Universidade Católica de Brasília

      Economia

      Universidade Católica de Brasília
      Em Taguatinga

      Preço para verificar

      Informação importante

      Tipologia Mestrado
      Local Taguatinga
      Duração 2 Anos
      • Mestrado
      • Taguatinga
      • Duração:
        2 Anos
      Descrição

      O Mestrado em Economia visa formar o profissional advindo de áreas afins à Economia. O principal objetivo do curso é fornecer um conhecimento mais aprofundado da teoria econômica que possibilite a especialização em áreas mais voltadas para a realidade empresarial, financeira e econômica.
      Dirigido a: Docentes do nível superior, pesquisadores e técnicos, portadores de diploma de curso de graduação de duração plena, devidamente reconhecido nos termos da legislação em vigor, com formação nas áreas de Economia, Administração, Ciências Contáveis, Matemática, Física, Engenharia e outras áreas correlatas que desejem aprender teoria econômica, aprofundar seus conhecimentos e preparar-se, em nível de pós-graduação Stricto Sensu , para o exercício de suas funções.

      Instalações (1)
      Instalações e datas
      Início Localização
      Consultar
      Taguatinga
      Campus I - Q.S 07 Lote 01 Epct - Cep 71966700 - Águas Claras, 71966700, Distrito Federal, Brasil
      Ver mapa
      Início Consultar
      Localização
      Taguatinga
      Campus I - Q.S 07 Lote 01 Epct - Cep 71966700 - Águas Claras, 71966700, Distrito Federal, Brasil
      Ver mapa

      Perguntas & Respostas

      Levante suas perguntas e outros usuários poderão responder-te

      Programa

      Mestrado em Economia

      O Mestrado em Economia visa formar o profissional advindo de áreas afins à Economia. O principal objetivo do curso é fornecer um conhecimento mais aprofundado da teoria econômica que possibilite a especialização em áreas mais voltadas para a realidade empresarial, financeira e econômica.

      O curso é dado a um nível tal que os alunos são constantemente expostos à literatura acadêmica internacional, com exemplos práticos sobre a utilização do instrumental analítico apresentado ao longo do programa. Com isso, espera-se que, na Dissertação de Mestrado, o aluno seja capaz de referir-se à literatura relevante ao qual foi exposta durante o programa de mestrado, identificando objetivamente uma questão a ser abordada e utilizando o instrumental analítico de maneira clara e concisa.

      Os alunos que completam todas as exigências do programa obterão o título de Mestre em Economia. Aos que completarem satisfatoriamente os créditos, mas não apresentarem a dissertação, será outorgado o título de Especialista em Economia.

      A duração mínima do Programa de Mestrado em Economia de Empresas é de 18 meses e a duração máxima é de 24 meses.


      Regime Acadêmico

      O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia apresenta uma estrutura curricular centrada em um tronco comum com disciplinas obrigatórias e optativas de área dando um total de 480 horas.

      O tronco comum é composto de 10 disciplinas obrigatórias: Matemática I e II, Microeconômica I, II e III, Macroeconomia I e II, Estatística I, Econometria I e II. O objetivo do tronco comum é garantir a base da formação econômica dos mestrandos (cada disciplina possui 2 créditos).

      As Optativas de Área oferecem um conjunto de disciplinas optativas da área de concentração/linha de pesquisa escolhida pelo aluno, no ato de ingresso no Mestrado. Dentre as disciplinas ofertadas, deverão ser integralizados, no mínimo, 06 créditos. As optativas de área permitirão ao mestrando a escolha de disciplinas que possibilitem o aprofundamento teórico-metodológico na linha de pesquisa escolhida, em convergência com o objeto de estudo por ele focalizado.

      Além disso, existem as seguintes disciplinas relativas a elaboração de dissertação: Projeto de Dissertação I (2 créditos), Projeto de Dissertação II (2 créditos) e Defesa de Tese (4 créditos).

      Para obter o título de mestre em Economia de Empresas, o aluno deverá, portanto, integralizar 34 créditos em disciplinas, conforme especificado, demonstrar proficiência em inglês por intermédio de prova realizada no Programa, defender e obter aprovação de sua dissertação de mestrado, mediante uma banca examinadora composta de 3 doutores sendo um deles um membro externo ao programa.

      O mestrado organiza-se em torno de 3 áreas de concentração: Finanças , Economia Regional e Economia do Trabalho. Cada área de concenttração é dividida em linhas de pesquisas.





