Engenharia de Segurança do Trabalho

Pós-Graduação

Em Recife

R$ 8.400

Descrição

  • Tipologia

    Pós-Graduação

  • Local

    Recife

  • Horário de aulas

    650h

Atender a demanda crescente do mercado por profissionais de Engenharia de Segurança do Trabalho. Dirigido a: O programa tem como público alvo os engenheiros, agrônomos e arquitetos e contribuirá de forma a desenvolver nos egressos as competências e habilidades constantes nos objetivos específicos, além daquelas que lhes conferem à legislação e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Instalações

Localização

Início

Recife (Pernambuco)
Ver mapa
Rua Guilherme Pinto, 114 - Graças, 50050-200

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

As atividades empresariais no mundo globalizado formam um cenário dinâmico e complexo, onde se vivenciam numerosos riscos que ameaçam o patrimônio humano, material e intangível da empresa, conseqüentemente prejudicando sua produtividade, qualidade e continuidade.

A demanda crescente pelo profissional de Engenharia de Segurança do Trabalho, em razão do aumento da complexidade da legislação e das normas atinentes; do surgimento de novos processos industriais e da constante evolução tecnológica; do desenvolvimento industrial da Região Nordeste, em especial do Estado de Pernambuco, que vem atraindo empreendimentos industriais estruturadores, em torno dos quais estão se instalando novas e modernas industriais de grande, médio e pequeno porte; da pequena oferta dos cursos de Pós-Graduação no Estado; das exigências crescentes do governo e da sociedade, em geral, pela adoção de práticas seguras de trabalho, que preservem a saúde e a integridade física e laboral dos trabalhadores, o que leva ao aumento das oportunidades de trabalho para todos os profissionais de engenharia.
O notório desenvolvimento econômico do Estado de Pernambuco, com seus projetos estruturadores, como por exemplo, o Complexo Portuário de Suape, a Refinaria Abreu e Lima, o Pólo de Poliéster, a Transnordestina, a Reposição do Rio São Francisco, entre outros, leva naturalmente a necessidade de mais profissionais qualificados na área de segurança do trabalho, proporcionando níveis de proteção adequada a segurança e saúde do trabalhador.

Objetivo Geral do Curso

Atender a demanda crescente do mercado por profissionais de Engenharia de Segurança do Trabalho.
Objetivos específicos

a) Alinhar a formação dos egressos às crescentes exigências legais, tecnológicas e gerenciais, notadamente no domínio da higiene ocupacional, da gestão de riscos e do conhecimento da legislação.
b) Desenvolver no profissional a visão sistêmica da organização e a compreensão do SESMT como um subsistema, que interage sinergeticamente com os demais subsistemas do complexo organizacional.
c) Inspirar o profissional a compreender a segurança e a saúde ocupacional como uma questão estratégica, fazendo parte do negócio da organização.
d) Dotar o profissional de capacidade para planejar estrategicamente as atividades do SESMT, de forma integrada à estratégia organizacional.

PÚBLICO-ALVO
O programa tem como público alvo os engenheiros, agrônomos e arquitetos e contribuirá de forma a desenvolver nos egressos as competências e habilidades constantes nos objetivos específicos, além daquelas que lhes conferem à legislação e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
OBS.:
O Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, voltado para a especialização de engenheiros, arquitetos, agrônomos e geólogos na área de Engenharia de Segurança do Trabalho, únicos profissionais que, de acordo com a Lei 7.410/85, de 27/11/1985, e do Decreto 92.530, de 9/4/1986, podem obter o título de especialista na área.


Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho
20

Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações
80

Higiene do trabalho
140

Proteção do Meio Ambiente
45

Proteção Contra Incêndio e Explosões
60

Gerência de Riscos
60

Psicologia na Engenharia de Segurança do Trabalho, Comunicação e Treinamento.
15

Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho
30

O Ambiente e as Doenças do Trabalho
50

Ergonomia
30

Legislação e Normas Técnicas
30

Segurança Patrimonial
15

Metodologia Científica e Técnica de Pesquisa
30

Sistemas da Qualidade
15

Perícias e Laudos Técnicos
15

Didática do Ensino Superior
15



Engenharia de Segurança do Trabalho

R$ 8.400