Doutorado em Educação

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  • Uma das mais e maiores universidades renomadas do país. Qualidade de ensino está aqui!
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Doutorado

Em Taguatinga

R$ 58.367

Descrição

  • Tipologia

    Doutorado

  • Local

    Taguatinga

  • Duração

    24 Mêses

O Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UCB visa à formação de pesquisadores e de profissionais da educação. Os mestres e doutores formados pela UCB podem seguir as carreiras de cientista pesquisador e/ou carreiras de magistério nos diferentes níveis, atuar em instituições sociais ou empresariais, na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa em educação, na gestão educacional

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Aldair De Jesus

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28/04/2019
Sobre o curso: Uma das mais e maiores universidades renomadas do país. Qualidade de ensino está aqui!
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Programa

Apresentação


O Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UCB visa à formação de pesquisadores e de profissionais da educação. Os mestres e doutores formados pela UCB podem seguir as carreiras de cientista pesquisador e/ou carreiras de magistério nos diferentes níveis, atuar em instituições sociais ou empresariais, na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa em educação, na gestão educacional e na formulação e análise de políticas públicas, no nível executivo, de assessoramento ou de consultoria.


Criado em 1994, o Programa formou, até dezembro de 2009, 334 mestres em Educação. O Doutorado iniciou sua primeira turma no ano de 2009. Portanto, não houve tempo para formar doutores.


O Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da UCB tem demonstrado nos últimos anos uma tendência contínua e cada vez mais consolidada de excelência acadêmica com inserção social. Importantes evidências podem ser inferidas da participação dos professores em associações, comitês, conselhos e consultorias variadas; das diversas parcerias inter e intra-institucionais; das atividades do Observatório de Violências nas Escolas (Parceria UCB-Mestrado em Educação-UNESCO); da Cátedra UCB/UNESCO 'Educação, Juventude, Sociedade', da abrangência geográfica do Programa e da própria situação dos egressos. Além disso, deve-se enfatizar a veiculação de notícias na mídia de massa sobre as pesquisas que realizamos.


a) Participação em associações, comitês, conselhos e consultorias: Professores têm participado de diferentes tipos de conselhos, que vão desde o Conselho Estadual de Educação, Conselho Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Associação Nacional das Mantenedoras de Escolas e Universidades Católicas do Brasil, Fundação Universa, Conselho Consultivo de Projetos Financeiros; Comitê Executivo da Rede Internacional de Instituições de Ensino Superior Maristas e dois conselhos culturais. Professores nossos participam também de conselhos editoriais de seis periódicos, sendo que três internacionais, além de terem sido pareceristas ad hoc de 18 entidades (eventos e periódicos), incluindo a CAPES e o CNPq. Há ainda sindicatos da área educacional que possuem professores do Programa como membros da direção e instituições nacionais e internacionais (incluindo a UNESCO), das quais alguns de nossos professores participam como consultores.



b) Parcerias intra e interinstitucionais, nacionais e internacionais: O Programa em Educação tem estabelecido diversas parcerias tanto no âmbito da UCB, desenvolvendo projetos de pesquisa e eventos que contam tanto com a colaboração de professores de outros cursos, quanto com a colaboração de professores de outras instituições. No que diz respeito às parcerias intra-institucionais, desenvolvemos em 2009 projetos de pesquisa em parceria com o Mestrado em Psicologia e com o Mestrado em Gerontologia. Com este programa, iniciamos em 2007, a partir dos trabalhos conjuntos de 2006, uma parceria de pesquisa que culminou na criação do Grupo Lattes "Longevidade e Educação", na interface com as políticas públicas e a dinâmica curricular. Ainda no contexto das parcerias intra-institucionais, em 2008, por conta das atividades de docência, pesquisa e extensão, da Cátedra UNESCO e do Observatório de Violências nas Escolas - Brasil, houve uma gama de atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação vinculadas à Graduação, incluindo docência de disciplinas nos cursos de graduação tanto de Pedagogia como de Psicologia, além da participação de alunos da Graduação em nossos projetos de pesquisa e em eventos de disseminação do conhecimento científico, entre outras atividades. Todas estas parcerias continuam em 2009.



