Elaboração e Implementação de Planos de Cargos, Carreiras e Salários
Curso
Online
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Nível
Básico
-
Metodologia
Online
-
Duração
2 Dias
Este programa tem por objetivo formar profissionais para o desenvolvimento e implementação de ações estratégicas de remuneração, com base em Planos de Cargos, Carreiras e Salários, delineados segundo o modelo de Gestão por Competências, visando à adoção de uma estratégia voltada para o aumento da produtividade e o alcance dos objetivos estratégicos das organizações.
As modernas práticas de formação de estruturas organizacionais vêm indicando a tendência à utilização de cargos mais amplos e que permitam maior desenvolvimento aos profissionais que os ocupam, além de uma maior mobilidade para a administração, com a redução de riscos e burocracia.
Por outro lado, os sistemas de remuneração total adotados atualmente, calcados em processos de avaliação por competências, propiciam uma valorização dos colaboradores que efetivamente contribuem para o sucesso de suas empresas, sem necessariamente incorrer em aumentos significativos para a folha de pagamento.
Consolidando estas questões, são estabelecidos os programas de participação nos resultados, norteador para as ações decorrentes das definições estratégicas estabelecidas, trazendo uma maior sustentação para a retenção de talentos nas organizações.
Opiniões
Matérias
- Estratégia
- Estrutura
- Produtividade
- Planos de Cargos
- Implementação de Planos
- Recursos Humanos
- Gestão de Pessoas
- Gestão por competências
- Estruturas organizacionais
- Desenvolvimento
Professores
Iêda Vecchioni de Carvalho
Professora do IDEMP
Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especializada em consultoria organizacional, desenvolvimento, implantação e aplicação de processos e projetos nas Áreas de Gestão Estratégica e Gestão de Pessoas. Palestrante em Congressos e Seminários.
Programa
APRESENTAÇÃO
Este programa tem por objetivo formar profissionais para o desenvolvimento e implementação de ações estratégicas de remuneração, com base em Planos de Cargos, Carreiras e Salários, delineados segundo o modelo de Gestão por Competências, visando à adoção de uma estratégia voltada para o aumento da produtividade e o alcance dos objetivos estratégicos das organizações.
As modernas práticas de formação de estruturas organizacionais vêm indicando a tendência à utilização de cargos mais amplos e que permitam maior desenvolvimento aos profissionais que os ocupam, além de uma maior mobilidade para a administração, com a redução de riscos e burocracia.
Por outro lado, os sistemas de remuneração total adotados atualmente, calcados em processos de avaliação por competências, propiciam uma valorização dos colaboradores que efetivamente contribuem para o sucesso de suas empresas, sem necessariamente incorrer em aumentos significativos para a folha de pagamento.
Consolidando estas questões, são estabelecidos os programas de participação nos resultados, norteador para as ações decorrentes das definições estratégicas estabelecidas, trazendo uma maior sustentação para a retenção de talentos nas organizações.
A QUEM SE DESTINA
Gestores / profissionais que atuam na área de Cargos, Carreiras e Remuneração e empresários que precisam desenvolver estratégias de remuneração em suas organizações.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Compreensão e identificação de estruturas organizacionais compatíveis com o cenário e o ambiente da empresa.
- Elaboração de Planos de Cargos segundo as tendências atuais do cargo amplo.
- Mapeamento e conceituação de perfis de competências para os cargos que compõem a estrutura organizacional.
- Identificação de possíveis carreiras e formas de evolução funcional em conformidade com a estrutura da organização e com o Modelo de Gestão de Pessoas por Competências.
- Desenvolvimento de Planos de Salários com base no mercado.
- Desenvolvimento e implantação de ações estratégicas de remuneração, considerando a saúde financeira da organização.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Compreensão e identificação de cenários e aspectos organizacionais.
Tendências políticas, sociais e econômicas que influenciam nas relações entre organizações e colaboradores. - Análise de fatores que influenciam na produtividade da organização.
Amplitude de controle, número de níveis, relações fornecedores / clientes internos, diretos x indiretos, superposições. - Estabelecimento de parâmetros e referenciais para definição de estrutura organizacional.
Cargos amplos x restritos, multifuncionalidade, análise quantitativa e qualitativa das áreas que comporão a estrutura organizacional - Elaboração de descrições de cargos, segundo o modelo do cargo amplo.
Aspectos essenciais a serem contemplados nas descrições dos cargos: missão, atribuições e requisitos. - Definição e mapeamento de perfis de competências, com base nos direcionadores estratégicos estabelecidos e no Plano de Cargos.
Competências organizacionais e funcionais, técnicas e comportamentais. - Estabelecimento de um sistema de remuneração compatível com a realidade organizacional, o mercado de trabalho e a avaliação por competências.
Planos de salários, pesquisa salarial, tratamento estatístico dos dados do mercado, verificação da saúde financeira da Organização. - Construção de um modelo de remuneração estratégica e desenvolvimento / sucessão para garantir a retenção dos talentos e a sustentabilidade da organização.
Plano de sucessão / assessment, programas de participação nos lucros / resultados.
METODOLOGIA
Exposição dialogada, discussão sobre situações possíveis e realização de exercícios práticos individuais e em grupo para melhor absorção do conteúdo.
Elaboração e Implementação de Planos de Cargos, Carreiras e Salários