Estudos de Direção - Férias
Curso
Em Santa Cecília
R$ 450
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Local
Santa cecília
Analisar e refletir sobre os aspectos técnicos que compõem o trabalho de diretores do cinema é o foco deste curso.
Instalações
Localização
Início
Santa Cecília
(São Paulo)
Ver mapa
R. Dr. Gabriel Dos Santos, 142 - Santa Cecília São Paulo, 01231-010, 01231-010
Início
Consultar
Opiniões
Você fez este curso?
Programa
Analisar e refletir sobre os aspectos técnicos que compõem o trabalho de
diretores do cinema é o foco deste curso. Que elementos podem ser
considerados de vanguarda em sua obra? Como o diretor trabalha com a
interpretação e os diálogos? Tecnicamente, o que há de destaque em seu
trabalho de enquadramento, fotografia, figurino, cenários internos,
externos etc.? Em cada aula, um importante diretor de diferentes épocas
da história do cinema será analisado, usando como base seus filmes,
exibidos em sala. Junto a isso, será introduzido o contexto histórico de
seu trabalho, mesclando com reflexões sobre o estilo de outros
diretores. Destinado à profissionais de cinema, estudantes de artes e
comunicação, além do público em geral, o curso possibilita um apuramento
do olhar, de modo que o aluno passe a identificar melhor os elementos
presentes no trabalho de um grande cineasta. Nesta edição serão
analisados os trabalhos e a carreira de diretores como Steven Spielberg,
Wong Kar Wai, Howard Hawks, Francis Ford Coppola, Quentin Tarantino,
Walter Salles, Fernando Meirelles, Pedro Almodóvar, Bernardo Bertolucci,
Lucrecia Martel e Lars Von Trier.
Turmas
Próximas turmas: 05 a 26 de janeiro de 2011
As segundas, quartas e sextas-feiras das 19h30 às 22h30
Pré-Requisitos
Não há pré-requisitos
Professor
Franthiesco Ballerini
Conteúdo Programático
Encontro 1
Steven Spielberg
Dono de praticamente apenas sucessos comerciais, Spielberg aplicou em cada filme seus conhecimentos como produtor. Em seus blockbusters, é possível identificar pela forma de usar o tempo cinematográfico e a fotografia a razão de seu êxito.
Aspectos técnicos: A jornada do herói e diferenças de atuação com Hitchcock.
Encontro 2
Wong Kar Wai
Cineasta de Hong Kong com um estilo único, visualmente impactantes. Ficou famoso por seus roteiros elípticos, trilha sonora participante, em tramas que abordam a perda da memória e a melancolia de personagens desajustados. Dono de grandes sucessos e também desastres comerciais.
Aspectos técnicos: Montagem elíptica e o uso das cores na fotografia.
Encontro 3
Howard Hawks
Famoso por suas comédias, mas também talentoso em dramas e épicos, é dono de um estilo de narrativa circular, diálogos coloquiais, câmera à altura do ombro, comicidade contida. Elementos que tornam suas comédias e dramas únicas no cinema mundial.
Aspectos técnicos: Edição de diálogos e improvisação.
Encontro 4
Francis Ford Coppola
Autor da trilogia mais famosa do cinema (O Poderoso Chefão), Coppola mostra sua versatilidade em filmes como esta trilogia e Apocalypse Now, este último uma saga de guerra que lhe trouxe imensos desafios e dores de cabeça.
Aspectos técnicos: Trilha sonora e direção de arte.
Encontro 5
Quentin Tarantino
A violência nunca mais foi a mesma nas telas depois de Tarantino. O uso de diálogos cortantes, aliado a elementos como cores fortes e seqüências de ação com lutas quase coreografadas e inspiradas nas artes marciais dão um humor irônico aos seus temas tão sangrentos.
Aspectos técnicos: Enquadramento e montagem.
Encontro 6
Walter Salles e Fernando Meirelles
Durante e após a Retomada, dois dos maiores nomes da cinematografia brasileira assentaram o que se pode chamar de 'Estética da Fome'. Ambos vieram do mundo publicitário, mas, além de suas características em comum, o que diferencia o trabalho de ambos os diretores?
