Pós-Graduação

Em Natal

R$ 6.400

Descrição

  • Tipologia

    Pós-Graduação

  • Local

    Natal

  • Horário de aulas

    360h

Capacitar o profissional no segmento de alimentos e bebidas, com ênfase em vinhos e associar a arte da enogastronomia com diferentes conteúdos relacionados à saúde, aspectos nutricionais básicos e aspectos bioquímicos dos alimentos. Visa permitir ao profissional a utilização desse conhecimento em diferentes campos de atuação, como elaboração de menus adequados, mais saudáveis, harmônicos e seguros. Dirigido a: Profissionais que atuam no setor e buscam aperfeiçoamento no universo do vinho e da gastronomia. Empresários, produtores, garçons, sommeliers, chefs de cuisine, maitres e importadores. Profissionais da comunicação, economia, administração, direito, gastronomia, nutrição, farmacêuticos, bioquímicos, médicos, entre outros. Enófilos, enólogos, profissionais que atuam nos diversos segmentos do negócio e do enoturismo.

Instalações

Localização

Início

Natal (Goiás)
Ver mapa
Avenida Senador Salgado Filho, 1610, Lagoa Nova - Natal, 59056-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Objetivos

Capacitar o profissional no segmento de alimentos e bebidas, com ênfase em vinhos e associar a arte da enogastronomia com diferentes conteúdos relacionados à saúde, aspectos nutricionais básicos e aspectos bioquímicos dos alimentos. Visa permitir ao profissional a utilização desse conhecimento em diferentes campos de atuação, como elaboração de menus adequados, mais saudáveis, harmônicos e seguros para novos grupos de consumidores com foco no "consumo sem culpa", respondendo às necessidades culturais e sociais do turismo e hotelaria na esfera da gastronomia.


Público-Alvo

Profissionais que atuam no setor e buscam aperfeiçoamento no universo do vinho e da gastronomia. Empresários, produtores, garçons, sommeliers, chefs de cuisine, maitres e importadores. Profissionais da comunicação, economia, administração, direito, gastronomia, nutrição, farmacêuticos, bioquímicos, médicos, entre outros. Enófilos, enólogos, profissionais que atuam nos diversos segmentos do negócio e do enoturismo.

Mercado de Trabalho

O Brasil é o segundo maior consumidor de vinho da América Latina. A crescente oferta atende à curiosidade dos novos consumidores no país, porém o pouco tempo para a escolha do vinho e a falta de conhecimento sobre o assunto acabam limitando a escolha do rótulo ideal. Segundo pesquisas realizadas pela Ibravin, 80% dos consumidores pontuou que o principal obstáculo encontrado na hora da escolha do vinho é a falta de conhecimento. Diferenciação de rótulos, identificação das safras, combinações com pratos e origem são os principais interesses deste público. Diante desta constatação, o mercado de consumo de vinhos está necessitando de profissionais capacitados para esta demanda de mercado. Os profissionais com conhecimentos enogastronômicos poderão dar suporte técnico para grandes empresas, restaurantes, supermercados ou importadoras e estarão aptos para atuar na elaboração de cardápios harmonizados nos setores de serviços ligados ao enoturismo, abrangendo ações de planejamento, implantação e gerenciamento, além da aplicação metodológica das normas de qualidade e dos processos bioquímicos presentes no vinho. O Curso de Enogastronomia possui uma estrutura curricular capaz de atender de forma interdisciplinar o setor vitivinícola, formando enogastrônomos aptos a atender as demandas deste mercado específico.

Conteúdo Programático

* Atividades Integradoras
* História, Cultura e Geografia Econômica de Vinhos
* Metodologia da Pesquisa Científica
* Francês Instrumental
* Matéria-prima e Processo de Produção de Vinhos
* Ética e Legislação Brasileira de Bebidas
* Gestão e Negócio de Alimentos e Bebidas
* Etiqueta e Serviço de Vinhos e Alimentos
* Didática do Ensino Superior e Prática da Docência
* Harmonização de Vinhos e Cardápios
* Planejamento de Eventos de Bebidas
* Reações Bioquímicas em Gastronomia
* Princípios de Nutrição e Gastronomia
* Gestão da Qualidade e Segurança em A&B
* Gastronomia e Globalização do Gosto
* Fundamentos de Marketing Aplicado
* Degustação de Vinhos e Bebidas
* Empreendedorismo
* Avaliação Sensorial de Vinhos
* Seminário de TCC
* Módulo Internacional*


*Módulo não incluído no valor financeiro e carga horária do curso. Sua oferta dependerá da formação de número mínimo de participantes, estabelecida pela Instituição. Módulo não-obrigatório.

Carga Horária

360 horas, não incluída a carga horária destinada ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. As aulas serão ministradas aos sábados pela manhã e tarde, quinzenalmente.

Enogastronomia

R$ 6.400