Engenharia Mecânica Automotiva

Graduação

Em Canoas

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Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Canoas

  • Duração

    60 Mêses

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Canoas (Rio Grande do Sul)
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V. Farroupilha, Nº 8001 · Bairro São José, 92425-900

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Opiniões

Programa

Modalidade: Formação Específica

Habilitação:

Engenharia Mecânica Automotiva


Profissão: Engenheiro Mecânico Automotivo


O Engenheiro Mecânico Automotivo é um profissional capacitado para atuar em indústrias de autopeças, montadoras de veículos, na área de projeto e fabricação de componentes, dispositivos e equipamentos do setor automobilístico e meios de transporte em geral, bem como trabalhar em indústrias de transformação metal-mecânica ou outras em que existam processos mecânicos envolvidos·


O profissional também estará apto a desenvolver novos produtos, dimensionar e/ou otimizar linhas de produção, executar trabalhos de controle e manutenção de máquinas em geral, atuar em centros de pesquisa e ensino e empresas de consultoria, assessoria, marketing e vendas técnicas.


Como é o curso na Ulbra?


Ambos os cursos possuem currículos atualizados de acordo com as novas diretrizes do MEC, e disciplinas que integram teoria e prática· Corpo docente constituído na maioria por doutores e mestres em engenharia, incluindo também profissionais de empresas· Oferece estágios extracurriculares e curriculares através de convênios com empresas· O curso de Mecânica Automotiva é o único do sul do país· Proporciona visitas monitoradas ao acervo de 250 automóveis do Museu da Tecnologia para estudos e Aulas integradas com a oficina de restauração de veículos· Possui também um Laboratório de Tecnologias Automotivas para desenvolvimento de protótipos automotivos· Entre as instalações de destaque também podemos citar a Usina de Co-geração movida a gás natural e a Célula Integrada de Manufatura comandada por computador com oito estações de trabalho.


Apresentação

O curso de Engenharia Mecânica Automotiva da Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas, foi implantado em agosto de 1999 e reconhecido em 2003, pela Portaria no 3.805, de 12 de dezembro de 2003 do Ministério da Educação e publicada no Diário Oficial da União de 15 de dezembro de 2003.

O curso forma engenheiro mecânico habilitado a projetar e implementar sistemas mecânicos e equipamentos de forma racional e econômica, bem como apresentar soluções inovadoras para os desafios na área de mecânica automotiva.

Também proporciona o conhecimento teórico e prático em três grandes áreas voltadas para o setor automotivo, quais sejam: projetos mecânicos, materias e processos de fabricação, e termociências.

Os engenheiros mecânicos automotivos são preparados para assumir uma grande variedade de responsabilidades funcionais, tais como gestão, gerenciamento, projeto, pesquisa, docência, desenvolvimento, produção, construção, operação, manutenção, vendas técnicas, estudos de viabilidade e administração.

A carga horária do curso é de 3604 horas-aula, correspondendo a 208 créditos; que podem ser integralizados em um tempo mínimo de quatro anos e meio. As disciplinas são ministradas no turno da noite, de segunda a sexta-feira, das 19h10min às 22h30min e aos sábados pela manhã.

Diferenciais

» Corpo docente constituído na maioria por doutores e mestres em Engenharia, incluindo também profissionais de empresas e excelente relacionamento professor-aluno;

» Único curso do Sul do País;

» Curso avaliado pelo MEC com conceitos CMB (Condições Muito boas);

» Horário noturno, permitindo o trabalho ou estágios durante o período diurno;

» Habilitação para o ramo automotivo enfocando as três grandes áreas da engenharia mecânica e com destaque para o setor automotivo: projetos mecânicos, materiais e processos de fabricação e termociências;

» Equilíbrio entre disciplinas de ciências básicas e profissionais ao longo do curso, enfocando a cada semestre, as três grandes áreas da engenharia mecânica;

» Inserção do aluno nos campos de atuação da engenharia mecânica automotiva desde o primeiro semestre, propiciando a interação entre teoria e prática, valorizando a integração interdisciplinar e oportunizando a realização de estágio já no primeiro ano do curso;

» Cursos de nivelamento, sem ônus, nas áreas de matemática, português e informática;

» Garantia de estágios extracurriculares e curriculares ao longo do curso;

» Aconselhamento das matrículas semestrais pela Coordenação do curso;

» Currículo atualizado de acordo com as novas diretrizes curriculares (Resolução CNE/CES 11, de março de 2002);

» Praticamente 100% dos alunos egressos já estão empregados ou cursando pós-graduação.


Instalações de destaque

» Laboratório de Tecnologias Automotivas;

» Museu da Tecnologia com acervo de mais de 250 veículos;

» Oficina de restauração de veículos;

» Usina de Cogeração a gás natural;

» Célula integrada de manufatura por computador com oito estações de trabalho
(solda com robôs, máquinas CNC, medidora tridimensional, etc.);

» Laboratório de Hidráulica e Pneumática.


