Filosofia

Graduação

Em Ijuí

R$ 30.066

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Ijuí

  • Duração

    8 Semestres

Considerando a inserção no contexto da Universidade, no contexto da sociedade e no contexto da formação profissional, o Curso de Filosofia estabelece seus objetivos para cada um desses contextos, a fim de encontrar maior articulação e maior organicidade, permitindo-lhe o desempenho das funções que lhe são características. Dirigido a: Como espaço de formação profissional, o Curso de Filosofia busca dar sólida formação naquilo que é específico da Filosofia para que o profissional de Filosofia seja capaz de exercer suas competências específicas como Licenciado ou Bacharel e se torne um cidadão crítico e comprometido com interesses comuns da sociedade.

Instalações

Localização

Início

Ijuí (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

A Filosofia tem na reflexão o seu ponto de partida. Compromete-se com a articulação dos diversos saberes, contribuindo para o desenvolvimento humano e social dos grupos e setores da sociedade. Como espaço de formação, o curso busca capacitar o profissional a exercer suas competências específicas como Licenciado ou Bacharel, constituindo-se num cidadão crítico e comprometido com interesses comuns da sociedade.


Histórico
A implantação do Curso de Filosofia da UNIJUÍ nos remete à década de 50, na mobilização em prol do ensino superior na região. As aspirações da Associação Ijuiense Pró Ensino Superior, impulsionaram a fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), pela Sociedade Literária São Boaventura, entidade representante da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos no Rio Grande do Sul. Em 14 de fevereiro de 1957, pelo Decreto nº 40936, o Ministério da Educação e Cultura autorizou o funcionamento do Curso de Filosofia e do Curso de Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí.

Nos anos seguintes, as finalidades da FAFI se modificam, provocando a mudança do perfil do Curso de Filosofia. Isso culminou com a constituição da FIDENE em 1969, cujas atividades levaram à constituição da UNIJUÍ. Com o reconhecimento da UNIJUÍ como Universidade Regional em 1994, foram incorporados os cursos superiores do Instituto Educacional Dom Bosco (IEDB), de Santa Rosa. Assim, o Curso de Filosofia da UNIJUÍ integrou, também, o Curso de Filosofia do IEDB, unificando os currículos. Em 2002, diante de uma nova demanda, iniciaram-se as discussões para oferecer, além da Licenciatura em Filosofia, o curso de Bacharelado em Filosofia, fato concretizado em 2004.

O Curso de Filosofia se insere na Universidade, primeiro, como espaço de formação profissional, de professores e pesquisadores de Filosofia; segundo, pela inclusão de componentes curriculares de Formação Geral Humanística e de Formação Específica em todos os cursos da Universidade. A relação de participação nos diversos cursos, atende à própria idéia constitutiva de uma universidade, que deve ser um espaço de formação profissional, entendendo que essa formação compreende o estudante como ser físico, social, moral e intelectual, e não apenas um espaço de formação técnica. Cabe aos componentes de caráter filosófico garantir que os profissionais das diversas áreas se habilitem a uma ação crítica e transformadora na sociedade de que eles formam parte.


Objetivos

Geral

* Considerando a inserção no contexto da Universidade, no contexto da sociedade e no contexto da formação profissional, o Curso de Filosofia estabelece seus objetivos para cada um desses contextos, a fim de encontrar maior articulação e maior organicidade, permitindo-lhe o desempenho das funções que lhe são características. O curso de filosofia se compromete com a articulação dos diversos saberes, zelando para que a Universidade seja o lugar de reflexão sobre a totalidade dos conhecimentos e se propõe a promover, naquilo que lhe é peculiar, atividades de interação na região de atuação da Universidade, contribuindo para o desenvolvimento humano e social dos diversos grupos e setores da sociedade.


Específicos

* respaldar os esforços para que a Universidade se constitua como espaço democrático, que aposta na dinâmica da argumentação crítica sobre a totalidade das experiências humanas e onde se tematiza a diversidade cultural, a responsabilidade social, a flexibilidade teórico-científica, permitindo o distanciamento crítico;

* vitalizar as iniciativas de caráter interdisciplinar e interdiscursivo de articulação do exercício teórico-cultural;

* inserir-se nos debates e nas ações que dizem respeito aos interesses mais amplos da sociedade;

* desenvolver suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, resguardando a responsabilidade teórica e o caráter público da Filosofia;

* buscar a formação de profissionais capazes de exercer suas competências específicas e cuidar de seus interesses enquanto cidadãos críticos e comprometidos com os interesses comuns da sociedade.


Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

Como espaço de formação profissional, o Curso de Filosofia busca dar sólida formação naquilo que é específico da Filosofia para que o profissional de Filosofia seja capaz de exercer suas competências específicas como Licenciado ou Bacharel e se torne um cidadão crítico e comprometido com interesses comuns da sociedade.

O curso de Filosofia tem como característica a habilitação de professores para ensinar nas áreas de Filosofia, Psicologia e Sociologia no ensino fundamental e médio, bem como para lecionar disciplinas das áreas de Filosofia e Ciências Humanas no ensino superior. Preparação teórica para atuar em diversos setores e organizações da sociedade, que cada vez mais buscam orientação filosófica para suas atividades.

A inserção regional do curso acontece principalmente com palestras para diversos setores da sociedade, formação continuada de professores e palestras e oficinal para alunos de escolas de ensino médio e fundamental.
Áreas de atuação do egresso
Licenciatura:

* Educação Básica e Ensino Superior;

* Pesquisa (em Centros de pesquisa);

* Assessoria em instituições, entidades e empresas;

* Qualificação profissional em áreas diversas.

Bacharelado:

* Pesquisa (em Centros de pesquisa);

* Assessoria em instituições, entidades e empresas;

* Qualificação profissional em áreas diversas.

Filosofia

R$ 30.066