Elaboração de Relatórios Técnicos

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Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    Online

Capacitar os participantes com conhecimentos específicos sobre a estrutura de relatórios e trabalhos técnicos em geral, através de exercícios adequados que os levem a adquirir qualidade de redação. Elaborar um relatório técnico, a partir de um objetivo ou de um problema, tornando-os aptos a organizar dados, de forma a permitir análises e decisões. Dirigido a: Colaboradores que redigem relatórios no dia a dia empresarial.

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Opiniões

Programa

OBJETIVO


- Capacitar os participantes com conhecimentos específicos sobre a estrutura de relatórios e trabalhos técnicos em geral, através de exercícios adequados que os levem a adquirir qualidade de redação.


- Elaborar um relatório técnico, a partir de um objetivo ou de um problema, tornando-os aptos a organizar dados, de forma a permitir análises e decisões.


PÚBLICO-ALVO


Colaboradores que redigem relatórios no dia a dia empresarial.


- Os Elementos Organizacionais do Texto e o Processo de Comunicação Escrita.


- Decomposição do texto para sua melhor compreensão.


- Competência Estratégica na Redação dos Textos, através da Técnica da Objetividade.


- A ligação entre o texto e a realidade.


- A captação da atenção do leitor para persuadi-lo e conseguir resultados positivos para a empresa.


- O tópico frasal: frases longas e frases curtas. Quando utilizá-las?


- Correção de uma carta empresarial para definição das três partes essenciais de uma redação: Introdução,Desenvolvimento e Conclusão.


- A concisão para reduzir ao mínimo o tempo gasto na elaboração de um relatório.


- A Estrutura Linguística do Relatório


- A preparação/elaboração/revisão.


- O processo de brainstorming para gerar ideias.


Características discursivas do relatório:


- A descrição


- A narração


- A dissertação


- Tipos de Relatórios


- Relatórios formais/informais


- Relatórios internos/externos


- Plano de um Relatório Administrativo


- Apresentação das técnicas de forma expositiva e dialogada seguida de dinâmica individual e em grupo, envolvendo todos os participantes, proporcionando sempre o debate para esclarecimentos e conclusão do assunto.


- Depois de apresentadas as técnicas, serão feitos exercícios, conforme proposição na apostila, escritos pelos grupos, em flip-chart, com temas do dia a dia do participante, para correção pela professora e esclarecimentos de dúvidas.


- Esta metodologia objetiva garantir a efetiva aprendizagem, uma vez que abrange todo o


PÚBLICO-ALVO


em seus três canais de comunicação: o visual, o auditivo e o sinestésico, promovendo o ensino "aprenda fazendo".


SUELY MARASSI DE AGUIAR


- Formada em Letras (Licenciatura Plena - Português, Literatura e Inglês).


- Pós-Graduada em Administração de Comércio Exterior pela FEA-USP.


- Como Consultora, dedica-se ao aperfeiçoamento e desenvolvimento de executivos e executivas dos segmentos empresarial e bancário.


- Professora de Comunicação (Expressão Oral e Escrita) no Centro de Educação em Turismo e Hotelaria do SENAC-SP, durante 10 anos.


Lecionou Língua Portuguesa em diversos cursos preparatórios, para candidatos a concursos públicos( Banco Central, Banco do Brasil e Receita Federal).

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