapia do Univag desenvolve no discente a iniciação à pesquisa e a habilidade para interpretação de trabalhos científicos possibilitando uma capacidade crítica. O curso estimula a participação em seminários, simpósios e discussões de casos clínicos em atividades internas, extra-muro ou extracurriculares.
Fisioterapia
R$ 967