Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física e Esporte Escolar
Especialização
Em Salvador
Descrição
-
Tipologia
Especialização
-
Local
Salvador
-
Duração
18 Mêses
Instrumentalizar professores de Educação Física a trabalharem com metodologias de ensino e da pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer, a partir das teóricas críticas da Educação Física, no âmbito da Cultura E. Dirigido a: Professores de Educação Física ou profissionais das diversas áreas (pedagogia, Normal Superior, Artes Cênicas, Dança), principalmente aquelas relacionadas à Educação, que tematizem em suas práticas as manifestações da cultura corporal.
Instalações
Localização
Início
Início
Opiniões
Programa
O Curso de Pós-Graduação em "METODOLOGIA DO ENSINO E DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER ESCOLAR" vai aproximar professores de Educação Física e demais profissionais da área de Educação de uma série de debates teóricos e de experiências práticas sobre propostas de sistematização e escolarização dos conhecimentos da cultura corporal (jogo, dança, ginástica, lutas, esportes, práticas corporais alternativas, manifestações da cultura afro-brasileira, entre outros) no âmbito das práticas educativas formais e não-formais, a partir de propostas pedagógicas críticas hoje existentes na área de Educação Física.
A pós coloca sua ênfase na formação de professores que sejam capazes de se apropriar da riqueza, diversidade e qualidade de experiências possíveis para a organização e sistematização dos conhecimentos da cultura corporal no âmbito das aulas de Educação Física, bem como que seja capaz de problematizar a sua prática e a realidade em que se inserem, com base na problematização, registro e elaborações teóricas sejam capazes de desenvolver projetos de pesquisas que podem ser objetos de seu estudo no cotidiano escolar ou em projetos de pesquisa na especialização e no aprofundamento de sua formação na pós-graduação.
Assim, temas como conhecimentos da cultura corporal, saberes escolares, práticas pedagógicas numa perspectiva crítica e em sintonia com as propostas de inclusão e atenção a diversidade, ensino e pesquisa que faça das aulas de Educação Física espaço de ação pedagógica quanto de produção teórica serão abordados durante o curso, conhecimentos esses capazes de atribuir um novo papel e identidade a Educação Física na Cultura Escolar. Os professores de Educação Física precisam estar preparados para atender as necessidades do seu tempo, está pós busca, assim, articular formação inicial e continuada, ensino-pesquisa e produção do conhecimento, sistematização dos conhecimentos da cultura corporal, "saberes escolares", nos espaços educativos formais e não-formais, aspectos fundamentais para garantir a identidade e a legitimidade da Educação Física na cultura escolar. Professores em sintonia com essas demandas e com formação para atendê-las verão seu trabalho e a própria Educação Física serem valorizadas na cultura escolar.
Objetivos do curso:
· Instrumentalizar professores de Educação Física a trabalharem com metodologias de ensino e da pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer, a partir das teóricas críticas da Educação Física, no âmbito da Cultura E.
· Capacitar os professores de Educação Física a sistematizar propostas de escolarização das manifestações da cultura corporal (os jogos da cultura lúdica, a dança, a ginástica, as lutas, as práticas corporais alternativas, o esporte...) nos diversos níveis e modalidades de ensino da Educação Básica.
· Sensibilizar os professores de Educação Física a adotarem uma postura que tome como referência a ação-reflexão-ação sobre sua prática, na busca de alternativas metodológicas que qualifiquem sua ação pedagógica no trato da Educação Física Escolar.
· Melhorar o acesso dos profissionais da Educação Básica aos conhecimentos relativos à cultura corporal de movimentos, e instrumentalizá-los com novos conhecimentos que propiciem um olhar crítico-reflexivo sobre suas práticas, no sentido de transformá-las.
Diferenciais :
- A proposta é inédita no Brasil. Este é o único curso de Pós-Graduação Lato Sensu no país voltado para a capacitação e qualificação de profissionais de áreas afins para atuação apropriando-se tanto dos conceitos e técnicas de comunicação estratégica quanto dos conhecimentos relacionados mídia tradicional e às tecnologias móveis. - O curso é uma oportunidade para quem necessita aprofundar conhecimento e/ou atualizar-se no que se refere a conceitos e técnicas para a constituição, o fortalecimento e a manutenção da imagem de organizações públicas e privadas, com e sem fins lucrativos, de portes segmentos e portes variados, utilizando a mídia tradicional, as redes sociais e as tecnologias móveis, inclusive para realização de concursos públicos
Disciplinas
Educação Física como componente curricular na Educação Básica
Educação Física Escolar, Inclusão e Diversidade
Seminário de Práticas de Pesquisa em Educação Física e Esporte I
Lutas
Didática do Ensino da Educação Física e Esporte Escolar
Cultura Afro-Brasileira
Dança
Cultura Lúdica (Jogos e Brincadeiras)
Práticas Corporais Alternativas
Esporte
Ginástica e Atletismo
Saberes e Práticas da Pesquisa em Educação Física na Cultura Escolar
Saberes e Práticas de Ensino da Educação Física na Educação Infantil
Saberes e Práticas de Ensino da Educação Física no Ensino Fundamental I
Saberes e Práticas de Ensino da Educação Física no Ensino Fundamental II
Saberes e Práticas de Ensino da Educação Física no Ensino Médio
Saberes e Práticas de Ensino da Educação Física em Espaços Educativos Não-Formais
Saberes e Práticas da Educação Física na Educação Especial
Seminário de Prática de Pesquisa em Educação Física e Esporte II
Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física e Esporte Escolar