Graduação

Em Quixadá

R$ 22.696

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Quixadá

  • Duração

    6 Semestres

Formar professores de educação física para atuação em escolas de educação básica. Dirigido a: Domínio dos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;

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Quixadá (Ceará)
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Programa

Informações
Duração: 06 Semestres
Turno: Noite
Campus: Campus II
Portaria: 14/11/2006
Mensalidade: R$ 630,45
Coordenador(a): Carlos Alberto Moreira

Contextualização
A Faculdade Católica Rainha do Sertão compreende o Curso de Graduação em Educação Física como um direito do cidadão, em uma perspectiva de construção para promover a saúde, utilizar criativamente o tempo de lazer e expressar afetos e sentimentos em diversos contextos de convivência humana.

A formação do educador físico para atuar em escolas, exige uma trajetória curricular pautada em princípios humanistas, educativos e éticos, pois o desafio de perceber, respeitar e educar alunos, indistintamente, em diferentes etapas de vida, requer o domínio de metodologias inovadoras que assegurem a generalidade, o humanismo e a crítica.

A educação física desempenha um papel social e artístico na medida que articula arte, educação e saúde, sempre pautada na melhoria da qualidade de vida, nas relações sociais harmônicas e no autoconhecimento. Esse campo educacional propicia o contato corporal consigo e com os outros, por meio de linguagens que favorecem a expressão das idéias, sentimentos e crenças pelo movimento.

Também desempenha um papel multidisciplinar, pois, além de possuir um corpo de conhecimentos próprios, utiliza-se de conhecimentos produzidos no contexto das ciências biológicas, humanas, sociais, da arte e da filosofia para desenvolver funções dirigidas à reabilitação da saúde, à reeducação motora, ao rendimento físico, ao esporte e ao lazer, dentre outras.

Busca-se uma concepção de Educação Física que responda às necessidades de significações e intencionalidades do gesto humano. Propõe-se a Educação Física como prática pedagógica fundada na cultura do movimento, historicamente construída e condicionada, cujo conhecimento e vivência é fundamental para a formação humana.

Essa definição alargada da Educação Física possibilita aos futuros licenciados competências para o exercício das suas funções em vários outros espaços de intervenção, ainda que tenha a escola como espaço prioritário de atuação: comunidades organizadas, clubes desportivos, centros especializados, empresas, autarquias, etc., em todos os períodos da vida: infância, adolescência, idade adulta, terceira idade e também em populações com necessidades educacionais especiais.

Em síntese, a apropriação dessa cultura, por meio da Educação Física, pode e deve se constituir num instrumento de inserção social, de exercício da cidadania e de melhoria da qualidade de vida.

Formas de Avaliação
Para atingir o perfil proposto no item anterior, procurar-se-á sempre, respeitando a estrutura de cada disciplina, a operacionalização dos planos de ensino de modo a possibilitar que as diferentes áreas de conhecimento se interpenetrem e se relacionem dentro de um processo de intensa cooperação.

O currículo está estruturado a cada semestre por eixos de conhecimentos cujas disciplinas apresentam uma temática comum ou em destaque, na intenção de facilitar uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos pelos professores responsáveis. A disciplina-chave para o trabalho interdisciplinar está centrada na Pesquisa Científica em Educação Física, ainda que nela não se limite.

Desse modo, a proposta do Curso decorre da exigência de um projeto arrojado, que permitirá ao Licenciado em Educação Física uma formação integral (interdisciplinar, marcada por um contexto atual, teórica, prática e crítica)

Assim, o Curso, a par de atender às exigências legais, culturais e regionais, há de permitir a formação de licenciados efetivamente habilitados ao exercício da profissão, trazendo vantagens indiscutíveis para a elevação do nível do Sertão Central Cearense, com reflexos positivos em todos as áreas em que a ação do Educador Físico se possa fazer sentir.

Na intenção de manter uma identidade metodológica para o Curso em questão e consciente de que a ação do formador serve de espelho para ação do futuro docente (princípio da homologia de processos ou da simetria invertida), foram selecionados alguns critérios que serviram de referência para a elaboração deste Projeto Pedagógico:

