Educação Física
Curso
Online
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Metodologia
Online
Adquira seu Curso de Educação Física e aprenda mais sobre aspectos gerais da área!. Dirigido a: Educação Física
A ter em conta
Para maiores informações do curso, use o link:
http://www.cursosvirtuais.net/curso/educacao-fisica.htm
Opiniões
Programa
Conteúdo primeira apostila: Conhecendo Educação Física
- De higgins ao "jogging"
- Do homem natural ao homem máquina
- Há milhões de anos
- Há milhares de anos
- Antes de tudo, o homem
- Antes de tudo, o poder
- Antes de tudo, a terra
- Novamente, o homem
- O renascimento da educação física
- O renascimento dos jogos olímpicos
- Capitulo três: a educação física no Brasil
- Primeiro tempo
- Intervalo
- Segundo tempo
- Capitulo quatro: o labirinto
- Educação física é ginástica?
- Educação física é medicina?
- Educação física é cultura?
- Educação física é jogo?
- Educação física é esporte?
- Educação física é política?
- Educação física é ciência?
- Capitulo cinco: afinal o que é educação física?
- A educação física e o indivíduo
- A educação física e a inteligência
- A educação física e a afetividade
- A educação física e a sociedade
- A função do professor
- Ser ou não ser, eis a resposta
- Introdução
- A "cultura" na Educação Física
- A "cultura" em Go Tani
- A "cultura" em João Batista Freire
- A "cultura" no Coletivo de Autores
- A "cultura" em Elenor Kunz
- A "cultura" em Valter Bracht
- A "cultura" em Mauro Betti
- Por uma Educação Física da Desordem
- Referências bibliográficas
- O contexto da educação física escolar
- Abrindo o cenário: algumas questões da educação física na escola ao longo do século xx
- Algumas abordagens pedagógicas da educação física escolar
- Abordagem desenvolvimentista
- Abordagem construtivista-interacionista
- Abordagem crítico-super adora
- Abordagem sistêmica
- Uma complementação às abordagens pedagógicas da educação física na escola
- Abordagem da psicomotricidade
- Abordagem crítico-emancipatória
- Abordagem cultural
- Abordagem dos jogos cooperativos
- Abordagem da saúde renovada
- Abordagem dos parâmetros curriculares nacionais
- Considerações finais sobre as abordagens
- A formação do profissional na educação física
- Formação tradicional x científica
- Formação profissional: alguns estudos
- A questão da aplicabilidade do conhecimento no ensino da educação física: o exemplo da aprendizagem motora
- O contexto da aprendizagem motora
- Controvérsia pesquisa básica versus aplicada
- Fora dos domínios da educação física
- Nos domínios da educação física
- A influência do paradigma positivista
- Pesquisas de laboratório
- Simplificação de tarefas
- Busca de uma fundamentação teórica generalizadora
- Negligenciamento do contexto de trabalho do profissional
- Fragmentação do conhecimento
- Alternativas para o paradigma positivista
- Procedimentos, avanços e dificuldades dos professores de educação física formados numa perspectiva científica
- Metodologia
- Sujeitos
- Material
- Observação das aulas
- Realização de entrevistas
- Resultados e discussão
- Observação das aulas
- Entrevista com os professores
- Considerações acerca da entrevista e da observação
- O atletismo antes da Grécia clássica no Egito antigo, mesopotâmia e gregos pré-clássicos
- Jogos olímpicos da antiguidade - mais de mil anos de glórias da olimpíada antiga
- Origem da maratona
- Corrida entres os nativos americanos
- História das Olimpíadas - A volta
- Maratona de Boston - A mais antiga do mundo
- Os Finlandeses voadores
- Olimpíadas
- 400 metros com barreiras masculino nas olimpíadas
- 800 metros masculino nas olimpíadas
- Salto em distância masculino nas olimpíadas
- Jogos Olímpicos - Olimpíada de Atenas 2004
- Salto em Distância Feminino nas olimpíadas
- História dos jogos Pan-Americanos e Rio de Janeiro 2007