      TITULAÇÃO NO MESTRADO

      Para obter o título de Mestre em Economia o aluno deverá preencher os seguintes requisitos:

      Obter aprovação com média igual ou superior a sete nas disciplinas que compõem o currículo em vigor do programa de mestrado.
      Obter aprovação para a sua proposta de dissertação.
      Apresentar uma dissertação que revele:

      Conhecimento atualizado do tema da dissertação (referência à literatura relevante, nacional e internacional);
      Capacidade de sistematização de idéias;
      Destreza na utilização dos métodos quantitativos aplicados à economia e administração; e
      Capacidade de síntese e conclusão.
      O aluno poderá submeter a dissertação à partir do final do sexto trimestre, caso não tenha sido reprovado em nenhuma disciplina, e desde que tenha a anuência do seu orientador. Haverá uma defesa oral da dissertação, que será avaliada por uma Banca Examinadora, composta pelo orientador, um professor externo e um professor interno. O aluno será considerado aprovado ou reprovado, de acordo com o parecer emitido pela banca examinadora. A aprovação poderá se dar de duas formas:

      Sujeita a pequenas correções, onde o aluno terá um prazo de até 30 dias para re-submeter uma nova versão da dissertação; ou
      Sem correções.



      Os Cursos de Mestrado e Doutorado em Economia estão estruturados de forma a apresentar aos alunos o instrumental analítico (microeconômico, macroeconômico e econométrico) necessário para a solução criativa de problemas relevantes no setor público, no setor privado ou na área acadêmica.

      Espera-se que no final de um dos cursos os mestrandos e doutorandos sejam capazes de (1) lecionar em cursos de graduação nas áreas de economia, administração, contabilidade, finanças, análise de projetos e outros ramos das ciências sociais aplicadas; (2) identificar oportunidades de negócios no mercado; (3) desenvolver pesquisas em áreas afins à realidade econômica e financeira das empresas em que atuam; (4) tornarem-se líderes criativos, inovadores, confiáveis, conscientes, que saibam se comunicar e trabalhar em equipes de alto nível técnico; (5) resolver problemas específicos, sintetizar informações relevantes, interpretar os fatos econômicos, utilizar dados e opiniões para antecipar situações e oportunidades; (6) utilizar de maneira efetiva e eficiente as técnicas e conceitos econômicos.



      Áreas de Concentração

      Finanças
      Economia Regional
      Economia da Inovação




      Linhas de Pesquisa : As linhas de pesquisa estão divididas de acordo com as áreas de concentração conforme abaixo:

      Finanças
      Economia da Inovação
      Economia Regional

      · Teoria econômica e Métodos Quantitativos
      · Inovação, estrutura de mercado e apropriabilidade
      · Setor público

      · Finanças empíricas e econometria aplicada
      · Inovações financeiras e financiamento privado da inovação
      · Crescimento econômico e arranjos produtivos

      · Macroeconomia aplicada
      · Inovação e produtividade; Inovação e meio ambiente
      · Economia espacial e urbana



      Linhas de Pesquisa dos Professores do Programa


      Público-alvo: Docentes do nível superior, pesquisadores e técnicos, portadores de diploma de curso de graduação de duração plena, devidamente reconhecido nos termos da legislação em vigor, com formação nas áreas de Economia, Administração, Ciências Contáveis, Matemática, Física, Engenharia e outras áreas correlatas que desejem aprender teoria econômica, aprofundar seus conhecimentos e preparar-se, em nível de pós-graduação Stricto Sensu , para o exercício de suas funções.






      DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

      MATEMÁTICA I
      MATEMÁTICA II
      ESTATÍSTICA I
      ECONOMETRIA I
      ECONOMETRIA II
      MACROECONOMIA I
      MACROECONOMIA II
      MICROECONOMIA I
      MICROECONOMIA II
      MICROECONOMIA III

      DISCIPLINAS OPTATIVAS DE ÁREA

      ECONOMIA REGIONAL I
      ECONOMIA REGIONAL II
      ECONOMIA REGIONAL III
      ECONOMIA DA INOVAÇÃO I
      ECONOMIA DA INOVAÇÃO II
      ECONOMIA DA INOVAÇÃO III
      FINANÇAS I
      FINANÇAS II
      FINANÇAS III


      DISCIPLINAS FINAIS

      ELABORAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO(ED I)
      ELABORAÇÃO DE PROJETO FINAL DE DISSERTAÇÃO(ED II)
      DEFESA DE DISSERTAÇÃO (DED)




      Compare para escolher melhor:
      Ver mais