Enfermagem

Graduação

Em Ijuí

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Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Ijuí

  • Duração

    9 Semestres

formar enfermeiros para o exercício da enfermagem, com competência técnico-científica, humanista e ética, comprometido com a realidade sociocultural e epidemiológica da população. propiciar aos acadêmicos de Enfermagem, no decorrer do Curso, amplo espaço de debate sobre questões relativas à saúde e à enfermagem. integrar o ensino, a pesquisa e a extensão universitária na formação do enfermeiro. Dirigido a: A formação do profissional enfermeiro é norteada por cinco grandes linhas: 1) compromisso com a realidade sociocultural; 2) competência técnico-científica pautada em princípios éticos; 3) compromisso com o cuidar/cuidado por meio da atenção integral à saúde; 4) comprometimento com os princípios do Sistema Único de Saúde; 5) responsabilização social e com a cidadania. Áreas de atuação do egresso

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Programa

A enfermagem pode ser definida como uma atividade realizada por pessoas que cuidam da vida. Comprometida com os princípios do Sistema Único de Saúde é uma profissão que busca a promoção da saúde e tem como princípio ético manter ou restaurar a autonomia do sujeito, na promoção da saúde e nas diferentes situações do processo saúde-doença.



Histórico
A origem do Curso de Enfermagem da UNIJUÍ nos remete para o ano de 1980, ocasião em que foi implantada a Escola de Enfermagem de Ijuí, com o Curso de Enfermagem e Obstetrícia, nas habilidades de Enfermeiro - Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem Obstétrica, Enfermagem em Saúde Pública e Licenciatura em Enfermagem. A realização do I Seminário Regional de Saúde, em 1983, propiciou o intercâmbio de experiências entre profissionais, grupos e instituições atuantes na área de saúde, resultando na criação do Conselho Municipal de Saúde (Comus) de Ijuí.

Com vistas a sua atualização, a graduação teve o seu Plano de Curso revisto por vários momentos até chegar a sua realização atual, mas sempre buscando formar indivíduos qualificados para o exercício profissional, enfatizando a competência técnico-científica, a formação generalista, considerando a realidade epidemiológica da população, com habilidade para atuar sobre o processo saúde/doença de indivíduos e coletividades e nos diferentes níveis de complexidade de atenção à saúde.

Além disso, o Curso de Enfermagem prevê que o profissional egresso tenha uma sólida formação humanística, qualificação intelectual, comprometimento social e um exercício profissional coerente com as demandas dos sujeitos imersos nas práticas sociais.


Objetivos

Específicos

* formar enfermeiros para o exercício da enfermagem, com competência técnico-científica, humanista e ética, comprometido com a realidade sociocultural e epidemiológica da população;

* propiciar aos acadêmicos de Enfermagem, no decorrer do Curso, amplo espaço de debate sobre questões relativas à saúde e à enfermagem;

* integrar o ensino, a pesquisa e a extensão universitária na formação do enfermeiro;

* formar enfermeiro generalista, crítico, reflexivo e criativo, apto a atuar no processo saúde/doença de indivíduos, famílias e coletividades, nos diferentes níveis de complexidade da atenção à saúde;

* formar enfermeiro educador em saúde, em todos os espaços de atuação profissional.


Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

A formação do profissional enfermeiro é norteada por cinco grandes linhas: 1) compromisso com a realidade sociocultural; 2) competência técnico-científica pautada em princípios éticos; 3) compromisso com o cuidar/cuidado por meio da atenção integral à saúde; 4) comprometimento com os princípios do Sistema Único de Saúde; 5) responsabilização social e com a cidadania.
Áreas de atuação do egresso

Do enfermeiro formado pela Unijuí, espera-se que tenha as seguintes competências e habilidades, as quais se baseiam na historicidade do Curso e na Resolução CNE/CES Nº 3/2001 e Parecer CNE/CES Nº 1.133/2001 (BRASIL, 2001 a; BRASIL, 2001 b):

* Competência técnico-científica;

* Comprometimento com a realidade local, regional e nacional;

* Capacidade de interagir pautada no conceito de integralidade;

* Compreensão do indivíduo no coletivo e o coletivo no indivíduo;

* Compromisso com os princípios do Sistema Único de Saúde;

Os acadêmicos contam com 300 horas de estágios específicos. As atividades dos estágios são realizadas em Farmácias e Drogarias, Rede Pública, Laboratórios Industriais e de Análises Clínicas e na Farmácia-Escola, proporcionando momentos de envolvimento dos estagiários, supervisores e equipe de saúde onde acontecem os estágios.

* Compromisso com a qualificação e produção de conhecimentos vinculados à saúde;

* Habilidade para atuar como educador em saúde;

* Habilidade em planejamento, organização e gestão da atenção e dos serviços de saúde;

* Compromisso com o exercício da cidadania

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