Graduação

Em Brasilia

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Brasilia

  • Duração

    10 Semestres

Instalações

Localização

Início

Brasilia (Distrito Federal)
Ver mapa
Sepn 707/907 - Campus Do Uniceub - Bloco 1 - Asa Norte - Brasília -Df - Cep: 70790-075, 70790-075

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O mercado para a Engenharia Civil está em franca expansão, tanto na geração de empregos quanto na assimilação de empreendedores.
É uma área de grande potencial a curto e médio prazo.
No UniCEUB, o aluno terá sólida formação técnico-científica e profissional para que atenda ao mercado de trabalho em seus mais altos níveis de exigência.



Sobre o curso

Qual é a formação obtida?

Bacharelado em Engenharia Civil.

Qual é a duração do curso?

10 semestres.

O que faz um profissional formado em Engenharia Civil?

1. Atua no planejamento, na supervisão, na elaboração e na coordenação de projetos das áreas de engenharia civil: construção civil, estruturas, fundações, saneamento, transportes (rodoviário, ferroviário aquaviário), orçamentos, perícias, avaliações, consultorias e assessorias.
2. Domina as técnicas da construção civil, com conhecimentos na área de gestão financeira, gestão administrativa, gestão ambiental, gerenciamento de obras e técnicas construtivas.
3. Atua na supervisão, na fiscalização, no gerenciamento, na execução de obras de engenharia civil: edifícios industriais, residenciais e comerciais, pontes, viadutos, barragens, rodovias (implantação, pavimentação, recuperação, duplicação).
4. Domina todo o ciclo de produção de um projeto, de acordo com critérios de viabilidade econômica e de qualidade assegurada.
5. Desenvolve atividades práticas, analisando e interpretando resultados.
6. Compreende os problemas administrativos, legais, socioeconômicos, culturais e do meio ambiente.

Por que fazer o curso de Engenharia Civil?

Em razão das potencialidades da profissão no mercado de trabalho a curto e médio prazo e das perspectivas de desenvolvimento de pesquisas e projetos acadêmicos.

Em que tipo de empresa o profissional atua?

O profissional da Engenharia Civil pode trabalhar em qualquer empresa, pública ou privada, construtoras e canteiros de obras, áreas urbanas e rurais, indústrias, estabelecimentos de ensino e instituições de pesquisa e de desenvolvimento, bancos, órgãos públicos.

Existe reserva de mercado para a profissão?

Sim. O engenheiro civil possui um órgão de classe que fiscaliza e inibe a atuação de qualquer profissional sem a devida formação acadêmica e o registro.

Como é o mercado de trabalho para o profissional de Engenharia Civil?

A Engenharia Civil está em franca expansão, tanto na geração de empregos quanto na assimilação de empreendedores. É uma área de grande potencial de mercado a curto e médio prazo. A perspectiva da realização da Copa do Mundo em 2014 no Brasil e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal) tornam as condições mais favoráveis.

Por que fazer o curso de Engenharia Civil no UniCEUB?

O UniCEUB forma o profissional com perfil, para ampliar as possibilidades de sucesso na carreira.
O egresso do curso de Engenharia Civil do UniCEUB terá sólida formação técnico-científica e profissional que o capacitará a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a crítica e a criatividade na identificação e na resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas sociais.

Quais são os focos do curso do UniCEUB?

A qualidade técnica do profissional é o primeiro item quando o assunto é o UniCEUB, conforme reconhecido pelo mercado de trabalho. Além disso, a Instituição mantém o aluno atualizado quanto às tendências mercadológicas. Soma-se a isso o volume de trabalhos realizados em laboratórios e as visitas técnicas que permitem preparar o aluno para a realidade da profissão.

Como definir o corpo docente do UniCEUB?

São profissionais com alta experiência técnica e profissional, com foco no acompanhamento das tendências de mercado, o que faz grande diferença para o aluno.

Como são as disciplinas do curso de Engenharia Civil?

Nos dois primeiros anos, o aluno faz o curso básico e as disciplinas específicas, tais como: Desenho Técnico com AUTOCAD e Mecânica dos Sólidos. A partir do terceiro ano, o graduando passa a ter contato com disciplinas profissionalizantes: Topografia, Materiais de Construção Civil, Geotecnia, Hidráulica, Mecânica dos Solos, etc.

