Faculdade Social

      Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física e Esporte Escolar

      Faculdade Social
      Em Salvador

      R$4.500

      Informação importante

      Tipologia Especialização
      Local Salvador
      Duração 18 Mêses
      • Especialização
      • Salvador
      • Duração:
        18 Mêses
      Descrição

      Instrumentalizar professores de Educação Física a trabalharem com metodologias de ensino e da pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer, a partir das teóricas críticas da Educação Física, no âmbito da Cultura E.
      Dirigido a: Professores de Educação Física ou profissionais das diversas áreas (pedagogia, Normal Superior, Artes Cênicas, Dança), principalmente aquelas relacionadas à Educação, que tematizem em suas práticas as manifestações da cultura corporal.

      Instalações (1)
      Instalações e datas
      Início Localização
      Consultar
      Salvador
      Av. Oceânica, Nº 2717, Bairro Ondina, 40170-010, Bahia, Brasil
      Ver mapa
      Início Consultar
      Localização
      Salvador
      Av. Oceânica, Nº 2717, Bairro Ondina, 40170-010, Bahia, Brasil
      Ver mapa

      Perguntas & Respostas

      Levante suas perguntas e outros usuários poderão responder-te

      Programa


      O Curso de Pós-Graduação em "METODOLOGIA DO ENSINO E DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER ESCOLAR" vai aproximar professores de Educação Física e demais profissionais da área de Educação de uma série de debates teóricos e de experiências práticas sobre propostas de sistematização e escolarização dos conhecimentos da cultura corporal (jogo, dança, ginástica, lutas, esportes, práticas corporais alternativas, manifestações da cultura afro-brasileira, entre outros) no âmbito das práticas educativas formais e não-formais, a partir de propostas pedagógicas críticas hoje existentes na área de Educação Física.

      A pós coloca sua ênfase na formação de professores que sejam capazes de se apropriar da riqueza, diversidade e qualidade de experiências possíveis para a organização e sistematização dos conhecimentos da cultura corporal no âmbito das aulas de Educação Física, bem como que seja capaz de problematizar a sua prática e a realidade em que se inserem, com base na problematização, registro e elaborações teóricas sejam capazes de desenvolver projetos de pesquisas que podem ser objetos de seu estudo no cotidiano escolar ou em projetos de pesquisa na especialização e no aprofundamento de sua formação na pós-graduação.

      Assim, temas como conhecimentos da cultura corporal, saberes escolares, práticas pedagógicas numa perspectiva crítica e em sintonia com as propostas de inclusão e atenção a diversidade, ensino e pesquisa que faça das aulas de Educação Física espaço de ação pedagógica quanto de produção teórica serão abordados durante o curso, conhecimentos esses capazes de atribuir um novo papel e identidade a Educação Física na Cultura Escolar. Os professores de Educação Física precisam estar preparados para atender as necessidades do seu tempo, está pós busca, assim, articular formação inicial e continuada, ensino-pesquisa e produção do conhecimento, sistematização dos conhecimentos da cultura corporal, "saberes escolares", nos espaços educativos formais e não-formais, aspectos fundamentais para garantir a identidade e a legitimidade da Educação Física na cultura escolar. Professores em sintonia com essas demandas e com formação para atendê-las verão seu trabalho e a própria Educação Física serem valorizadas na cultura escolar.

      Objetivos do curso:

      · Instrumentalizar professores de Educação Física a trabalharem com metodologias de ensino e da pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer, a partir das teóricas críticas da Educação Física, no âmbito da Cultura E.

      · Capacitar os professores de Educação Física a sistematizar propostas de escolarização das manifestações da cultura corporal (os jogos da cultura lúdica, a dança, a ginástica, as lutas, as práticas corporais alternativas, o esporte...) nos diversos níveis e modalidades de ensino da Educação Básica.

      · Sensibilizar os professores de Educação Física a adotarem uma postura que tome como referência a ação-reflexão-ação sobre sua prática, na busca de alternativas metodológicas que qualifiquem sua ação pedagógica no trato da Educação Física Escolar.

      · Melhorar o acesso dos profissionais da Educação Básica aos conhecimentos relativos à cultura corporal de movimentos, e instrumentalizá-los com novos conhecimentos que propiciem um olhar crítico-reflexivo sobre suas práticas, no sentido de transformá-las.


      Diferenciais :

      - A proposta é inédita no Brasil. Este é o único curso de Pós-Graduação Lato Sensu no país voltado para a capacitação e qualificação de profissionais de áreas afins para atuação apropriando-se tanto dos conceitos e técnicas de comunicação estratégica quanto dos conhecimentos relacionados mídia tradicional e às tecnologias móveis. - O curso é uma oportunidade para quem necessita aprofundar conhecimento e/ou atualizar-se no que se refere a conceitos e técnicas para a constituição, o fortalecimento e a manutenção da imagem de organizações públicas e privadas, com e sem fins lucrativos, de portes segmentos e portes variados, utilizando a mídia tradicional, as redes sociais e as tecnologias móveis, inclusive para realização de concursos públicos

      Disciplinas
      Educação Física como componente curricular na Educação Básica

      Educação Física Escolar, Inclusão e Diversidade

      Seminário de Práticas de Pesquisa em Educação Física e Esporte I

      Lutas

      Didática do Ensino da Educação Física e Esporte Escolar

      Cultura Afro-Brasileira

      Dança

      Cultura Lúdica (Jogos e Brincadeiras)

      Práticas Corporais Alternativas

      Esporte

      Ginástica e Atletismo

      Saberes e Práticas da Pesquisa em Educação Física na Cultura Escolar

      Saberes e Práticas de Ensino da Educação Física na Educação Infantil

      Saberes e Práticas de Ensino da Educação Física no Ensino Fundamental I

      Saberes e Práticas de Ensino da Educação Física no Ensino Fundamental II

      Saberes e Práticas de Ensino da Educação Física no Ensino Médio

      Saberes e Práticas de Ensino da Educação Física em Espaços Educativos Não-Formais

      Saberes e Práticas da Educação Física na Educação Especial

      Seminário de Prática de Pesquisa em Educação Física e Esporte II






      Compare para escolher melhor:
      Ver mais