No que se refere a parcerias externas, continua o projeto de pesquisa iniciado em 2006, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul ('Crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial'). Este projeto deu início a um grupo de trabalho e a uma ampla rede de pesquisa vinculada à ANPEP por meio do GT Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade. O GT é liderado pela Professora Silvia Koller (UFRGS) e tem a participação dos Professores Afonso Galvão e Kátia Brasil, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB. Professores de várias universidades participam desta rede de pesquisa, incluindo UFSM, Universidade do Minho (Portugal), UCDB, UFAM, Universidad Federico Vilarreal (Peru), University of Urbana, Champaign (USA) e Universidad del Valle (Colômbia), entre várias outras. O Grupo Lattes 'Processos criativos e superdotação', envolve pesquisadores e estudantes de diversas universidades, incluindo, além do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB, que participa com os professores Eunice Alencar (líder) e Afonso Galvão, UnB, PUC-Campinas, Universidade São Francisco, UNIP-SP e PUC-RJ. Nesta linha estamos desenvolvendo também parcerias com a UNICAMP e com a PUC-Peru. O Programa, por meio deste grupo de pesquisa promoveu em abril do ano passado o Seminário Internacional de Criatividade, Altas Habilidades e Práticas Inovadoras em Educação. No contexto da linha de pesquisa 'Dinâmica Curricular e Ensino-Aprendizagem', além das já mencionadas parcerias relacionadas ao Grupo de Pesquisa Longevidade e Educação, estamos desenvolvendo também uma ampla rede de parcerias vinculadas ao tema 'Complexidade e educação'. A parceria com a Universidade de Barcelona continua. Em 2009, a Professora Maria Cândida Moraes, que é também professora visitante da Universidade de Barcelona, participou do Fórum Internacional e da IV Jornada sobre Transdisciplinariedad y ecoformación en la práctica: Buscando la Innovación y Creatividad Docente. Ademais, ao final de 2009, iniciamos uma parceria de pesquisa sobre formação de professores com a UFPB e a PUC- SP no contexto do programa PROCAD da CAPES. Este projeto de pesquisa, que conta com a participação das Professores Adelaide Dias (UFPB), Clarilza Prado Sousa e Vera Placco (PUC-SP) é coordenado em Brasília pelo Professor Afonso Galvão. Também estamos desenvolvendo, em vínculo com a Cátedra UNESCO, pesquisas na área de Pedagogia Social, lideradas pelo Professor Geraldo Caliman, em parceria com professores como Bernd Fichtner, da Universidade de Siegen, Alemanha e Sanna Hyynänen, da Universidade de Tempere, Finlândia.



Seguindo uma tendência natural que decorre do desenvolvimento dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelo Observatório, foi criada, no começo de 2007, a Cátedra UNESCO/UCB, cujo título é 'Educação, Juventude, Sociedade', que é liderada pelo Programa em Educação (Professor Candido Gomes), mas tem um caráter interdepartamental e interinstitucional. O Observatório de Violências nas Escolas, criado em 2002, passou a ser uma instância da Cátedra. Muitas atividades foram desenvolvidas pelo Observatório, entrelaçando atividades de ensino, pesquisa e extensão, integrando uma teia de pesquisadores e universidades de diferentes continentes. Portanto, UNESCO e UCB decidiram aprofundar a sua parceria com a criação da Cátedra. Diversos programas de pós-graduação e graduação da UCB participam da Cátedra, incluindo o Mestrado em Psicologia, o Mestrado em Direito e os cursos de Graduação em Psicologia e Pedagogia. Além disso, a Cátedra conta com a participação associada do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



A Cátedra está aglutinando uma série de pesquisas e projetos desenvolvidos nos diferentes departamentos que dela fazem parte, na intersecção dos temas juventude, educação e sociedade. Os objetivos são tanto o de produzir conhecimento a ser publicado em periódicos, livros e capítulos e dissertações, quanto o de promover ou ajudar na promoção de eventos científicos. Não obstante o perfil acadêmico e de pesquisa, a Cátedra também possui objetivos sociais, que devem se desenvolver de forma vinculada aos projetos de extensão da UCB e de seus vários parceiros institucionais.



Parceria com a Graduação em Pedagogia: Os eventos do Programa de Educação têm tido ativa participação dos professores e alunos da Graduação em Pedagogia. A partir da elaboração do novo currículo da Pedagogia, foram criadas três disciplinas de pesquisa em educação que são vinculadas e administradas pelo Programa de Educação. O objetivo destas disciplinas é apresentar aos alunos da graduação os temas de pesquisa da Pós-Graduação e incentivá-los a participar das nossas pesquisas. As disciplinas permitem a vivência da pós-graduação na graduação e têm ajudado bastante na integração entre os dois programas.



