Design Thinking
Curso
Em Rio De Janeiro
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Nível
Básico
-
Local
Rio de janeiro
-
Horário de aulas
16h
-
Duração
2 Dias
Muitos produtos e serviços ainda são desenvolvidos sem o devido cuidado. Muitas ideias são tiradas do papel a custos altíssimos sem antes serem propriamente testadas. Cada vez mais, o cliente encontra-se insatisfeito com resultados de trabalhos que foram gerados dentro de critérios aceitáveis de tempo, custo e qualidade, mas que na ‘Hora H’ não conseguem resolver essencialmente o problema original que resultou na idealização de um determinado produto ou serviço.
Da mesma forma, alguns produtos e serviços são gerados depois de muito empenho e grande parte de seu conteúdo nunca chegará a ser utilizado. Afinal de contas, por que tanto desperdício e insatisfação? Nesse sentido, o Design Thinking auxilia na busca alternativa de soluções para um determinado problema. Por meio de um trabalho colaborativo, permite a análise de um problema, assim como a idealização de respostas no intuito de facilitar o processo de tomada de decisão e o desenvolvimento de produtos e serviços exclusivos, visando sempre uma condição de empatia com o usuário.
É por isso que o Design Thinking é conhecido como um conjunto de métodos e processos que por meio de abordagens centradas no fator humano, auxilia pessoas físicas e organizações a solucionarem problemas e alinharem estratégias.
Instalações
Localização
Início
Início
Opiniões
Matérias
- Ferramentas
- Trabalho
- Design thinking
- Soluções de problemas
- Desenvolvimento de talentos
- Criatividade
- Gestão empresarial
- Cultura organizacional
- Desenvolvimento de Soluções
- Técnicas de criatividade
Professores
Guilherme Hoffmann
Professor do IDEMP
Doutorando em Business Administration pela École Supérieure de Commerce de Rennes – França. Mestre em Marketing Internacional pela Universidad Nacional de La Plata – Argentina. Especialista em Gerenciamento de Projetos e em Direito da Economia e da Empresa, ambos pela Fundação Getulio Vargas. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis. Negociador certificado pela Fundação Getulio Vargas e pelo programa Negotiation and Leadership da Harvard Law School. Agilista, CSM – Certified ScrumMaster e CSPO – Certified Scrum Product Owner, ambos pela Scrum Alliance. Kanban Certif
Programa
APRESENTAÇÃO
Muitos produtos e serviços ainda são desenvolvidos sem o devido cuidado. Muitas ideias são tiradas do papel a custos altíssimos sem antes serem propriamente testadas. Cada vez mais, o cliente encontra-se insatisfeito com resultados de trabalhos que foram gerados dentro de critérios aceitáveis de tempo, custo e qualidade, mas que na ‘Hora H’ não conseguem resolver essencialmente o problema original que resultou na idealização de um determinado produto ou serviço.
Da mesma forma, alguns produtos e serviços são gerados depois de muito empenho e grande parte de seu conteúdo nunca chegará a ser utilizado. Afinal de contas, por que tanto desperdício e insatisfação? Nesse sentido, o Design Thinking auxilia na busca alternativa de soluções para um determinado problema. Por meio de um trabalho colaborativo, permite a análise de um problema, assim como a idealização de respostas no intuito de facilitar o processo de tomada de decisão e o desenvolvimento de produtos e serviços exclusivos, visando sempre uma condição de empatia com o usuário.
É por isso que o Design Thinking é conhecido como um conjunto de métodos e processos que por meio de abordagens centradas no fator humano, auxilia pessoas físicas e organizações a solucionarem problemas e alinharem estratégias.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de conhecimento e um maior domínio de técnicas de criatividade e resolução de problemas;
Profissionais que buscam ferramentas para enfrentar melhor os desafios que possam surgir em suas atuais ou futuras atividades profissionais, assim como desafios particulares;
Profissionais que sintam necessidade de reciclagem.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Promover o pensamento no design;
- Desenvolver processos criativos, estimulando a desenvolver uma resposta conceitual a um determinado problema
- Converter as experiências dos participantes no intuito de promover uma aprendizagem centrada no desenvolvimento de talentos;
- Incorporar conceitos do design thinking ao dia-a-dia do participante, e paralelamente, à cultura organizacional de sua empresa, revertendo maiores resultados para o negócio.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- O que é o design thinking?
- Valores do design thinking;
- Como incorporar o design thinking em situações reais do dia a dia e nos negócios;
- O processo criativo na resolução de problemas:
- Ferramentas;
- Exploração, análise e geração de insights;
- Divergência X Convergência;
- Síntese e implementação;
- Como criar o desafio da maneira correta;
- Diferentes pontos de vista;
- Reformulação do problema proposto.
- Prototipagem e validação de ideias
- Tangibilização das ideias;
- Recebimento e avaliação de feedbacks;
- Errar rápido no intuito de evoluir o trabalho de conscientização da solução proposta;
- Avaliação do trabalho e pontos de melhoria.
METODOLOGIA
- Aulas expositivas com debates entre os participantes e utilização da técnica vivencial learning by doing;
- Apresentação de casos práticos, ferramentas e processos de design thinking com total interação entre os participantes;
- Ao final do programa, cada participante estará envolvido na resolução de um problema específico, cujo produto final será avaliado pelos demais componentes do programa.
Design Thinking