Engenharia Mecânica

Graduação

Em Panambi

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Panambi

  • Duração

    10 Semestres

O Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da UNIJUÍ foi estruturado sob a concepção de que teoria e prática formam um todo único do saber e que o conhecimento que se reproduz e se constrói só é possível e conseqüente nesta relação. O currículo comporta, simultaneamente, atividades de alto grau de abstração, com matemáticas, e atividades em que se destaca a aplicação dos conceitos e modelos teóri. Dirigido a: Pretende-se que o profissional formado pelo Curso de Graduação de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ possua sólida formação profissional geral (formação generalista) e formação aprofundada, através das ênfases do curso: Manufatura e Produção ou Projeto e Automação, considerando a vocação personalizada do sujeito.

Instalações

Localização

Início

Panambi (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
Rua Prefeito Rudi Franke, 540 Cp 121 Panambi - Rs 98.280-000, 98.280-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Teoria e prática: um todo único do saber. A Engenharia Mecânica foi estruturada sob a concepção de que é possível essa relação. A construção de protótipos e modelos integra os componentes curriculares do Curso, que trabalha características como: raciocínio lógico; habilidade para aprender novas qualificações; conhecimento técnico geral; responsabilidade com o processo de produção e iniciativa para resolução de problemas.


Histórico
Implantado no 1º semestre de 1992, o Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da UNIJUÍ está adscrito ao Departamento de Tecnologia (DETEC). Desde a sua criação, o curso mantém vinculação direta com as empresas, associações e sociedade regional. Em 2002 foi assinado convênio entre a UNIJUÍ e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), para oferta conjunta do curso de Engenharia Mecânica.

Ainda em 2002, foram aprovadas as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. A adequação do curso de Engenharia Mecânica ocorreu através da revisão de seu projeto político pedagógico, em 2004. Além de atender às novas Diretrizes Curriculares e aos novos desafios profissionais, a alteração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica possibilita a implantação de um conjunto de componentes curriculares comuns aos demais Cursos de Engenharia da UNIJUÍ, pela criação do Núcleo Comum das Engenharias, a uniformização do número de créditos dos componentes curriculares e a adequação de sua oferta entre os demais Campi da UNIJUÍ.

O Exame Nacional de Cursos realizado em 2003, concedeu ao Curso de Engenharia Mecânica da UNIJUí o "A", destacando a Universidade com a 7ª melhor classificação entre os Cursos de Engenharia Mecânica do Brasil. Em 2004 a Comissão de Avaliações das Condições de Ensino (ACE) do MEC, concluiu que os resultados produzidos pelo instrumento de avaliação do Curso de Engenharia Mecânica foram satisfatórias, recomendando a renovação do credenciamento do Curso.


Objetivos
Geral

* O Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da UNIJUÍ foi estruturado sob a concepção de que teoria e prática formam um todo único do saber e que o conhecimento que se reproduz e se constrói só é possível e conseqüente nesta relação. O currículo comporta, simultaneamente, atividades de alto grau de abstração, com matemáticas, e atividades em que se destaca a aplicação dos conceitos e modelos teóricos. Isto supõe que os corpos docente e discente distribuam seus tempos entre atividades de estudo, pesquisa e reflexão, atividades de laboratório e de campo e atividades de criação.

Específicos

* Realização de seminários, projetos e pesquisa individual e em grupo;

* Realização de atividades de iniciação científica;

* Estágios voluntários em laboratórios;

* Participação em projetos e atividades extra-curriculares;

* Aulas práticas e visitas técnicas;

* Desenvolvimento de projetos multidisciplinares;

* Construção de protótipos e modelos como parte integrante dos componentes curriculares;

* Contato com profissionais da área;

* Participação em eventos científicos, em articulação permanente com o campo de atuação do profissional.


Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

Pretende-se que o profissional formado pelo Curso de Graduação de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ possua sólida formação profissional geral (formação generalista) e formação aprofundada, através das ênfases do curso: Manufatura e Produção ou Projeto e Automação, considerando a vocação personalizada do sujeito.

As ênfases, em conjunto com os componentes curriculares - Tópicos Especiais em Manufatura e Produção e Tópicos Especiais em Projeto e Automação -, permitem conjugar flexibilidade curricular à formação aprofundada do engenheiro. Na formação de um profissional com base nesta concepção, torna-se fundamental trabalhar no curso características como: raciocínio lógico; habilidade para aprender novas qualificações; conhecimento técnico geral; responsabilidade com o processo de produção e iniciativa para resolução de problemas. A conjugação dessas habilidades deve resultar num profissional capacitado a analisar, projetar, administrar e realizar, com visão contextualizada, crítica e criativa da sociedade.
Áreas de atuação do egresso

* Capacidade para associar a teoria às práticas profissionais;

* Capacidade para integrar as diferentes áreas de conhecimento da engenharia mecânica, identifificando os limites e contribuições de cada uma delas;

* Projetar, propor e conduzir experimentos e interpretar resultados;

* Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;

* Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;

* Domínio da comunicação interpessoal e técnica;

* Capacidade para incorporar técnicas, instrumentos e procedimentos inovadores;

* Habilidades no exercício da liderança e da negociação;

* Capacidade para utilizar subsídios de pesquisa na geração de inovações;

* Competência para avaliar a viabilidade econômica e a necessidade social de projetos de engenharia;

* Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;

* Supervisionar e avaliar a operação e a manutenção de sistemas.

Engenharia Mecânica

Preço para verificar