- Atletismo para deficientes
- Periodização
- O quadro competitivo
- As leis ou princípios do treino
- Princípio da sistematização do processo de treino
- A unidade entre a preparação geral e especifica
- A continuidade do processo de treino
- O aumento progressivo da carga
- Organização cíclica da carga
- Os Sistemas de Periodização
- A periodização do treino em jovens
- Atividades de socialização e integração
- Bingo alimentar
- Encontro dos grandes amigos
- Atividades em duplas
- Atividades em trincas
- Atividades em quartetos
- Atividades em quintetos
- Piques
- Atividades em círculos
- Contestes
- Contestes sem materiais
- Contestes com diferentes materiais
- Contestes com bolas
- Circuito recreativo
- Exercícios de volta à calma
- Atividades para dias de chuva
- Atividade de confraternização
- Introdução
- As concepções da educação física
- Abordagem desenvolvimentista
- Abordagem construtivista
- Abordagem crítico - emancipatória
- Critica as abordagens
- Desenvolvimentista
- Construtivista
- Crítico-emancipatória
- Abordagem da aptidão física / saúde
- Crítica a abordagem da aptidão física / saúde
- Abordagem
- Crítico - superadora
- Possibilidades da prática pedagógica: o ensino do basquetebol
- A proposta crítico-superadora
- A proposta desenvolvimentista
- A proposta construtivista
- Modelo de reprodução ou perspectiva de transformação?
- Bibliografia
- Prefácio
- Introdução
- O esporte como fenômeno social e a análise crítica do esporte
- Problematização
- A aula de educação física e a cópia irrefletida do conceito de esporte
- Uma análise do sentido de uma modalidade do sistema do esporte: o atletismo.
- Análise de uma aula de educação física
- Três tendências que são apoiadas através do sistema do esporte
- O sistema do esporte x a concepção pedagógica crítica: suas conseqüências
- Configuração pedagógica do movimento esportivo no ensino de aulas de educação física
- Primeiro exemplo
- Interpretação
- Segundo exemplo
- Interpretação
- O conteúdo esportivo na educação física escolar.
- Primeiro exemplo: um curso de natação de 10 horas
- Interpretação de exemplo
- Segundo exemplo: um curso de natação de 10 horas-aula
- Interpretação do exemplo
- Experiência: uma categoria central na teoria didática das aulas abertas
- O que e experiência?
- A configuração do processo dialético da constituição e da aquisição da experiência no mundo da vida
- A experiência do mundo da vida
- O processo da constituição da experiência
- O processo da experiência nas aulas de educação física tradicionais
- Condições para uma aula de educação física aberta às experiências subjetivas
- Visão pedagógica do movimento
- A visão cientifica natural do movimento - uma visão antipedagógica
- A visão fenomenológica do movimento - uma visão pedagógica
- Princípios pedagógicos de ensino
- Reflexões pedagógicas sobre a relação entre educação, esporte e a aula de educação física
- Introdução
- Uma abordagem pedagógica sobre o ensino da educação física
- O problema da racionalidade
- O problema da particularidade
- Como deve ser descrito um processo educacional dirigido pelo princípio humano?
- A ação humana na educação e na aula
- Compreensão de educação
- Para uma compreensão pedagógica do esporte
- Compreensão de aula e a relação entre educação, esporte e aula
- Concepções alternativas de aula de educação física aulas orientadas
- A necessidade de mudança metodológica no ensino da educação física
- Problematização
- O dialogo autentico do indivíduo com o meio ambiente
- O conceito de "dedicar-se valorativamente" ou o método está no próprio homem
- O conceito de "experiência"
- A mudança do conceito de método: da perspectiva do professor à perspectiva do aluno
- Exemplo pratico: saltar com vara
- Referências bibliográficas
Educação Física