Graduação

Em Campo Grande

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Campo grande

  • Duração

    8 Semestres

Instalações

Localização

Início

Campo Grande (Mato Grosso do Sul)
Ver mapa
Av. Tamandaré, Tamandaré-Jardim Seminário - Campo Grande/Ms Cep 79 117 900, 79117 900

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa


Concepção

A Universidade Católica Dom Bosco expressa suas características, entre outras, em uma dimensão funcional que a identifica como centro de estudos onde a formação acadêmica busca o bem estar físico, social e espiritual do homem comprometido com a construção da sociedade em que se insere, como está registrado no documento que trata do perfil da UCDB (Relatório nº 2, 1993:06). O mesmo documento destaca que sua "dimensão filosófica-cristã humanística leva à afirmação dos valores, distinguindo os permanentes dos transitórios e criando espaços para a criatividade, a crítica, a solidariedade, o respeito à pessoa a busca da liberdade responsável".

São proposições que culminam com a afirmação feita no Marco Referencial da UCDB: "pensar no aluno da UCDB é pensar na formação de um profissional que, inspirado nos princípios evangélicos, seja competente, crítico em seu saber e comprometido com o seu tempo".
Portanto o Profissional de Educação Física oriundo da UCDB deve estar voltado para os problemas da investigação científica e para a pesquisa de novas informações, métodos e técnicas de trabalho relacionados com o desenvolvimento humano. Deve exercer atitudes críticas permanentes em relação ao seu trabalho e de toda equipe de saúde, bem como colaborar com a comunidade na solução de problemas afins. Deve ainda, atentar para os problemas relacionados com a sua profissão e entidades de classe, no sentido de valorizar, divulgar e situar sua atuação no contexto dos demais profissionais.


Finalidade

O Curso de Educação Física da UCDB destina-se à formação do profissional de saúde capaz de, baseado em princípios éticos, esclarecer e intervir, profissional e academicamente, no contexto específico e histórico-cultural, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural. Contribuindo para a promoção da saúde e manutenção da qualidade de vida das pessoas, o profissional de educação física pode atuar nos meios escolares e não escolares.

A finalidade do Curso é capacitar o profissional para organizar, planejar, administrar e atuar pedagógica e cientificamente no âmbito da cultura do movimento, tendo nas atividades de pesquisa e extensão a mediação da formação. A pesquisa, possibilitando o acesso ao conhecimento produzido e a reflexão sobre a realidade e, a extensão como via de mão dupla, atuando com as comunidades em geral nas perspectivas de intervenção e investigação da realidade social, principalmente da região.


Objetivos


A UCDB ao oferecer o Curso de Educação Física tem como objetivos:

- Possibilitar a aquisição integrada de conhecimentos e técnicas que permitam uma atuação nos campos da Educação Física Escolar e Não-Escolar.
- Formar um profissional engajado na realidade brasileira e nas políticas públicas de saúde, apto a intervir de maneira crítico-reflexiva na promoção do homem e na construção da ciência.

- Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação cientifica de forma contínua e permanente, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, da criação e difusão da cultura e da saúde, e desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.

- Prestar serviços à população visando beneficiá-la com projetos de extensão e com os resultados de pesquisas cientificas geradas na instituição, divulgando-os através de várias formas de publicação e estimulando a implementação de iniciação científica.

- Desenvolver no acadêmico atitudes éticas, reflexivas, críticas, inovadoras e democráticas.

- Proporcionar a auto-realização do acadêmico como pessoa e como profissional.

Desse modo o profissional a ser formado no curso de Educação Física da UCDB deve ser capaz de atuar na promoção da saúde da população, nos meios escolares e não escolares, compreendendo a relação entre saúde, desporto, lazer e sociedade, como também participar da formulação de políticas que correspondam às expectativas sociais nos campos da Educação Física.


Profissional Pretendido


A UCDB pretende a formação de um profissional capaz de pensar globalmente; comunicar-se; resolver problemas; trabalhar em equipe; procurar clareza e consciência na realidade em que atuará; fundamentar-se teoricamente e agir com coerência; e, integrar a teoria à prática mediante o conhecimento do homem, da cultura e da sociedade.

É importante que os profissionais formados pela UCDB adquiram fundamentação e instrumentalização que lhes possibilitem unir a tradição pedagógica da área com a crescente abertura de novos campos de trabalho para o profissional de Educação Física.
O Curso propicia ao acadêmico o estudo sistemático do movimento humano com ênfase nas modalidades esportivas mais praticadas à nível escolar, na ginástica, na recreação e no lazer, capacitando-o assim a contribuir para o desenvolvimento global e harmônico do homem.
Busca-se a valorização do trabalho interdisciplinar, trabalhando em equipes que possibilitem equacionar problemas e buscar de soluções, de forma que o profissional da Educação Física tenha uma visão atualizada do mundo e, em particular, a consciência dos problemas de seu tempo e de seu espaço.



Educação Física

Preço para verificar