Aspectos técnicos: Fotografia e montagem.
Encontro 7
Pedro Almodóvar
A latinidade pode ser observada e estudada a fundo nos filmes do diretor. Com cores fortes e um trabalho de direção que exprime toda a emotividade deste povo, os filmes de Almodóvar tratam de temas como a sexualidade e a família de forma esteticamente única.
Aspectos técnicos: Interpretação e fotografia.
Encontro 8
Bernardo Bertolucci
Como dirigir blockbusters de grandes estúdios, ser fiel ao estilo autoral e ousar a cada novo projeto? Bertolucci é um dos cineastas capazes de tal proeza. Sempre fiel a sua versatilidade, trabalha com roteiros ímpares, inteligentes, experimentalistas e grandes orçamentos ao mesmo tempo.
Aspectos técnicos: Narrativa, atuação e roteiro em blockbusters autorais.
Encontro 9
Lucrecia Martel
Figura central do Novo Cinema Argentino, a diretora alia críticas à sociedade latino-americana contemporânea com uma estética universal. A montagem garante um dinamismo e individualidade únicos em seus filmes.
Aspectos técnicos: A fotografia autoral, edição e escolha temática.
Encontro 10
Lars Von Trier
Fundador do Dogma 95, o cineasta dinamarquês é polêmico pelas regras rígidas que impõe ao esquema de produção, direção de arte e casting de seus filmes, além de escolher temas polêmicos, abordados de forma sempre provocante.
Aspectos técnicos: Trilha sonora, cenários e câmera.
Franthiesco Ballerini
Jornalista, foi crítico de cinema do Jornal da Tarde durante oito anos e colaborador de O Estado de S.Paulo, fazendo reportagens especiais de grandes estréias em Los Angeles. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), debruçou-se sobre a relação dos críticos de cinema com os cineastas brasileiros em sua dissertação de mestrado. Pós-graduado em história do cinema mundial, colaborou com reportagens e entrevistas na área cinematográfica para revistas como Bravo!, Flash News! e Sci-fi News!. Foi colunista cultural da Rádio Eldorado, roteirista e co-produtor do documentário 'Bollyworld' e é autor do livro Diário de Bollywood - Curiosidades e Segredos da Maior Indústria de Cinema do Mundo,fruto de uma reportagem especial sobre o cinema de Bollywood, realizada em janeiro na Índia.
Observações
1. A AIC emite certificado de conclusão do curso em até 60 dias após a sua realização.
2. A vaga somente será reservada mediante pagamento. No caso de desistência, a AIC reserva-se o direto de não devolver a taxa de reserva de vaga.
3. Realização sujeita a um número mínimo de inscrições.
4. Para grupos de 3 pessoas desconto de 5% parcelado e 15% à vista.
5. Programação sujeita a alterações.
Turmas
Próximas turmas: 05 a 26 de janeiro de 2011
As segundas, quartas e sextas-feiras das 19h30 às 22h30
Pré-Requisitos
Não há pré-requisitos
Professor
Franthiesco Ballerini
Conteúdo Programático
Encontro 1
Steven Spielberg
Dono de praticamente apenas sucessos comerciais, Spielberg aplicou em cada filme seus conhecimentos como produtor. Em seus blockbusters, é possível identificar pela forma de usar o tempo cinematográfico e a fotografia a razão de seu êxito.
Aspectos técnicos: A jornada do herói e diferenças de atuação com Hitchcock.
Encontro 2
Wong Kar Wai
Cineasta de Hong Kong com um estilo único, visualmente impactantes. Ficou famoso por seus roteiros elípticos, trilha sonora participante, em tramas que abordam a perda da memória e a melancolia de personagens desajustados. Dono de grandes sucessos e também desastres comerciais.
Aspectos técnicos: Montagem elíptica e o uso das cores na fotografia.
Encontro 3
Howard Hawks
Famoso por suas comédias, mas também talentoso em dramas e épicos, é dono de um estilo de narrativa circular, diálogos coloquiais, câmera à altura do ombro, comicidade contida. Elementos que tornam suas comédias e dramas únicas no cinema mundial.
