Especialização em Fisioterapia do Trabalho

Especialização

Em Salvador

R$ 6.570

Descrição

  • Tipologia

    Especialização

  • Local

    Salvador

  • Duração

    18 Mêses

Oferecer capacitação profissional para fisioterapeutas que atuam ou desejam atuar na área de saúde e segurança do trabalhador. Dirigido a: Fisioterapeutas e estudantes de Fisioterapia no último ano de formação.

Instalações

Localização

Início

Salvador (Bahia)
Ver mapa
Av. Oceânica, Nº 2717, Bairro Ondina, 40170-010

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

A Fisioterapia tem assumido cada vez mais um papel importante no sistema de gestão em saúde e segurança das empresas. O grande número de acidentes do trabalho, postos de trabalho pobremente concebidos e presença freqüente de fatores contributivos para a ocorrência do estresse e comprometimentos osteomusculares nas organizações brasileiras têm apresentado, como conseqüência, alto índice de absenteísmo e de trabalhadores lesionados, acompanhados de incapacidades funcionais. Este cenário é também grave no que se refere às possibilidades de inclusão de indivíduos portadores de algum nível de deficiência no setor produtivo. Com isso, as organizações vêm enfrentando uma triste realidade: um número crescente de afastamentos, de indenizações, absenteísmo, descontrole por parte dos departamentos de recursos humanos, saúde e segurança do trabalho, e que consequentemente acarreta em prejuízo, perda de moral e produtividade.

Para colaborar na resolução destes problemas, através da minimização, eliminação e controle de lesões, ou mesmo na inserção de portadores de deficiência física no trabalho, necessita-se cada vez mais de especialistas, entre os quais o fisioterapeuta tem um papel destacado.


Objetivo Geral:


Oferecer capacitação profissional para fisioterapeutas que atuam ou desejam atuar na área de saúde e segurança do trabalhador.

Objetivos específicos:

· Fornecer fundamentos teórico-práticos com enfoques inter e multidisciplinares promovendo uma discussão ampla e atualizada com embasamento científico das sub-áreas de atuação do fisioterapeuta do trabalho;

· Propiciar ao profissional a possibilidade de trabalho em planos de atuação na saúde primária e em conjunto com outros programas desenvolvidos dentro da empresas (CIPA, gestão ambiental, gestão de riscos, PPRA, PCSMO, etc.);

· Aprimorar o desempenho do fisioterapeuta a partir de um conhecimento teórico que favoreça ao desenvolvimento de capacidades e habilidades frente ao ensino e pesquisa da Fisioterapia do Trabalho, além da prática ambulatorial.

· Preparar o Fisioterapeuta no campo de ação da Ergonomia, capacitando-o para interferir em prevenção e em soluções ergonômicas nos postos de trabalho.

· Fornecer subsídios conceituais e experimentais, permitindo ao profissional a diagnosticar distúrbios ergonômicos nos aspectos físicos, ambientais, operacionais, e individuais de uma organização.



Disciplinas:

Introdução à Fisioterapia do Trabalho

Fundamentos de Ergonomia

Análise Ergonômica do Trabalho

Fisiologia do Trabalho

Biomecânica Ocupacional

Legislação em Saúde do Trabalhador

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho de conclusão de curso

Avaliação Cinesiológica

Ética e Responsabilidade Sócio-ambiental

Doença Profissional e Doença do Trabalho

Organização de projeto e TCC.

Eletrotermofototerapia nas DORT's

Recursos Terapêuticos Manuais

Cinesioterapia Laboral

Gestão em Fisioterapia do Trabalho/ Empreendedorismo

Perícia Judicial e Assistência Técnica

Montagem de Ambulatório nas Empresas

Metodologia de Pesquisa

Bioestatística


Especialização em Fisioterapia do Trabalho

R$ 6.570