O licenciado deverá estar habilitado para enfrentar com sucesso os desafios e as dificuldades inerentes à tarefa de despertar os jovens para a reflexão filosófica, bem como transmitir aos alunos do ensino médio o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente.
Instalações
Localização
Início
Vitoria Da Conquista
(Bahia)
Ver mapa
Av. Otávio Santos, 158, Recreio. Vitória Da Conquista, Bahia. Cep 45020-750, 45020-750
Início
Consultar
Perguntas & Respostas
Adicione sua pergunta
Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você
Estamos revisando a sua pergunta para corroborar que se ajusta as normas de publicação. Além disso, detectamos, considerando as suas respostas, que, talvez, você não consiga se matricular nesta formação. Pode ser devido a formação anterior, localização, etc. De qualquer forma, será melhor que você aclare com o centro de formação.
Muito obrigado!
Estamos revisando a sua pergunta. Vamos publicá-la em breve.
Ou prefere que o centro entre em contato com você?
Opiniões
Você fez este curso? Compartilhe sua opinião
Programa
Autorização
Funcionamento autorizado pela Portaria MEC nº 07, de 09 de janeiro de 2008,
publicado no DOU de 13 de janeiro de 2009
Título Concedido
Licenciado em Filosofia
Integralização
Tempo minimo: 8 semestres
Tempo máximo: 12 semestres
Perfil Profissiográfico
O licenciado deverá estar habilitado para enfrentar com sucesso os desafios e
as dificuldades inerentes à tarefa de despertar os jovens para a reflexão
filosófica, bem como transmitir aos alunos do ensino médio o legado da
tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente.
Atendendo ao perfil acima exposto, a graduação em Filosofia na modalidade da
licenciatura deve tornar o egresso capaz de:
* a) ler criticamente os textos fundamentais da tradição filosófica;
* b) pensar radicalmente os problemas que estes textos apresentam;
* c) desenvolver uma reflexão crítica destes problemas, expondo-os de
maneira ordenada;
* d) articular as diferentes dimensões do conhecimento humano;
* e) exercer o discernimento crítico na "leitura" da realidade,
articulando sensibilidade intelectual e erudição;
* f) ser capaz de, partindo da pluralidade da experiência, apontar para a
dimensão conceitual que a unifica;
* g) possuir conhecimentos aprofundados do essencial de suas matérias de
ensino, adquirir um domínio relativo das categorias do pensamento
filosófico e estar habilitados a utilizar os instrumentos conceituais,
imprescindíveis à compreensão, exposição e crítica dos problemas e das
doutrinas filosóficas fundamentais da tradição ocidental;
* h) de discernimento e crítica, que lhe possibilitem compreender e
modificar, quando necessário, as comunidades, que por ventura venham a
dirigir com retidão, competência, ética e eficiência;
* i) mostrar o lugar e a importância da reflexão filosófica na sociedade
atual, não só no plano individual, mas também coletivo.
Para contribuir no desenvolvimento de tais características profissiográficas,
na graduação em filosofia serão ministrados não somente conhecimentos
estritamente de natureza filosófica, mas também disciplinas pedagógicas,
históricas, psicológicas e sociológicas necessárias para o exercício
eficiente da atividade filosófica e do magistério em nível fundamental,
médio ou superior.
Currículo:
* Eixo histórico
* Eixo sistemático Pesquisa Acadêmica
* Formação complementar Formação de professor
* Estágio
* Conteúdos optativos propostos
* Atividades Complementares