Parcerias entre Programas Stricto Sensu do Centro-Oeste: Entre as universidades que integram o Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste se estabelece um intercâmbio estruturado principalmente a partir da organização contínua dos Encontros de Pesquisa em Educação promovidas no âmbito do Fórum. Participaram das reuniões coordenadores de dez instituições: UFU, UNIUBE, UNITRI, UFG, UCG, UFMS, UCBD, UFMT, UnB E UCB. Isso possibilitou uma sólida parceria entre os participantes e, como produto destes eventos, podemos salientar a organização e publicação de livros e artigos com a contribuição de vários professores.



Minter UCB/ FAMA: Além das parcerias citadas, o Programa desenvolve um Mestrado Interinstitucional (modalidade Minter, prevista e aprovada pela Capes) em convênio com a Faculdade Atenas Maranhense - FAMA, de São Luís - MA. Os programas Minter visam a oferta de cursos de qualidade reconhecida em regiões distantes dos grandes centros produtores de conhecimento. O referido curso ocorre segundo os mesmos padrões daquele oferecido na sede, incluindo corpo docente, grade curricular e regimento. Corresponde, portanto, a um braço do Programa de Educação da UCB, formando mestres em outra região geográfica. Mas com a marca de qualidade do nosso Programa.



O Programa se estrutura em duas ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO:



"Política e Administração Educacional" e "Ensino-Aprendizagem".


Às duas articulam-se três linhas de pesquisa (Política, Gestão e Economia da Educação; Dinâmica Curricular e Ensino-Aprendizagem; e Educação, Juventude, Sociedade).




ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 'Política e Administração Educacional'

Nesta área predomina a visão macroscópica da educação e da sociedade, enfatizando-se a investigação dos aspectos políticos, econômicos e sociológicos da educação, em uma perspectiva sócio-historicamente contextualizada.


LINHAS DE PESQUISA vinculadas:

'Política, Gestão e Economia da Educação' - Investiga a formulação, implementação e avaliação de políticas, programas e projetos na área de educação, nos seus diferentes níveis e modalidades. É dedicada especial atenção aos aspectos ligados ao financiamento dos programas e ao impacto desses, no contexto da escola.



Educação, Juventude, Sociedade - Esta linha de pesquisa, vinculada à Cátedra homônima UCB/UNESCO tem se dedicado a investigar temas voltados à articulação dos três tópicos presentes no título da linha. No entanto, no conjunto dos projetos de pesquisa investigados aqui, predomina um interesse pela relação entre escolas, violências e risco psicossocial. A Cátedra 'Educação, Juventude, Sociedade' coordena também os trabalhos de outra parceria UCB/UNESCO vinculada ao Mestrado em Educação: O observatório de Violências nas Escolas. A linha de pesquisa 'Educação, Juventude, Sociedade trabalha na interface das duas áreas de concentração. Assim, se articula tanto com a área 'Política, Gestão e Economia da Educação', quanto com a área 'Ensino-Aprendizagem'.



ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 'Ensino-Aprendizagem'.

Aqui predomina a visão microscópica, voltada para a instituição escolar e a sala de aula, sem perder de vista suas conexões com o contexto social. Envolve uma análise crítica das dimensões fundamentais da educação, do currículo e do processo de ensino-aprendizagem.



LINHAS DE PESQUISA vinculadas:


Dinâmica Curricular e Ensino-Aprendizagem - Investiga diferentes dimensões do currículo, a psicogênese do conhecimento, o ensino para a criatividade e para a expertise, a avaliação e as tecnologias adotadas nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Busca identificar questões relacionadas com o sucesso escolar, bem como disfunções das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.


Educação, Juventude, Sociedade - Esta linha de pesquisa está vinculada às duas áreas. Veja acima a descrição.



Mestrado em Educação DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Total de 48 créditos, sendo 24 créditos para disciplinas e 24 créditos para a elaboração da Tese.

Os 24 créditos para disciplinas equivalem a 8 disciplinas de 3 créditos cada, sendo 6 disciplinas optativas (18 créditos) e 2 disciplinas obrigatórias (6 créditos) - "Metodologia da Pesquisa I" e "Metodologia da Pesquisa II".

Os 24 créditos para a elaboração da Tese equivalem a 8 componentes curriculares obrigatórios de 3 créditos cada (Tese I, Tese II, Tese III, Tese IV, Tese V, Tese VI, Tese VII e Tese VIII).
Logo, ao todo são 10 componentes curriculares obrigatórios (30 créditos) e 6 componentes curriculares optativos (18 créditos).

O prazo para obtenção do título de Doutor é de, no mínimo, 24 meses e, no máximo, 48 meses.



























































































































Doutorado em Educação

R$ 58.367