Estudos Culturais em Educação
Pós-Graduação
Em São Jerônimo
Descrição
-
Tipologia
Pós-Graduação
-
Local
São jerônimo
-
Duração
18 Mêses
Dirigido a: Público-Alvo Professores das diversas licenciaturas e demais graduados com interesses no tema da especialização.
Instalações
Localização
Início
Início
Opiniões
Programa
Nos últimos anos, um novo campo de conhecimento e investigação, denominado Estudos Culturais, tem se expandido consideravelmente nos meios acadêmicos, intelectuais e políticos no mundo inteiro.
Trata-se de uma perspectiva de estudos das análises culturais voltadas, predominantemente, para questões em que os artefatos da cultura estão implicados na constituição de identidades e subjetividades, dando novos embates políticos no mundo social.
Este enfoque vem sendo utilizado para formular as problematizações que têm nos ajudado a pensar as questões da educação e da pedagogia neste novo milênio. Sua marca peculiar é a centralidade da cultura, não a partir da tradicional perspectiva estética ou humanista, mas sim política. Isto quer dizer que não se trata de tomar a cultura no sentido estrito de acumulação de saberes ou de processo estético, intelectual e espiritual, mas de compreendê-la, como nos ensina um de seus fundadores, Stuart Hall (1997), a partir da "enorme expansão de tudo que está associado a ela, na segunda metade do século XX, e do seu papel constitutivo, hoje, em todos os aspectos da vida social." (p. 16).
Objetivos
» Oferecer oportunidades de aperfeiçoamento a professores de diversas áreas com vistas a uma compreensão abrangente dos processos culturais na contemporaneidade;
» Despertar o interesse pela investigação, visando uma possível continuidade da formação dos docentes como pesquisadores;
» Analisar a Pedagogia como um fenômeno cultural abrangente e complexo que se concretiza em vários âmbitos e instituições;
» Examinar diferentes práticas sociais contemporâneas e suas conexões com a política cultural e com a educação;
» Examinar alguns artefatos históricos e culturais - em especial, aqueles envolvidos com a escola moderna - bem como os mecanismos sociais implicados nas políticas de produção do conhecimento, de identidades sociais e de regimes de representação;
» Discutir os regimes que governam práticas de produção e disseminação do conhecimento.
Componentes Curriculares
Educação, Pós-Modernidade e Estudos Culturais
Escola e Pedagogias Culturais
Currículo e Cultura
Temas Contemporâneos da Educação
Pedagogias da Diferença
Textos, Discursos e Educação
Narrativas sobre o Corpo e a Educação
Metodologia da Pesquisa
Filosofia Contemporânea
Orientação Acadêmica
Trabalho de conclusão
Informação adicional
Estudos Culturais em Educação