Educação Escolar: Sociologia e História

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  • Rio de Janeiro é uma cidade grande e não é insecured como propaganda diz.
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Mestrado

Em Coração Eucaristíco

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Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Coração eucaristíco

Dirigido a: O curso se destina a egressos dos Cursos de Pedagogia e de Licenciatura; profissionais de educação nos niveis fundamental e médio; professores no exercício da docência no ensino superior, e que tenham como investigação questões pedagógicas.

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Coração Eucaristíco (Paraíba)
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Av: Dom José Gaspar, 500 Coração Eucaristíco - Belo Horizonte - Mg - Cep 30535-901, 30535-901

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  • Rio de Janeiro é uma cidade grande e não é insecured como propaganda diz.
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100%
4.7
excelente

Avaliação do curso

O recomendam

Avaliação do Centro

DEE

4.0
28/07/2020
Sobre o curso: Embalar a luz.
Você recomendaria esse curso?: Sim

CARPINTERO

5.0
26/07/2020
Sobre o curso: Rio de Janeiro é uma cidade grande e não é insecured como propaganda diz.
Você recomendaria esse curso?: Sim
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Programa

Estrutura Curricular
O currículo do curso foi organizado a partir de campos e interseções que deverão garantir suas dimensões essenciais: coerência e consistência com a área de concentração e a formação de pesquisadores.

Histórico do Curso

Na organização curricular proposta, os campos traduzem os eixos norteadores, sendo, pois, a base de sustentação das disciplinas e atividades obrigatórias do currículo. São eles:

1) A escola e a formação do professor;
2) A construção do conhecimento;
3) A formação do professor pesquisador.
A base da estrutura curricular se apóia em linhas de pesquisa, entendidas como domínios ou núcleos temáticos de interesse sistemático do programa, responsáveis pelo desenvolvimento de estudos com objetos ou metodologias comuns de pesquisa, não só relacionados à opção temática, explicitada na área de concentração do curso, mas também a temas que favoreçam a consolidação da proposta.


O currículo do Programa conta atualmente, com 03 (três) linhas de pesquisa :

. Educação Escolar: Políticas e Práticas Curriculares, Cotidiano e Cultura;

. Educação: Direito à Educação e Políticas Educacionais;

. Profissão Docente: Constituição e Memória.


No processo seletivo os alunos ingressam no curso vinculando-se a uma linha de pesquisa, que é a base norteadora de toda a sua trajetória no Mestrado.


O Curso exige um total de 26 créditos distribuídos em disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas, tópicos especiais, além da apresentação pública e aprovação de dissertação, para concessão do título de Mestre em Educação.



NOME DO CURSO : "Educação Escolar: Sociologia e História"

Àrea de concentração : Educação Escolar e Profissão Docente

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
- História da Educação
- Metodologia de Pesquisa: Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa
- Metodologia de Pesquisa: Métodos e Técnicas
- Seminários de Dissertação I, II e III
- Sociologia da Educação

DISCIPLINAS OPTATIVAS /Linhas de Pesquisa

1. Educação Escolar: Políticas e Práticas Curriculares, Cotidiano e Cultura:

Eixo Temático: Educação, Cotidiano e Diferença Cultural

- Antropologia e Educação: cotidiano escolar e diferenças culturais
- Educação, Mídia e Sociabilidades Contemporâneas
- Estudos do Cotidiano Escolar
- Saberes Docentes

Eixo Temático: Educação, Ciências e Tecnologias

- Ambientes Virtuais de Aprendizagem
- Educação e Tecnologias da Informação
- Educação, Sociedade e Tecnologia

Eixo Temático: Currículo: Políticas e Práticas

- Currículo e suas dimensões socioculturais
- Currículo: perspectivas atuais
- História das Disciplinas Escolares: natureza e método

2. Educação: Direito à Educação e Políticas Educacionais

- Avaliação de Escolas e de Sistemas de Ensino Básico
- Educação, Direito e Cidadania
- Filosofia Política da Educação
- Gestão Democrática e Política Educacional
- Políticas Contemporâneas para a Formação do Professor
- Reformas Educativas e o Novo Ordenamento do Campo Educativo

3. Profissão Docente: Constituição e Memória

- Diferentes Fontes na Pesquisa sobre Profissão Docente
- Escola e a Construção de Trajetórias e Percursos Escolares ao Longo da História
- Estudos sobre a Profissão Docente: produção teórica e categorias de análise
- Introdução à Teoria dos Estabelecimentos Escolares
- Memória de Professores: fundamentos teóricos e metodológicos no estudo de trajetórias
- O Estado e a Formação do Professor no Brasil: perspectiva histórica
- Profissão Docente e Cultura da Escola
- Profissão Docente: perspectiva histórica



O Mestrado em Educação da PUC Minas, cuja denominação é "Educação Escolar: Sociologia e História" têm como área de concentração, "Educação Escolar e Profissão Docente", tendo o compromisso de contribuir para o crescimento e o fortalecimento da pós-graduação da área, constituindo-se como espaço de produção do conhecimento por excelência. Na área específica da educação, espera-se que ele possa preparar docentes-pesquisadores, produtores de conhecimento.

Nesta perspectiva, a proposta do Programa tem como dimensão central o investimento na formação do professor, entendido como profissional reflexivo e pesquisador, sintonizado com os problemas socioculturais e educacionais do país e comprometido com a construção de uma escola democrática de qualidade.

A formação do professor para o exercício da ação pedagógica está intimamente ligada à sua capacitação. Esta, por sua vez, resulta de uma formação inicial e da formação continuada e em serviço, para cujo exercício docente e de pesquisa nos sistemas de ensino, na educação básica ou superior se impõem práticas e conteúdos dentro de um rigor metodológico, de uma vigilância epistemológica e de uma capacidade de diálogo.

Neste sentido, a dimensão curricular do curso está baseada em três eixos que explicitam a concepção de formação. São eles:

a) a escola como espaço de formação continuada dos professores e de gestão democrática;
b) uma relação com o conhecimento no processo ensino-aprendizagem;
c) a construção-reconstrução da identidade profissional e da subjetividade dos pr


Educação Escolar: Sociologia e História

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