Aspectos técnicos: Edição de diálogos e improvisação.
Encontro 4
Francis Ford Coppola
Autor da trilogia mais famosa do cinema (O Poderoso Chefão), Coppola mostra sua versatilidade em filmes como esta trilogia e Apocalypse Now, este último uma saga de guerra que lhe trouxe imensos desafios e dores de cabeça.
Aspectos técnicos: Trilha sonora e direção de arte.
Encontro 5
Quentin Tarantino
A violência nunca mais foi a mesma nas telas depois de Tarantino. O uso de diálogos cortantes, aliado a elementos como cores fortes e seqüências de ação com lutas quase coreografadas e inspiradas nas artes marciais dão um humor irônico aos seus temas tão sangrentos.
Aspectos técnicos: Enquadramento e montagem.
Encontro 6
Walter Salles e Fernando Meirelles
Durante e após a Retomada, dois dos maiores nomes da cinematografia brasileira assentaram o que se pode chamar de 'Estética da Fome'. Ambos vieram do mundo publicitário, mas, além de suas características em comum, o que diferencia o trabalho de ambos os diretores?
Aspectos técnicos: Fotografia e montagem.
Encontro 7
Pedro Almodóvar
A latinidade pode ser observada e estudada a fundo nos filmes do diretor. Com cores fortes e um trabalho de direção que exprime toda a emotividade deste povo, os filmes de Almodóvar tratam de temas como a sexualidade e a família de forma esteticamente única.
Aspectos técnicos: Interpretação e fotografia.
Encontro 8
Bernardo Bertolucci
Como dirigir blockbusters de grandes estúdios, ser fiel ao estilo autoral e ousar a cada novo projeto? Bertolucci é um dos cineastas capazes de tal proeza. Sempre fiel a sua versatilidade, trabalha com roteiros ímpares, inteligentes, experimentalistas e grandes orçamentos ao mesmo tempo.
Aspectos técnicos: Narrativa, atuação e roteiro em blockbusters autorais.
Encontro 9
Lucrecia Martel
Figura central do Novo Cinema Argentino, a diretora alia críticas à sociedade latino-americana contemporânea com uma estética universal. A montagem garante um dinamismo e individualidade únicos em seus filmes.
Aspectos técnicos: A fotografia autoral, edição e escolha temática.
Encontro 10
Lars Von Trier
Fundador do Dogma 95, o cineasta dinamarquês é polêmico pelas regras rígidas que impõe ao esquema de produção, direção de arte e casting de seus filmes, além de escolher temas polêmicos, abordados de forma sempre provocante.
Aspectos técnicos: Trilha sonora, cenários e câmera.
Franthiesco Ballerini
Jornalista, foi crítico de cinema do Jornal da Tarde durante oito anos e colaborador de O Estado de S.Paulo, fazendo reportagens especiais de grandes estréias em Los Angeles. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), debruçou-se sobre a relação dos críticos de cinema com os cineastas brasileiros em sua dissertação de mestrado. Pós-graduado em história do cinema mundial, colaborou com reportagens e entrevistas na área cinematográfica para revistas como Bravo!, Flash News! e Sci-fi News!. Foi colunista cultural da Rádio Eldorado, roteirista e co-produtor do documentário 'Bollyworld' e é autor do livro Diário de Bollywood - Curiosidades e Segredos da Maior Indústria de Cinema do Mundo,fruto de uma reportagem especial sobre o cinema de Bollywood, realizada em janeiro na Índia.
Observações
1. A AIC emite certificado de conclusão do curso em até 60 dias após a sua realização.
2. A vaga somente será reservada mediante pagamento. No caso de desistência, a AIC reserva-se o direto de não devolver a taxa de reserva de vaga.
3. Realização sujeita a um número mínimo de inscrições.
4. Para grupos de 3 pessoas desconto de 5% parcelado e 15% à vista.
5. Programação sujeita a alterações.
Estudos de Direção - Férias
R$ 450