Educação Física - Licenciatura

Graduação

Em Anapolis

R$ 22.139

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Anapolis

  • Duração

    3 Anos

O curso de Educação Física iniciou suas atividades acadêmicas em fevereiro de 2000. As piscinas do Parque Aquático foram inauguradas em março de 2001 para atendimentos curriculares e atividades de extensão do curso, visando a atender tanto a comunidade externa como à interna, nas modalidades de natação e hidroginástica. No final de 2001 foram inaugurados a Academia de Musculação e o Ginásio Polies

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Programa

Sobre o Curso

O curso de Educação Física iniciou suas atividades acadêmicas em fevereiro de 2000. As piscinas do Parque Aquático foram inauguradas em março de 2001 para atendimentos curriculares e atividades de extensão do curso, visando a atender tanto a comunidade externa como à interna, nas modalidades de natação e hidroginástica. No final de 2001 foram inaugurados a Academia de Musculação e o Ginásio Poliesportivo.

Ao longo de sua caminhada, alterou-se o currículo do curso, motivado pela necessidade de adequá-lo à legislação pertinente às novas diretrizes curriculares. Dessa forma, em dezembro de 2004 foi realizado o primeiro vestibular para os novos cursos: Graduação em Educação Física (bacharelado), para o turno noturno, e Licenciatura em Educação Física, no turno matutino e no turno noturno.

O curso de licenciatura em Educação Física prepara os acadêmicos para os seguintes campos de atuação: assessoria, planejamento, execução e avaliação do componente curricular Educação Física na Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio); atuação em instituições que desenvolvem programas educacionais, e participação em equipes interdisciplinares e multidisciplinares. O licenciado em Educação Física será um profissional formado para assumir o papel de educador, condição a qual está subordinada a sua capacidade técnica, fazendo da escola seu campo de atuação e experimentação.



Concepção do Curso

O objetivo do curso é habilitar profissionais ao magistério de Educação Física e Esportes para que tenham o domínio de instrumentos e técnicas que lhes permitam desenvolver as habilidades necessárias aos exercícios da profissão, além de contribuir para o desenvolvimento ético e profissional da categoria. Com a implantação das novas diretrizes curriculares para os cursos de graduação (licenciatura e bacharelado) em Educação Física (Resolução Nº 01 e 02/CNE 2002 e Resolução Nº 07/CNE/2004), procurou-se implementar, em cada curso, uma dimensão sociocultural mais abrangente em sua relação com a sociedade e com a realidade na qual cada um está inserido.

A estrutura curricular capacita o licenciado a atuar no planejamento, desenvolvimento e avaliação de procedimentos pedagógicos em esportes, ginásticas, danças, lutas e atividades de forma geral, atendendo ao aspecto formal do ensino dos conteúdos da área, desde a educação infantil até a formação universitária, buscando sempre efetivar a educação física como disciplina curricular no interior das instituições.

Em análise da experiência de cinco anos de formação de profissionais da área de Educação Física, entendendo-se a relevância de sua vocação, baseando-se nos dados coletados do corpo docente, nas ampliações das instalações de ponta, no espaço físico e nas avaliações contínuas do curso, a instituição acredita que reune condições necessárias para realizar o novo modelo pedagógico a ser adotado pelo Curso de Licenciatura em Educação Física.

Pensar, hoje, nos pressupostos de um Projeto Pedagógico para Licenciatura em Educação Física, no contexto do Centro Universitário de Anápolis, faz necessário retraçar o seu percurso e apontar novas direções, reafirmando que sua organização não deve ser tratada, apenas, a partir das implicações legais, mas também, por compromissos acadêmico-profissionais com a sociedade.

As sociedades modernas necessitam, cada vez mais, dos conhecimentos e da atuação dos profissionais relacionados ao mundo do movimento. As condições de vida criadas pelo homem estão condenando-o ao imobilismo e ao sedentarismo. São os prejuízos acarretados pelo dito "progresso". Não são considerados quando outros interesses estão em jogo, por exemplo, o lucro, a vantagem comercial, as vendas, a conquista. Entende-se, porém, que apenas uma área do conhecimento não tem força suficiente para romper com o sistema social imposto e vivido pela sociedade como um todo.

Entretanto, participar na busca e construção de uma forma mais justa, igualitária e menos excludente é tarefa de qualquer área do conhecimento. A Educação Física, depois do rompimento com uma história que a limitou por mais de cinqüenta anos a uma visão e prática cartesiana de homem, assume um novo papel social: o de contribuir dentro da prática pedagógica formal com a formação de sujeitos autônomos, críticos e de consciência social.

Os conhecimentos tratados, produzidos e vivenciados no meio escolar servem de subsídios à autonomia fora do ambiente escolar, dando condições e orientações à prática da atividade física permanente e à cidadania. O mercado que, hoje, se abre ao profissional de Educação Física cresce vertiginosamente em todas as regiões do país, principalmente, na região Centro-Oeste, o que exige mão de obra qualificada para o suprimento e consolidação desse mercado, pois somente com trabalho competente e permanente é que se manterá essa área de atuação.

Não se trata, apenas, de um mercado a ser desbravado e consolidado. Trata-se, acima de tudo, de oferecer à população um serviço de qualidade, proporcionando uma vida melhor. E, é nessa perspectiva, que o Centro Universitário de Anápolis aposta e acredita no profissional de Educação Física. Ao propor a oferta da formação do licenciado em Educação Física está assumindo essa visão, efetivamente, na prática e, acreditando que, essa área constitui um grande investimento social futuro.



