Design Essencial, com Marcelo Rosenbaum

Curso

Online

R$ 197

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Nível

    Intermediário

  • Metodologia

    Online

  • Horário de aulas

    10h

  • Duração

    Flexível

  • Início

    Datas a escolher

Marcelo Rosenbaum, arquiteto e designer renomado, está conosco em mais uma empreitada! Neste curso, ele conta os conceitos importantes que movem sua carreira, a partir da sua experiência criativa com comunidades, imersões, cocriações, desenho de propósito e mudanças sociais.

O QUE É DESIGN ESSENCIAL?
Design Essencial é cultura de inovação. É inovar com base no design como um processo que trabalha o potencial do ser humano para remodelar as relações e gerar resultados que impactam e transformam os homens e mulheres e o seu meio.

POR QUE ISSO É IMPORTANTE?
Em um mundo extremamente industrializado e globalizado, muito se perde no processo criativo e de produção. Todo o processo está contaminado por um comportamento que não valoriza as referências e inspirações, o criador, a mão-de-obra e muito menos o processo em si.

Instalações

Localização

Início

Online

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Entender os principais conceitos e realizar exercícios que estimulam a sua capacidade de identificar, validar, valorizar e cocriar a partir de um contexto social usando o design como um processo vetor de mudanças reais.
Essa é uma reflexão que te permite ir além e conceber um mundo que celebra as relações humanas e tudo que a humanidade pode proporcionar em suas inúmeras possibilidades.

Esse curso é para quem acredita no poder transformador do design e de um pensamento mais holístico no desenvolvimento de produtos e serviços.
Esse curso é para quem valoriza nossa cultura e quer conhecer ferramentas para inovar processos de produção e distribuição.
Esse curso é para todos que buscam caminhos alternativos para as nossas questões sociais.

Sim, automaticamente, direto na plataforma de estudos.

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Cultura
  • Designer
  • Processo
  • Trabalho
  • Design essencial
  • Design Produto
  • Marcelo Rosenbaum
  • Comunidades
  • Cocriações
  • Mudanças sociais
  • Cultura de inovação

Professores

Marcelo Rosenbaum

Marcelo Rosenbaum

Professor

À frente da Rosenbaum há mais de 20 anos, o escritório de design e inovação trabalha com economia criativa, gerando valores a partir de ideias originais e usa o design como meio para incentivar, divulgar e valorizar a diversidade cultural do Brasil. Marcelo Rosenbaum insere a identidade cultural popular em tudo o que faz. Desde o resgate da memória nos projetos ao pensamento de criar formas de inclusão do ser humano no processo do design, o que ele mesmo chama de Design Essencial. Mais em https://escolasaopaulo.org/cursos/design-essencial-com-marcelo-rosenbaum/

Programa

MÓDULO 1- INTRODUÇÃO AO DESIGN ESSENCIAL
Conheça mais o conceituado designer paulistano Marcelo Rosenbaum. Descubra um pouco mais da história, do repertório e dos métodos criativos e produtivos de um designer que leva em conta a essência do objeto e de seu design.

MÓDULO 2 – RECONQUISTA CULTURAL
A partir deste módulo, passaremos a saber mais sobre como foi a colonização do Brasil e o apagamento de diversas culturas negras e indígenas. Marcelo contará como é o processo de reconquista cultural que pode proporcionar a inserção dessas culturas marginalizadas no mercado formal por meio da venda daquilo que sempre fizeram unicamente como herança cultural.

MÓDULO 3 – DESIGN PARA HUMANIDADE
Como o módulo que o antecede, neste, aprenderemos ainda mais um pouco de História do Brasil e seremos apresentados a mais projetos de reconquista cultural a partir de diversas frentes. Também saberemos no que consiste o chamado “Design Para a Humanidade”.

MÓDULO 4- INOVANDO RELAÇÕES E ENCONTRANDO UM PROPÓSITO
Neste módulo, conheceremos um dos projetos de sucesso de Marcelo Rosenbaum, o trabalho que ele e sua equipe desempenharam em Várzea Queimada, no estado do Piauí. Por meio do contato que teremos com essa história, entenderemos ainda mais o que significa falar em design essencial e como colocar em prática aquilo que vimos até aqui.

MÓDULO 5 – PROCESSO DE IMERSÃO
Este módulo focará na principal etapa do trabalho de criação de uma peça de design essencial: a imersão. Entenderemos a importância desse momento e veremos como foi a imersão de Marcelo na cultura escolhida por ele nesse projeto.

MÓDULO 6- COLABORAÇÃO E COCRIAÇÃO
Este módulo abordará mais uma etapa do processo em discussão. Saberemos o que acontece não só durante, mas também após a imersão.
Entenderemos como trabalhar junto com as pessoas pertencentes à cultura imergida, sem explorar a cultura em si e nem a força de trabalho dessas pessoas, criando, em conjunto, objetos e histórias que valorizam todas as etapas e todos os envolvidos na cadeia produtiva.

MÓDULO 7- PROJETO ESPECIAL
Marcelo apresentará um exercício para colocar em prática todos os conhecimentos proporcionados e absorvidos pelo aluno até aqui.

Design Essencial, com Marcelo Rosenbaum

R$ 197