Didática da Docência Superior
Pós-Graduação
Em Manaus
Descrição
-
Tipologia
Pós-Graduação
-
Local
Manaus
-
Horário de aulas
400h
Analisar a organização do trabalho pedagógico voltado para a capacitação do docente de 3º grau.· Buscar na transposição didática das bases científicas das áreas de conhecimento compreensão da dimensão reflexiva do processo de ensino-aprendizagem.Promover reflexão crítica sobre as políticas da Educação Superior no Brasil. Dirigido a: Todo profissional de nível superior graduado em qualquer área que está pleiteando ministrar aulas no Ensino Superior.
Instalações
Localização
Início
Início
Opiniões
Programa
Atualmente a área da Educação busca formar profissionais cada vez mais capacitados e qualificados com visão crítica e reflexiva da situação do ensino-aprendizagem. Várias questões se colocam como fundamentais no panorama das universidades brasileiras no terceiro milênio, principalmente em função de conhecimento e informação. Neste sentido, o Instituto de Ensino Superior da Amazônia - Faculdade Martha Falcão, criou o curso de especialização em "Didática da Docência Superior", no intuito de atender e priorizar os professores que já atuam no Ensino Superior ou àqueles que almejam ingressar na carreira acadêmica de Ensino baseada em conceitos pedagógicos modernos, em novas tecnologias e no campo da pesquisa científica.
Justificativa
Em um mundo cuja competição é cada vez mais acirrada, a busca da qualificação se torna imperativa para obtenção de um diferencial nos diversos campos de atuação profissional e de maneira particular no setor financeiro cuja gestão precisa e qualificada é garantia de sucesso para qualquer instituição. Esse curso contribui para o desenvolvimento da região pois forma executivos com forte capacitação em finanças e competências gerenciais, habilitados para assumir posições de liderança dentro das organizações.
Objetivos
· Analisar a organização do trabalho pedagógico voltado para a capacitação do docente de 3º grau.
· Buscar na transposição didática das bases científicas das áreas de conhecimento compreensão da dimensão reflexiva do processo de ensino-aprendizagem.Promover reflexão crítica sobre as políticas da Educação Superior no Brasil.
· Reconhecer as diferentes metodologias educacionais e seus recursos mais adequados para serem utilizados no processo de ensino-aprendizagem do Ensino Superior.
· Estabelecer uma reflexão crítica sobre o cotidiano da sala de aula na Universidade, de forma a ampliar a articulação entre a teoria e a prática.
· Resgatar a dimensão do professor-pesquisador na prática docente da Universidade.
Público-Alvo
Todo profissional de nível superior graduado em qualquer área que está pleiteando ministrar aulas no Ensino Superior.
Grade Curricular
1. Caráter histórico-antropológico da educação- 40h
2. Inclusão e a Língua Brasileira de Sinais no contexto do Ensino Superior - 20h
3. Teorias e Concepções Pedagógicas - 20h
4. Prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente - 40h
5. Docência na perspectiva técnica, humana e científica - 40h.
6. Metodologia e prática educativa - 40h
7. Criatividade na sala de aula - 40h
8. Universidade e novas tecnologias- 40h
9. Libertação da Pedagogia: contextualização, flexibilidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade- 40h
10. Organização do trabalho docente: planejamento- 40h Preparação do T.C.C - 40h
Informações
Carga horária: 400h
Vagas: 50
Didática da Docência Superior