Perfil do Egresso

O perfil do curso de Licenciatura em Educação Física está circunscrito a partir de dois conceitos interligados: conhecimento da Educação Física e conhecimento pedagógico da Educação Física. Conhecimento da Educação Física: o egresso do curso deverá apresentar um domínio do conhecimento da área da Educação Física, reconhecendo-a como área interdisciplinar, constituída a partir de fundamentos científicos do campo das ciências biológicas, da saúde, exatas e humanas, não hierarquizados entre si.

Estes fundamentos são essenciais na formação do professor de Educação Física, uma vez que foram eles que permitiram, ao longo da história, as primeiras sistematizações do exercício físico, a partir de grandes temas da cultura, tais como o jogo, a ginástica, a luta, a dança e, mais recentemente, o esporte.
Cabe destacar que estes temas são, ao longo da história, fortemente marcados pelas dinâmicas culturais e que seus modos de aprendizado, bem como as distintas dimensões do conhecimento que os constituem, também variam dependendo do local em que são ensinados. O domínio do Conhecimento da Educação Física deve, portanto, fornecer sólidas bases para pensar a área, dialogar cientificamente e criar novas formas de atuação profissional.


Deve, também, permitir a compreensão das diferenças existentes no que concerne ao conhecimento aplicado nos distintos locais de atuação profissional, tais como clubes, academias, educação básica (educação infantil, ensinos fundamental e médio), empresas, laboratórios de análise do exercício, lazer, entre outros, compreendendo as diferenças não como desigualdades, mas como riqueza de possibilidades de trabalho, pesquisa e ensino da e na Educação Física.

Conhecimento pedagógico da Educação Física: partindo-se do pressuposto de que a atuação de um profissional da área caracteriza-se, basicamente, pela ação docente, e entendendo-se docência no seu sentido amplo, a formação pedagógica será enfatizada durante todo o curso. O profissional egresso do curso de Licenciatura em Educação Física deve possuir as seguintes competências e habilidades, necessárias a sua atuação nos diversos níveis da educação, no campo da Educação Física:

* Associar teoria e prática;

* Possuir domínio do conhecimento científico da sua área;

* Ser criativo e atuar de forma decisiva de modo a promover projetos que beneficiem a comunidade;

* Contribuir para a conscientização do papel da atividade física no contexto da saúde coletiva;

* Ser capaz de coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, organizar, avaliar e executar trabalhos e projetos em Educação Física;

* Trabalhar em equipe e participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares de trabalhos pedagógicos, nos diferentes níveis de ensino;

* Atuar como promotor e incentivador de atividades físicas, pautadas em valores humanos;

* Respeitar as características regionais da população onde está inserido e contribuir para o seu desenvolvimento;

* Respeitar a diversidade social, política, cultural e religiosa, contribuindo para a integração social;

* Viabilizar o acesso de pessoas com necessidades especiais, colaborando para o fim da exclusão e do preconceito social;

* Priorizar a qualidade pedagógica de sua atuação;

* Ser criativo e ter iniciativa frente a questões e dificuldades da atuação plena e de excelência;

* Colaborar para a formação das competências básicas nos alunos dos diversos níveis de ensino;

* Ser reconhecido como educador por excelência;

* Ser empreendedor e ter capacidade de liderança;

* Utilizar novas tecnologias e sistemas de informação como recursos no processo de ensino-aprendizagem;

* Produzir conhecimento didático a fim de facilitar o ensino;

* Produzir materiais alternativos para o uso em aula;

* Refletir sobre a qualificação docente;

* Utilizar recursos científicos para a educação continuada;

* Produzir pesquisas na área da Educação Física, contribuindo para o desenvolvimento de sua área de atuação.



Matriz Curricular

1 - Periodo

ANATOMIA
BASES BIOLÓGICAS
BASES SÓCIO-ANTROPOLÓGICAS DA ED.FÍS. E ESPORTES
FUND.DE RECREAÇÃO E LAZER
GINÁSTICA GERAL
LÍNGUA PORTUGUESA

2 - Periodo

FISIOLOGIA GERAL
FUNDAMENTOS DA CAPOEIRA
FUNDAMENTOS DA DANÇA
FUNDAMENTOS DO ATLETISMO
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
LIBRAS
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES

3 - Periodo

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR
CINESIOLOGIA
CULTURA RELIGIOSA
DIDÁTICA GERAL
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
FUND. DE NATAÇÃO
FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL

4 - Periodo

BASES NEURO-FUNCIONAIS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
FUNDAMENTOS DA ATIVIDADE FÍSICA ESPECIAL
FUNDAMENTOS DE FUTSAL E FUTEBOL
FUNDAMENTOS DO BASQUETE
MEDIDAS E AVALIAÇÃO NA ATIVIDADE FÍSICA
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE EVENTOS

5 - Periodo

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
FUND. DA ED. FÍS. NO ENS. INFANTIL E FUNDAMENTAL
FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO
FUNDAMENTOS DE GINÁSTICA RÍTMICA
FUNDAMENTOS DE HANDEBOL
FUNDAMENTOS DE JUDÔ
POLÍTICA E GESTÃO EDUC. DO ENSINO BÁSICO
NOÇÕES BÁSICAS DE SAÚDE E URGÊNCIA

6 - Periodo

APTIDÃO FÍSICA E SAÚDE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
FUNDAMENTOS DE GINÁSTICA OLÍMPICA
FUNDAMENTOS DO TÊNIS
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
OPTATIVA
SEMINÁRIO DE MONOGRAFIA

Informação adicional

Forma de pagamento : mensalidade:R$ 614,98

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