Engenharia Civil

Graduação

Em Ijuí e Santa Rosa

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Descrição

  • Duração

    10 Semestres

Formar profissionais na Área de Engenharia Civil, com sólida formação técnico-científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos e sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas. Dirigido a: . Formar profissionais na Área de Engenharia Civil, com sólida formação técnico-científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos e sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

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Ijuí (Rio Grande do Sul)
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Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000

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Rs 344, Km 39 Cp 489 Santa Rosa - Rs 98.900-000, 98.900-000

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Programa

O Engenheiro Civil é um empreendedor. Transforma materiais brutos em estruturas úteis para o homem; pensando na qualidade, segurança, funcionalidade e economia. A sólida formação técnico-científica e administrativa do Engenheiro Civil possibilita sua atuação crítica e criativa frente às demandas da sociedade, considera aspectos político-econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística.

Histórico
Com 50 vagas para ingresso no vestibular de verão, o curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ é oferecido desde o 1º semestre de 1997. Sua implantação, no Campus Ijuí, foi autorizada pela Resolução CONSU nº 03/96. Em 1996 foi constituída uma Comissão de Criação para construir o projeto do Curso, a cargo do Departamento de Tecnologia. Em 21 de outubro, as Câmaras de Ensino e Legislação e de Administração e Planejamento emitiram parecer favorável à implantação do curso, e o Conselho Universitário, em sessão plenária, aprovou os pareceres.

O curso de Engenharia Civil foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em 11 de setembro de 2001, pela Portaria Ministerial nº 2007, já com uma nova proposta curricular. Neste mesmo semestre formou-se a primeira turma de Engenheiros Civis da UNIJUÍ.

Visando a qualificação constante do curso, foi realizada em 2006, a segunda alteração curricular. Toda a proposta político-pedagógica foi readequada por meio da inserção de assuntos inovadores, permitindo uma formação suficientemente ampla e firme para criar, assimilar, entender e adaptar-se ao novo contexto da área.

Ainda em 2006, o Curso de Engenharia Civil teve aprovada, através do Edital 03/20006 do MEC, a criação de um Grupo do Programa de Educação Tutorial (PET). Das 30 instituições de ensino superior contempladas pelo edital, a UNIJUÍ foi a única universidade pública não gratuita. Quatro alunos bolsistas do Grupo PET/EGC vêm trabalhando em atividades de apoio ao ensino, de pesquisa e de extensão na área temática 'Novos Materiais e Tecnologias'.


Objetivos
Geral

* Formar profissionais na Área de Engenharia Civil, com sólida formação técnico-científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos e sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Específicos

* Capacidade de conceber e analisar sistemas, produtos e processos, utilizando modelos adequados;

* Capacidade de planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos de engenharia;

* Capacidade de operar e manter sistemas;

* Domínio de infotecnologias e de outras ferramentas para o exercício da prática profissional;

* Comunicação oral e escrita;

* Visão crítica de ordens de grandeza na solução e interpretação de resultados;

* Leitura, interpretação e expressão por meios gráficos;

* Capacidade de desenvolver atividades práticas, analisar e interpretar resultados;

* Capacidade de compreender os problemas administrativos, legais, socioeconômicos e culturais e do meio ambiente;

* O currículo deverá desenvolver no estudante um senso crítico e de cidadania que possibilite a prática das seguintes atitudes durante sua vida profissional:

* Visão crítica de ordens de grandeza na solução e interpretação de resultados;

* Leitura, interpretação e expressão por meios gráficos;

* Capacidade de desenvolver atividades práticas, analisar e interpretar resultados;

* Capacidade de compreender os problemas administrativos, legais, socioeconômicos e culturais e do meio ambiente;

* Compromisso com a ética profissional;

* Responsabilidade social, política e ambiental;

* Espírito empreendedor: postura pró-ativa e empreendedora;

* Compreensão da necessidade de busca permanente de atualização profissional


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