Graduação

Em Brasilia

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Brasilia

  • Duração

    6 Semestres

Instalações

Localização

Início

Brasilia (Distrito Federal)
Ver mapa
Sepn 707/907 - Campus Do Uniceub - Bloco 9 - Asa Norte Brasília -Df - Cep: 70790-075, 70790-075

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O curso de Educação Física do UniCEUB apresenta proposta única em todo o Brasil, moderna e adequada aos novos mercados. Está de acordo com as recentes diretrizes curriculares nacionais, que exigem o domínio de conhecimentos da ciência do movimento humano para a intervenção profissional eficiente nos campos da prevenção, da proteção, da reabilitação da saúde, do rendimento físico-esportivo, no lazer e na educação motora.

Sobre o curso

Qual é a formação obtida?

No UniCEUB, o formando poderá obter duas graduações: licenciatura e bacharelado em Educação Física.

Qual é a duração do curso?

Para a obtenção da licenciatura, são 6 semestres. Com mais 2 semestres, o formando obtém o grau de bacharel.

Como é a profissão relacionada ao curso de Educação Física?

A Educação Física é um campo profissional que utiliza o movimento humano em ginástica, jogos, exercício físico, esporte, dança, lutas e artes marciais, com o objetivo de proteção e prevenção de problemas da saúde, educação cultural, educação ou reeducação motora, rendimento físico-esportivo, lazer e gestão.

O que faz o profissional formado em Educação Física?

O graduado em Educação Física torna-se qualificado a analisar a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando à formação das pessoas para adotar estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

Por que fazer o curso de Educação Física?

É uma carreira emergente, cujo mercado de trabalho se expandiu e diversificou. O profissional tem a possibilidade de trabalhar em diferentes e variados campos da área da saúde, da educação e fazer parte de equipes interdisciplinares.

Em que tipo de empresa o profissional atua?

O licenciado poderá atuar como professor na educação infantil, nos ensinos fundamental, médio e superior, em escolas públicas ou privadas. O bacharel poderá atuar no mercado não-formal, como centros esportivos, academias, centros de reabilitação, clínicas, hospitais, clubes, hotéis, parques, centros comunitários, creches, , entre outros estabelecimentos.

Como está o mercado de trabalho na área de Educação Física?

A tendência é que a ampliação se acentue pelas exigências da sociedade quanto às necessidades de as pessoas buscarem melhor qualidade de vida com ênfase na promoção e na proteção da saúde.

Por que fazer o curso de Educação Física no UniCEUB?

O projeto do UniCEUB apresenta a nova Educação Física e está totalmente de acordo com as recentes diretrizes curriculares nacionais, exigindo a formação do profissional que domine os conhecimentos da ciência do movimento humano para poder intervir profissionalmente, de forma adequada, nos campos da prevenção, da proteção e da reabilitação da saúde, do rendimento físico-esportivo, no lazer e na educação motora.

Quais são os diferenciais da grade curricular do curso do UniCEUB?

A matriz curricular busca coerência e complementaridade entre as disciplinas.Vale destacar algumas da licenciatura: Introdução à Educação Física, Fundamentos das Atividades Rítmicas e Dança Aplicadas à Educação Física, História da Educação e da Educação Física, Anatomia Humana Aplicada à Educação Física, Higiene e Socorros de Urgência Aplicadas à Educação Física, Fundamentos das Atividades Aquáticas, Fundamentos da Ginástica, Bases Biológicas Aplicadas à Educação Física, Fundamentos das Lutas, Fisiologia do Exercício, Cinesiologia, Cineantropometria, Aprendizagem e Desenvolvimento Motor, Educação Física do Ensino Infantil, Aptidão Física Aplicada à Educação Física, Educação Física do Ensino Fundamental, Nutrição Aplicada à Educação Física Escolar, Educação Física do Ensino Médio. Para o bacharelado, destacam-se: Atividades Físicas Aplicadas em Clubes e Academias, Fundamentos do Lazer, Metodologia da Educação Física para População Especial e 3ª Idade, Metodologia das Atividades Físicas da Natureza, Bases Científicas do Treinamento Esportivo, Estatística Aplicada à Educação Física, Psicologia Esportiva, Administração e Organização de Eventos Esportivos.

Quais são as atividades ao longo do curso?

O UniCEUB oferece atividades de monitoria, programa de Pesquisa e Iniciação Científica - PIC, atendimentos comunitários, entre outras.

Como definir a estrutura física do curso de Educação Física?

As salas de aula, a biblioteca e as demais instalações são excelentes. Quanto às instalações específicas ao curso, o UniCEUB dispõe de ginásio de esportes, parque aquático com piscina semi-olímpica e caixa de saltos ornamentais, campo de futebol e quadra de esporte externa.

Como é a estrutura de laboratórios?

O curso conta com a estrutura dos Laboratórios de Ciências da Saúde do UniCEUB - LABOCIEN, tida como uma das melhores da capital, que segue os padrões das melhores instituições de ensino superior e está em constante melhoria. São 34 laboratórios, entre os específicos e os multidisciplinares, três biotérios e três auditórios, que ocupam área total de mais de 3.500m2. Além disso, o UniCEUB está providenciando unidades específicas ao curso de Educação Física, como laboratórios de fisiologia do exercício, de cinesiologia, de medidas e avaliação, de psicologia do esporte e de aprendizagem motora.

