Educação Física

Graduação

Em Ijuí e Santa Rosa

Preço para verificar

Descrição

  • Duração

    10 Semestres

Oferecer uma formação sólida nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, a fim de conferir ao futuro profissional uma percepção diferente das vivências corporais e de sua inserção no contexto social. O Curso da UNIJUÍ investe maciçamente na formação científica e pedagógica de base de seus alunos, para que os futuros profissionais consigam transitar nos diversos campos de atuação de forma competente. Dirigido a: A área de atuação será delimitada pela capacidade profissional de organizar, planejar, administrar, avaliar e atuar pedagógica, científica e tecnicamente no âmbito dos estados atual e emergente da cultura do movimento. O graduado em Educação Física deverá ser formado para esclarecer e intervir, profissional e academicamente no contexto específico e histórico-cultural, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural.

Instalações

Localização

Início

Ijuí (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000

Início

Consultar
Santa Rosa (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
Rs 344, Km 39 Cp 489 Santa Rosa - Rs 98.900-000, 98.900-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

A prática esportiva e os cuidados com o corpo são benefícios que a Educação Física proporciona ao ser humano. O jogo, a dança, a ginástica, as lutas, as atividades lúdico-recreativas e expressivas compõem a cultura corporal de movimento que o Curso aplica e estuda durante a formação do profissional da Educação Física. A formação teórica das Ciências Humanas e Sociais dá uma nova percepção ao esporte na sua inserção no contexto social.


Histórico

O Curso de Educação Física da UNIJUÍ foi implantado no Campus Ijuí em 04 de março de 1991, reconhecido pela Portaria 1477 de 7 de dezembro de 1995. No campus Santa Rosa, seu funcionamento data de 1º de março de 1979, na época Instituto Educacional Dom Bosco.

A proposta do Curso busca a superação da tradição na área, em que dualística e mecanicamente predominam os aspectos pertinentes ao adjetivo "física", em detrimento da idéia contida no substantivo "educação", que, juntos, compõem a expressão da Educação Física. Esse Curso procura ampliar as práticas culturais do esporte e propicia aos seus alunos a oportunidade de ampliar o entendimento sobre as práticas da cultura corporal tais como: o brinquedo, o jogo, o esporte, o teatro, a dança, a ginástica, atividades lúdico recreativas. Também capacita e instrumentaliza os sujeitos para interpretar a realidade da cultura corporal e projetar as práticas de intervenções como manifestações de expressão histórica/social/cultural.

O Curso oferece a Licenciatura e em Bacharelado e conta com uma estrutura compatível com a qualificação do profissional que pretende formar. O curso desenvolve-se nos Campus Ijuí e Santa Rosa, mas as disciplinas do Núcleo Comum poderão ser realizadas, também, no Campus Três Passos.

A Educação Física tem como campo de estudo a cultura corporal de movimento. O profissional formado na UNIJUÍ recebe uma sólida formação nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, o que lhe confere uma percepção, concepção alargada das vivências corporais e da sua inserção no contexto social.


Objetivos

Geral

* Oferecer uma formação sólida nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, a fim de conferir ao futuro profissional uma percepção diferente das vivências corporais e de sua inserção no contexto social. O Curso da UNIJUÍ investe maciçamente na formação científica e pedagógica de base de seus alunos, para que os futuros profissionais consigam transitar nos diversos campos de atuação de forma competente e consciente.


Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

A área de atuação será delimitada pela capacidade profissional de organizar, planejar, administrar, avaliar e atuar pedagógica, científica e tecnicamente no âmbito dos estados atual e emergente da cultura do movimento. O graduado em Educação Física deverá ser formado para esclarecer e intervir, profissional e academicamente no contexto específico e histórico-cultural, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural.

Áreas de atuação do egresso

O Egresso em Educação Física pode atuar em instituições educativas como escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio; academias; ONG´s; empresas; hotéis Spas; Colônia de Férias; com turismo; parques, matas, atividade com a natureza; clínicas e hospitais; organizações gestoras de esporte e lazer público e privadas.

* Empresa: Ginástica laboral; Organização de eventos esportivos e de lazer/recreação;

* Hotéis: Atividades orientadas voltadas para a qualidade de vida e saúde, caminhada orientada, ginástica de academia/dança, recreação/lazer, hidroginástica, natação;

* Hospital: recreação/lazer, ginástica laboral.

* Órgãos Públicos: iniciação esportiva, organização esportiva/recreação e lazer, formação de equipes esportivas, ginástica, musculação, caminhada, corrida;

* Monitores Escola: educação infantil, séries iniciais, educação infantil, ensino fundamental, portadores de necessidades especiais;

* Clubes: fittnes, ginástica olímpica, ginástica rítmica, dança, atividades aquáticas, preparador físico, artes marciais.


Educação Física

Preço para verificar