Educação e Docência no Ensino Superior: Capacitação de Professores
Pós-Graduação
Em Butantã e São Paulo
Descrição
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Tipologia
Pós-Graduação
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Local
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Duração
3 Semestres
Promover a especialização de docentes que atuam ou que venham a atuar nas atividades do ensino superior, especificamente, na graduação superior tecnológica e/ou bacharelada, para aulas presenciais e à distância. Dirigido a: Este curso de pós-graduação destina-se a pessoas graduadas em todas as áreas do conhecimento, que atuam ou que venham a atuar nas diversas atividades de docência do ensino superior.
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Opiniões
Programa
Promover a especialização de docentes que atuam ou que venham a atuar nas atividades do ensino superior, especificamente, na graduação superior tecnológica e/ou bacharelada, para aulas presenciais e à distância.
Objetivos Específicos:- propiciar o desenvolvimento de competências educacionais didáticas e metodológicas;
- favorecer a compreensão dos processos educativos desenvolvidos em programas de educação superior;
- capacitar para a organização e a realização de programas educacionais de graduação;
- atualizar conhecimentos sobre a educação superior, a educação por competências e o processo de e-learning;
- propiciar momentos de reflexão sobre os processos de avaliação de diferentes práticas educacionais na formação do graduando;
- criar condições para o desenvolvimento de pesquisas e produção de conhecimento nessa área emergente.
DiferencialA matriz curricular do presente projeto está organizada de modo a subsidiar os profissionais a participarem de projetos multidisciplinares de forma colaborativa e consciente, nos seus diferentes papéis e responsabilidades, no planejamento e desenvolvimento de programas educativos, além de serem capazes de tomar decisões de forma reflexiva, amadurecida e criativa.
Os aspectos fundamentais que nortearam a criação do curso de Especialização sobre Educação e Docência no Ensino Superior estão relacionados ao fato de que os cursos superiores de graduação terem se desenvolvido no cenário brasileiro de forma complexa, principalmente porque as IES brasileiras têm adotado diferentes concepções e diferentes práticas educacionais, o que tem implicado em práticas docentes equivocadas.
A nova visão da Educação Superior, desmembrando a graduação bacharelada da graduação tecnológica, anto presencial quanto à distância, gerou transformações e mudanças na formação profissional, na construção das relações interpessoais e no conceito e prática educacional.
Os estudos propostos no curso de especialização sobre Educação e Docência no Ensino Superior perpassam os princípios educacionais em geral, a gestão educacional por competências, os fundamentos do processo ensino-aprendizagem e, desenvolve os princípios teóricos e práticos da Educação superior, enquanto área emergente. Assim, esse programa de pós-graduação tem a intenção de proporcionar a reflexão e a critica sobre o cenário da educação superior, no que diz respeito à noção de ensino, pesquisa e extensão e, de desenvolver a conscientização sobre a necessidade de uma nova postura docente, diante da problemática da formação dos cidadãos brasileiros.
Público-Alvo:Este curso de pós-graduação destina-se a pessoas graduadas em todas as áreas do conhecimento, que atuam ou que venham a atuar nas diversas atividades de docência do ensino superior.
Quadro de Disciplinas
·Comunicação Aplicada à Educação Superior
·Currículos e Programas de Educação Superior
·Didática do Ensino Superior: Bacharelado
·Didática do Ensino Superior: Tecnologia
·Fundamentos da Aprendizagem: Aspectos Psicológicos e Educacionais
·Fundamentos da Educação: Aspectos Filosóficos e Sociológicos
·História da Educação Superior
·Práticas de Desenvolvimento do Processo de E-learning
·Princípios da Educação por Competências
·Princípios de Administração e Gestão do Ensino Superior
·Seminários de Pesquisa I
·Seminários de Pesquisa II
·Seminários de Pesquisa III
·Técnicas e Jogos para a Educação Superior
·Tópicos Avançados da Educação Superior
Corpo Docente:Formado por mestres, doutores e profissionais experientes que tem atuado em organizações que se encontram entre as mais respeitadas do país. Conforme a Resolução CNE/CES Nº 1, de 8 de junho de 2007, o corpo docente de cursos de Pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, deverá ser constituído por professores especialistas ou de reconhecida capacidade técnico-profissional, sendo que 50% cinqüenta por cento destes, pelo menos, deverão apresentar titulação de mestre ou de doutor obtido em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pelo Ministério da Educação.
Informação adicional
Educação e Docência no Ensino Superior: Capacitação de Professores