Existem áreas de especialização ao longo do curso?

Além das disciplinas obrigatórias do curso, a partir do sétimo semestre, o aluno poderá cursar disciplinas optativas que o conduzirão às áreas específicas de atuação: Estruturas, Construção Civil, Geotecnia, Transportes e Recursos Hídricos.

O que diferencia o profissional formado no UniCEUB?

No UniCEUB, o profissional é formado, para atender as necessidades do mercado de trabalho. O aluno mantém contato com profissionais atuantes, por meio de seminários, palestras, debates, workshops e outras atividades, permitindo definir, com segurança, a área de atuação.

Como definir a estrutura física do UniCEUB?

As instalações dos cursos do UniCEUB recebem conceito máximo nas avaliações institucionais realizadas pelo Ministério da Educação.

Como vocês avaliam o acervo da Biblioteca do UniCEUB?

O acervo é atualizado. A Biblioteca Reitor João Herculino fornece os títulos mais reservados e mais consultados. Dessa forma, temos condições de manter a quantidade da literatura específica, para atender a demanda da comunidade acadêmica. O UniCEUB oferece um serviço especial: o aluno pode solicitar a aquisição de livros, contribuindo para o acervo especializado. Vale ressaltar que a Biblioteca possui recursos de multimídia para acesso remoto, via internet, e videoteca. A base de dados para consulta de periódicos é uma das mais utilizadas no mundo acadêmico.

Quais são os programas institucionais que oferecem bolsa de estudos?

O UniCEUB oferece bolsa de estudos vinculada às atividades de extensão, em que o aluno desenvolve a prática profissional em atendimentos comunitários. Trata-se do programa Bolsa Extensão. Qualquer estudante da graduação, de qualquer curso pode concorrer a bolsa de estudos de 25% vinculada à participação no programa UniCEUB na rede pela erradicação do analfabetismo. Os alunos selecionados nos programas de monitoria recebem 40% de desconto, e os participantes do Programa de Iniciação Científica - PIC, 25%. Os descontos não são cumulativos e passam a valer a partir da segunda mensalidade. A participação nos programas de extensão também pode ser como voluntário. Informações completas devem ser obtidas nos editais relativos aos projetos, publicados no início de cada semestre letivo.



Projeto Pedagógico

O curso provê ao aluno a capacitação plena, com formação em cinco áreas da Engenharia Civil - construção civil, estruturas, fundações, recursos hídricos e transportes - e atende às expectativas e às necessidades dos candidatos interessados em adquirir habilitação, e às da sociedade, que demanda profissionais para atuar em empresas e organizações emergentes.
O perfil do candidato a essa área de atuação é constituído por:
  • raciocínios lógico e abstrato elevados;
  • espírito voltado para pesquisa e proposição de idéias inovadoras;
  • capacidade de liderança e coordenação de equipes de trabalho;
  • capacidade de desenvolver atividades práticas, analisando e interpretando resultados;
  • capacidade de resolução de cálculos e problemas complexos;
  • facilidade para aprendizado e utilização de idioma estrangeiro.
A resolução n.1010, de 1 de julho de 2007, emitida pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CONFEA, discrimina as atribuições dos engenheiros civis, estabelecendo as competência no desempenho de suas atividades.
Grau conferido: engenheiro civil.
Duração do curso: 10 semestres ou 5 anos.

Mercado de trabalho
O engenheiro civil poderá atuar na supervisão, na fiscalização, no gerenciamento e na execução de obras em: edifícios industriais, residenciais e comerciais, pontes, viadutos, barragens, rodovias (implantação, pavimentação, recuperação, duplicação), em empresas públicas ou privadas, centros de pesquisa e desenvolvimento, universidades, estabelecimentos de ensino e pesquisa.
O profissional de engenharia civil participa no planejamento, na supervisão, na elaboração e na coordenação de projetos das áreas de engenharia civil: construção civil, estruturas, fundações, saneamento, transportes (rodoviário, ferroviário, aquaviário), orçamentos, perícias, avaliações, consultorias e assessorias, de acordo com critérios de viabilidade econômica e de qualidade assegurada.





Engenharia Civil

Preço para verificar