Objetivos
Gerais:
Segundo a Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (ABENGE), a formação de engenheiros deve objetivar a preparação de profissionais para o desempenho da função técnica nas áreas de planejamento, projeto, supervisão e controle, tanto em empresas produtivas, como naquelas de prestação de serviços, inclusive nos órgãos públicos. Para tanto, o engenheiro deverá ter sólidos conhecimentos em ciências básicas, espírito de pesquisa e capacidade para operar sistemas complexos. Deverá somar a isto, a compreensão dos problemas administrativos, econômicos e sociais e do meio ambiente, que o habilite a trabalhar em equipes multidisciplinares (Perfil do Engenheiro no Século XXI, Cadernos do CREA-RS).
O objetivo do curso de graduação em Engenharia Mecânica - habilitação automotiva é fornecer ao aluno a formação profissional através do estudo da mecânica como ciência e de suas aplicações nas áreas de projeto mecânicos, processos de fabricação e termociências, voltadas ao setor automotivo.
Específicos:
Os objetivos específicos do curso de Engenharia Mecânica Automotiva são:


» Desenvolver no futuro profissional habilidades para o diagnóstico de problemas pertinentes
ao setor metal-mecânico com destaque para a indústria automotiva e correlacionados
com as outras engenharias que permita avaliar e apresentar soluções para os mesmos;



» Dirigir e coordenar equipes em projetos de engenharia, assim como sistemas de
produção, voltados para o setor automotivo;


» Aplicar conhecimentos de análise e síntese em sistemas mecânicos automotivos;


» Desenvolver habilidades que permitam selecionar materiais, métodos e processos de
fabricação, levando em conta aspectos éticos, sociais e ambientais;



» Pesquisar, extrair conclusões, equacionar e solucionar problemas de engenharia
mecânica voltados para a indústria automotiva;



» Aplicar princípios científicos e conhecimentos tecnológicos na construção de sistemas
mecânicos voltado para a indústria veicular.


Estrutura Curricular

A matriz curricular do curso de Engenharia Mecânica Automotiva procura atender as novas diretrizes da Universidade, as diretrizes curriculares do MEC, e a legislação vigente do CONFEA/CREA. Além disso, o planejamento da organização curricular procura se adequar às exigências do mercado de trabalho.

A matriz curricular do curso é formada dentro de uma proposta interdisciplinar mediante a seleção de competências, habilidades e atitudes desenvolvidas em três grandes ciclos: ciclo de formação geral, ciclo de formação básica profissional e ciclo de formação profissional.

Todas as disciplinas da matriz curricular tanto do ciclo geral, básico ou profissional, estão equilibradamente distribuídas ao longo do curso. Foram incluídas disciplinas, já nos dois primeiros semestres do curso, com forte vinculação à prática da engenharia mecânica, destacando-se: introdução à engenharia mecânica e automotiva, metrologia e prática de oficina, ciência dos materiais, projetos em CAD e evolução do automóvel. Todas as disciplinas são incentivadoras à convivência com atividades laboratoriais, industriais e de iniciação científica, bem como com professores de várias áreas de atuação da engenharia mecânica automotiva.

Ciclo de Formação Geral

O ciclo de formação geral é integrado por disciplinas cujas estruturas promovem a compreensão do mundo, da sociedade, da comunicação, da racionalidade investigativa e da espiritualidade.

Ciclo de Formação Básica Profissional
É integrado por disciplinas que compreendem a aquisição de fundamentos científicos e tecnológicos da Engenharia, cobrindo os campos da matemática, física, química, informática, desenho, entre outros.

Ciclo de Formação Profissional

Compreende a aquisição de conhecimentos e o exercício de competências específicas da profissão de Engenharia Mecânica Automotiva nas áreas de: projetos mecânicos, materiais e processos de fabricação e termociências.


Estágio Supervisionado em Engenharia Mecânica Automotiva

A importância dos estágios na formação profissional vem sendo reconhecida pelas universidades, professores e alunos. Hoje, mais que uma obrigação regulamentar, os estágios são reconhecidos como um instrumento pedagógico muito rico, essencial na formação profissional e, principalmente, estratégico na inserção do futuro engenheiro no mercado de trabalho. Por isso, a Coordenação e os professores do curso estimulam, de forma intensa, os estágios extracurriculares (não obrigatórios) ao longo do curso.

O estágio supervisionado em Engenharia Mecânica Automotiva é uma atividade curricular obrigatória, com duração mínima de 160 horas/trabalho, realizada em uma empresa pública ou privada e supervisionada por professores do curso. Este estágio deve ser realizado no penúltimo semestre do curso.

Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Automotiva

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória e objetiva aprofundar os conhecimentos teóricos ou práticos, adquiridos pelo aluno no objeto de estudo, estimulando a habilidade individual de pesquisa e estudo independente. Busca, também, desenvolver a capacidade de expressão escrita e oral do futuro engenheiro e, aproveitando as sinergias geradas, preparar material técnico e didático sobre temas importantes da área de engenharia mecânica automotiva.

O TCC é um trabalho de caráter técnico-científico, apresentado sob forma de monografia, resultado da execução de um projeto de pesquisa, supervisionado e orientado por professores da Universidade. O trabalho é individual e deve ser defendido pelo graduando, perante uma banca examinadora.

A monografia deve ser iniciada no penúltimo semestre do curso, na disciplina de TCC I ? escolha do tema e respectivo orientador ? e finalizada no último semestre, na disciplina de TCC II, culminando com a defesa do trabalho perante uma banca examinadora.

Atividades Complementares

As atividades complementares são curriculares, mas devem ser realizadas em horários extraclasse. São todas e quaisquer atividades realizadas fora do âmbito curricular, que sejam consideradas de interesse para o enriquecimento da formação profissional e pessoal do aluno. Tem por objetivo complementar a formação do profissional de Engenharia Mecânica Automotiva através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.






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