·Pautar a metodologia do curso pelo princípio pedagógico da simetria invertida;
·Articular a teoria e a prática pela integração das dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no desenvolvimento das atividades do Curso;
·Adotar metodologias comprometidas com os princípios filosóficos educacionais da Instituição;
·Adotar abordagens metodológicas que privilegiem o uso de recursos tecnológicos;
·Ênfase no desenvolvimento curricular gerador de projetos integradores de diferentes disciplinas e saberes que tornem possível a aprendizagem significativa;
·Adoção dos princípios pedagógicos da interdisciplinaridade e da contextualização, valorizando os conteúdos, as competências, os valores, as atitudes, o saber-fazer, o saber-ser, o desenvolvimento de capacidades de criatividade, comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas, responsabilidade e poder empreendedor;
·Estruturação do curso pelo regime semestral;
·Organização curricular seguindo uma ordem gradativa de complexidade dos temas abordados nas disciplinas;
·Articulação e intercomplementaridade entre os conteúdos organizados em cada semestre por meio da investigação de um eixo de conhecimento comum às disciplinas que compõem o semestre.
Mercado de Trabalho
O graduado em Educação Física encontrará, neste século, um mercado de trabalho carente em auto-conhecimento e relacionamento social. É necessário que ele tenha competências contextualizadas nas áreas técnica, científica, ética, política, sócio-educativa, e habilidades para realizar a junção teoria/prática em sua práxis.

A Educação Física abrange todo campo de ação da área, como: regência / docência em Educação Física; treinamento desportivo; preparação física; avaliação física; recreação em atividade física; orientação de atividades físicas; gestão em Educação Física e Desporto.

O exercício do profissional de Educação Física, conforme o Conselho Federal de Educação Física - CONFEF (2002), é pleno nos serviços à sociedade, no âmbito das atividades físicas e desportivas, em suas diversas manifestações e objetivos. Ele atua como autônomo e/ou em Instituições e órgãos públicos e privados de prestação de serviços em atividade física, desportiva e/ou recreativa e em quaisquer locais onde possam ser ministradas atividades físicas, tais como: instituições de administração e prática desportiva, instituições de educação, escolas, empresas, centros e laboratórios de pesquisa, academias, clubes, associações esportivas e/ou recreativas, hotéis, centros de recreação, centros de lazer, condomínios, centros de estética, clínicas, instituições e órgãos de saúde, "SPAS", centros de saúde, hospitais, creches, asilos, circos, centros de treinamento desportivo, centro de treinamento de lutas, centros de treinamento de artes marciais, grêmios desportivos, logradouros públicos, praças, parques, na natureza e outros onde estiverem sendo aplicadas atividades físicas e/ou desportivas.

Objetivo
Geral
Formar professores de educação física para atuação em escolas de educação básica.

Específico
Assegurar uma formação docente em que os aspectos generalistas da área da profissão sirvam de base para a consolidação dos conteúdos científicos e técnicos, permitindo o exercício da profissão em ambientes não escolares, sem perder de vista a identidade do Curso - licenciatura;

Oferecer um sólido sistema de conhecimentos técnicos, pedagógicos e científicos e habilidades práticas essenciais à profissão, adquiridas por uma boa formação acadêmica apoiada em um vínculo investigativo e no uso de eficientes recursos tecnológicos, propiciando, ao máximo, a ação discente em condições favoráveis de estudo e desenvolvendo sua capacidade de aplicação em espaços reais de trabalho.

Perfil de Egresso
Domínio dos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;

Capaz de pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando à formação, à ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade afim de aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;

Capaz de intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas;

Competente para participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;

Dotado de técnicas e sensibilidade para diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais), de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas;

Conhecimento, domínio, produção, seleção, e avaliação dos efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas;

Estimulado a acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;

Competente para utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de modo a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;

Formação teórica ampla, consistente e com visão contextualizada dos conteúdos científicos e técnicas de sua área de atuação, de forma a garantir segurança em seu trabalho e viabilizar o estabelecimento de parcerias com vistas ao desenvolvimento de ações e à produção interdisciplinar;

Formação ampla e consistente sobre educação e sobre princípios políticos e éticos pertinentes à profissão docente;

Compromisso ético e político com a promoção e fortalecimento da cidadania;

Formação que permita entender a gestão democrática como instrumento para a mudança das relações de poder nas diversas instâncias do sistema educacional;

Freqüente comunicação com pares e com instituições de ensino e de pesquisa, inclusive com professores e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior;

Capacidade de manter-se permanentemente atualizado tanto em questões educativas como de sua área de conhecimento e da produção científica e cultural;

Visão clara sobre quem são seus alunos e alunas e o espaço cultural em que se encontram estudantes e escola;

Capacidade e segurança para migrar do papel de reprodutor de conhecimento produzido por terceiros para o de produtor de conhecimento, autor de seu projeto profissional e de bens culturais (incluindo propostas pedagógicas e materiais de apoio à educação);

Compreensão dos processos de aprendizagem, de modo a ser capaz de trabalhar com as diferenças individuais e necessidades educacionais especiais dos estudantes.

Educação Física

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