IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial

Design Thinking

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Brasilia e Rio De Janeiro

R$1.870
Ou prefere ligar para o centro agora?

Informação importante

Tipologia Curso
Nível Básico
Local Em 2edes
Horário de aulas 16h
Duração 2 Dias
  • Curso
  • Básico
  • Em 2edes
  • 16h
  • Duração:
    2 Dias
Descrição

Muitos produtos e serviços ainda são desenvolvidos sem o devido cuidado. Muitas ideias são tiradas do papel a custos altíssimos sem antes serem propriamente testadas. Cada vez mais, o cliente encontra-se insatisfeito com resultados de trabalhos que foram gerados dentro de critérios aceitáveis de tempo, custo e qualidade, mas que na ‘Hora H’ não conseguem resolver essencialmente o problema original que resultou na idealização de um determinado produto ou serviço.

Da mesma forma, alguns produtos e serviços são gerados depois de muito empenho e grande parte de seu conteúdo nunca chegará a ser utilizado. Afinal de contas, por que tanto desperdício e insatisfação? Nesse sentido, o Design Thinking auxilia na busca alternativa de soluções para um determinado problema. Por meio de um trabalho colaborativo, permite a análise de um problema, assim como a idealização de respostas no intuito de facilitar o processo de tomada de decisão e o desenvolvimento de produtos e serviços exclusivos, visando sempre uma condição de empatia com o usuário.

É por isso que o Design Thinking é conhecido como um conjunto de métodos e processos que por meio de abordagens centradas no fator humano, auxilia pessoas físicas e organizações a solucionarem problemas e alinharem estratégias.

Instalações (2)
Instalações e datas
Início Localização
Consultar
Brasilia
Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
Ver mapa
Consultar
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa
Início Consultar
Localização
Brasilia
Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
Ver mapa
Início Consultar
Localização
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa

Perguntas & Respostas

Levante suas perguntas e outros usuários poderão responder-te

O que se aprende nesse curso?

Ferramentas
Trabalho
Design thinking
Soluções de problemas
Desenvolvimento de talentos
Criatividade
Gestão empresarial
Cultura organizacional
Desenvolvimento de Soluções
Técnicas de criatividade

Professores

Guilherme Hoffmann
Guilherme Hoffmann
Professor do IDEMP

Doutorando em Business Administration pela École Supérieure de Commerce de Rennes – França. Mestre em Marketing Internacional pela Universidad Nacional de La Plata – Argentina. Especialista em Gerenciamento de Projetos e em Direito da Economia e da Empresa, ambos pela Fundação Getulio Vargas. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis. Negociador certificado pela Fundação Getulio Vargas e pelo programa Negotiation and Leadership da Harvard Law School. Agilista, CSM – Certified ScrumMaster e CSPO – Certified Scrum Product Owner, ambos pela Scrum Alliance. Kanban Certif

Programa

APRESENTAÇÃO

Muitos produtos e serviços ainda são desenvolvidos sem o devido cuidado. Muitas ideias são tiradas do papel a custos altíssimos sem antes serem propriamente testadas. Cada vez mais, o cliente encontra-se insatisfeito com resultados de trabalhos que foram gerados dentro de critérios aceitáveis de tempo, custo e qualidade, mas que na ‘Hora H’ não conseguem resolver essencialmente o problema original que resultou na idealização de um determinado produto ou serviço.

Da mesma forma, alguns produtos e serviços são gerados depois de muito empenho e grande parte de seu conteúdo nunca chegará a ser utilizado. Afinal de contas, por que tanto desperdício e insatisfação? Nesse sentido, o Design Thinking auxilia na busca alternativa de soluções para um determinado problema. Por meio de um trabalho colaborativo, permite a análise de um problema, assim como a idealização de respostas no intuito de facilitar o processo de tomada de decisão e o desenvolvimento de produtos e serviços exclusivos, visando sempre uma condição de empatia com o usuário.

É por isso que o Design Thinking é conhecido como um conjunto de métodos e processos que por meio de abordagens centradas no fator humano, auxilia pessoas físicas e organizações a solucionarem problemas e alinharem estratégias.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de conhecimento e um maior domínio de técnicas de criatividade e resolução de problemas;

Profissionais que buscam ferramentas para enfrentar melhor os desafios que possam surgir em suas atuais ou futuras atividades profissionais, assim como desafios particulares;

Profissionais que sintam necessidade de reciclagem.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Promover o pensamento no design;
  • Desenvolver processos criativos, estimulando a desenvolver uma resposta conceitual a um determinado problema
  • Converter as experiências dos participantes no intuito de promover uma aprendizagem centrada no desenvolvimento de talentos;
  • Incorporar conceitos do design thinking ao dia-a-dia do participante, e paralelamente, à cultura organizacional de sua empresa, revertendo maiores resultados para o negócio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • O que é o design thinking?
  • Valores do design thinking;
  • Como incorporar o design thinking em situações reais do dia a dia e nos negócios;
  • O processo criativo na resolução de problemas:
    • Ferramentas;
    • Exploração, análise e geração de insights;
    • Divergência X Convergência;
    • Síntese e implementação;
    • Como criar o desafio da maneira correta;
    • Diferentes pontos de vista;
    • Reformulação do problema proposto.
  • Prototipagem e validação de ideias
    • Tangibilização das ideias;
    • Recebimento e avaliação de feedbacks;
  • Errar rápido no intuito de evoluir o trabalho de conscientização da solução proposta;
  • Avaliação do trabalho e pontos de melhoria.

METODOLOGIA

  • Aulas expositivas com debates entre os participantes e utilização da técnica vivencial learning by doing;
  • Apresentação de casos práticos, ferramentas e processos de design thinking com total interação entre os participantes;
  • Ao final do programa, cada participante estará envolvido na resolução de um problema específico, cujo produto final será avaliado pelos demais componentes do programa.

Compare para escolher melhor:
Ver mais