Graduação

Em Barra do Piraí e Nova Iguacu

R$ 3.000

Descrição

  • Duração

    5 Anos

O profissional, graduado em Engenharia Civil, pode desempenhar inúmeras funções. De uma maneira geral, quanto à forma de seu trabalho, pode-se dizer que ele pode atuar como: Autônomo, Empregado e Empresário (Empreendedor). Dirigido a: O Engenheiro Civil deve apresentar capacidade de decisão, demonstrando espírito crítico que lhe possibilite apresentar propostas a soluções de problemas teóricos e experimentais, aplicando os conceitos absorvidos no Curso em situações do dia a dia em seu campo de atuação, contribuindo para o crescimento desta especialidade como um todo.

Instalações

Localização

Início

Barra do Piraí (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 - (Estrada Barra Do Piraí - Valença) Barra Do Piraí- Rj Cep: 27101-090, 27101-090

Início

Consultar
Nova Iguacu (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Antenor de Moura Raunheltti,152 Luz - Nova Iguaçu - Rj Cep: 26260-050, 26260-050

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso de Graduação em Engenharia Civil do UGB - Centro Universitário Geraldo Di Biase, visa formar o profissional com capacidade para atuar em qualquer das sub-áreas, seja na esfera de projetos, consultorias ou na execução de obra (construção de edifícios, pontes, viadutos, estradas e transportes, hidrelétricas), bem como desenvolver atividades de planejamento e administração de empreendimentos do setor.
O Engenheiro Civil deve apresentar capacidade de decisão, demonstrando espírito crítico que lhe possibilite apresentar propostas a soluções de problemas teóricos e experimentais, aplicando os conceitos absorvidos no Curso em situações do dia a dia em seu campo de atuação, contribuindo para o crescimento desta especialidade como um todo.
Deverá estar apto para ocupar cargos de gestor junto às empresas públicas ou privadas, bem como se dedicar a quaisquer atividades públicas ou privadas que exijam liderança e capacidade para tomada de decisões.
A liderança e o dinamismo são características prioritárias no perfil dos Engenheiros, uma vez que o papel desempenhado no exercício profissional os colocará, continuadamente, diante de situações em que são exigidas posturas arrojadas, iniciativas e firme convicção dos seus pontos-de-vista.
Desta forma, pretende-se colocar no Mercado de Trabalho, profissionais dinâmicos e objetivos, de autoconfiança e de notável capacidade de liderança, como alavanca eficaz no processo do desenvolvimento global da comunidade junto a qual deverá interferir.
Seu campo de atuação vai desde empresas especializadas nos diversos segmentos da Engenharia Civil, até às construtoras, órgãos públicos, grandes empresas industriais, universidades e escolas.

O que é?

O Curso de Engenharia Civil do UGB faz parte da Unidade de Nova Iguaçu, tendo a duração de 5 anos, com 3.600 horas. O curso é Reconhecido através do Decreto n° 72.076/73, publicado no Diário Oficial da União, seção 1, parte 1 de 10.04.1973, com Renovação de Reconhecimento homologado pela Portaria Ministerial n° 3996/2004.
Pela Resolução nº 218 de 29 de junho de 1973 do CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. O Art. 1° desta resolução estabelece que o Engenheiro Civil está habilitado a desempenhar todas as 18(dezoito) atividades estabelecidas para o exercício profissional da Engenharia, referentes a edificações, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos, sistema de transporte, de abastecimento de água e de saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigação; pontes e grandes estruturas; seus serviços afins e correlatos.

Como o curso se organiza?

O curso requer conhecimentos especializados na área da construção civil.
O Engenheiro Civil é um profissional com formação plena em Engenharia e formação profissional em construção civil, através de todas as etapas que compõem a mesma, a partir de um curso que compreende disciplinas de Formação Básica, Profissionalizante e Específica. A Estrutura Curricular do Curso foi elaborada com base na resolução
CNE/CES n.º 11, de 11.03.2002. Os Componentes Curriculares propostos para o curso contribuem para uma formação profissional adequada a solução dos problemas da região, com abrangência nacional. O Curso possui 60 (sessenta) Componentes Curriculares distribuídos ao longo dos 05 (cinco) anos de duração, com 3.600 horas.
Ao longo do cumprimento da Estrutura Curricular é desenvolvida a capacidade interpretativa, lógica, descritiva e organizacional, tudo isso por meio de avaliações do aprendizado, trabalhos escritos, seminários e programas de iniciação científica, Atividades Dirigidas de Aprendizagem juntamente com o Estágio Curricular Supervisionado somado as práticas de laboratório, formam o embrião necessário para a fecundação geradora de conhecimentos, no sentido da formação do Engenheiro Civil.

Por que estudar no UGB?

O UGB possui uma estrutura tecnológica e pedagógica que permite ao aluno de Graduação uma qualificação que o torna um diferencial no mercado. Há uma interação de todos os seguimentos da Instituição que proporciona uma verdadeira parceria de resultados, aglutinando Docentes, Discente e Administração. Está em constante reformulação de processos administrativos pedagógicos para que as práticas e inovações sejam instituídas de forma dinâmicas, orientadas e organizadas. Por meio do Núcleo de Ensino à Distância - NEAD, vem permitir que os alunos possam cursar em Regime de Adaptação e/ou Dependência os Componentes Curriculares, facilitando o melhor cumprimento da matriz curricular do seu curso.

Infra-estrutura do Curso

O Curso funciona em prédio próprio da Instituição e é dotado de salas de aula, incluindo salas de desenho, com boa iluminação, laboratórios de Física, Química, Informática - com acesso à Internet, Fenômenos dos Transportes, Hidráulica, Materiais de Construção, Mecânica dos Solos, sala de Professores, sala de Coordenações de Cursos, Biblioteca - com diversos acervos bibliográficos, Secretaria, Centro de Atendimento de Alunos, Instalações Sanitárias - inclusive adequadas à portadores de necessidades especiais, Sala de Projeção, Auditório com dispositivo áudio-visual, espaço para circulação, sistema de segurança e espaço para circulação com condições de acesso satisfatórias, inclusive, a portadores de necessidades especiais.

O profissional de Engenharia Civil

O profissional, graduado em Engenharia Civil, pode desempenhar inúmeras funções. De uma maneira geral, quanto à forma de seu trabalho, pode-se dizer que ele pode atuar como: Autônomo, Empregado e Empresário (Empreendedor).
O Engenheiro Civil desempenha suas funções em vários locais:

a) Empresas Privadas (Construtoras)
b) Cargos Públicos
c) Estabelecimentos Financeiros

O profissional deverá estar qualificado para atuar em qualquer das sub-áreas da Engenharia Civil, absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos político-econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
O Engenheiro Civil deverá, ainda:

a) desenvolver todas as sub-áreas da Engenharia Civil, proporcionalmente à sua importância intrínseca, à demanda atual do mercado e à demanda prevista para um futuro a curto e médio prazo;
b) Projetar, dirigir, fiscalizar e executar os trabalhos relativos a obras e a serviços técnicos de sua área;
c) Responder, de maneira eficiente, às expectativas do mercado;
d) Desenvolver práticas inovadoras na Engenharia Civil;e) Motivar o afloramento de novas idéias e o do espírito crítico;

Engenharia Civil

R$ 3.000