Como definir o acervo da Biblioteca do UniCEUB relativo ao curso?

A área de Educação Física tem natureza multidisciplinar, portanto os alunos buscam conhecimentos em biologia, fisiologia, psicologia, educação, sociologia e filosofia. O UniCEUB oferece literatura em todos esses campos do conhecimento. Quanto aos livros específicos à Educação Física, a Instituição tem política de aquisição de acervo bibliográfico com o objetivo de comprar os livros necessários. Além disso, oferece um serviço especial: o aluno pode solicitar aquisição de livros da sua área de estudos, o que contribui para manter o acervo atualizado.

O que irá diferenciar o professor de Educação Física formado no UniCEUB?

O profissional sairá do curso com ótimo nível de conhecimentos e experiência adquirida nos estágios e nos trabalhos de pesquisa. Ele se tornará capacitado a atuar nas diferentes áreas de trabalho.

Quais são as diferenças entre os profissionais formados no UniCEUB e os demais?

O profissional egresso dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física do UniCEUB terá as formações geral e específica que o capacitarão a um conjunto de competências profissionais e habilitação para acompanhar as transformações científicas.


Projeto Pedagógico

O curso tem sua concepção desenvolvida a partir da reforma curricular autorizada pela Portaria MEC nº 1886/94 e pela nova lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96. O currículo conta com áreas de concentração a partir do oitavo semestre, momento em que os alunos podem optar entre as áreas cível, penal e trabalhista. Nestas áreas, são disponibilizadas disciplinas específicas, além de um rol de disciplinas eletivas que contribuem para a especialização do conhecimento.
A atividade prática, real e simulada, integrante do currículo pleno, conta com um ambiente próprio: o Núcleo de Prática Jurídica - NPJ. Neste núcleo, a partir do sétimo semestre, os alunos têm a possibilidade de inserir-se na realidade operacional das diversas profissões jurídicas, conjugando o aprendizado teórico com a necessidade prática efetiva. O estágio desenvolvido no Núcleo não exclui a possibilidade de estágios externos.
A Monografia de final de curso é condição de aprovação. Os alunos expressam, em um trabalho científico, a formação que consolidaram para o constante desafio de operar o Direito.
O cumprimento de 250 horas de atividades complementares é obrigatório e tem a finalidade de intensificar o contato dos alunos com outras formas e fontes do conhecimento.


CH Disciplina: 4125
Currículo: 2006/2
CH Ética: 60
CH Complementar: 250


1º Semestre
Disciplina
Carga horária
Ciência Política
75
Iniciação à Ciência
75
Introdução ao Direito
75
Lingua Portuguesa
75
Sociologia Geral e Jurídica
75

2º Semestre
Disciplina
Carga horária
Direito Civil - Pessoas e Bens
75
Direito Constitucional I
75
Direito Penal - Teoria do Crime
75
Economia Política
75
História e Cultura Jurídica Brasileira
75

3º Semestre
Disciplina
Carga horária
Direito Civil - Fatos Jurídicos
75
Direito Constitucional II
75
Direito Penal - Teoria da Pena
75
Ética, Cidadania e Realidade Brasileira I
30
Filosofia
75
Teoria Geral do Processo
75

4º Semestre
Disciplina
Carga horária
Direito Civil - Obrigações
75
Direito Empresarial - Societário
75
Direito Internacional Público
75
Direito Penal - Parte Especial I
75
Direito Processual Civil - Parte Geral
75
Ética, Cidadania e Realidade Brasileira II
30

5º Semestre
Disciplina
Carga horária
Direito Civil - Contratos
75
Direito do Trabalho I
75
Direito Empresarial - Cambiário
75
Direito Penal - Parte Especial II
75
Direito Processual Civil - Processo de Conhecimento
75

6º Semestre
Disciplina
Carga horária
Direito Civil - Coisas
75
Direito do Trabalho II
75
Direito Empresarial - Falimentar
75
Direito Processual Civil - Execução e Cautelar
75
Direito Processual Penal I
75

7º Semestre
Disciplina
Carga horária
Direito Administrativo I
75
Direito Civil - Familia
75
Direito Processual Civil - Recursos
75
Direito Processual Penal II
75
Estágio
75
Filosofia do Direito
75

8º Semestre
Disciplina
Carga horária
Direito Administrativo II
75
Direito Processual do Trabalho I
75
Estágio
75
Monografia I
75
Tópico Especial I
75
Tópico Especial II
75

9º Semestre
Disciplina
Carga horária
Direito Civil - Sucessões
75
Direito Tributário
75
Estágio
75
Monografia II
75
Tópico Especial III
75
Tópico Especial IV
75

10º Semestre
Disciplina
Carga horária
Defesa da Constituição
75
Direito Internacional Privado
30
Direito Processual Civil - Procedimento Especiais
75
Estágio
75
Ética Profissional
45
Monografia III
75
Tópico Especial V
75
Tópico Especial VI
75

Educação Física

Preço para verificar