Desenvolvimento de Multiplicadores de Treinamento

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro e Brasilia

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Tipologia Curso
Nível Básico
Início Em 2edes
Horário de aulas 24 horas letivas
Duração 3 Dias
  • Curso
  • Básico
  • Em 2edes
  • 24 horas letivas
  • Duração:
    3 Dias
Descrição

De forma cada vez mais acentuada, as instituições privadas de forma geral estão se transformando em Organizações de Aprendizagens, investindo em Educação, visando a preparar seus profissionais para o futuro e para as mudanças que ocorrem constantemente. Na Era do Conhecimento a valorização da aprendizagem no mundo corporativo vem crescendo de forma significativa, com a adoção de diversas estratégias para o desenvolvimento das pessoas. Uma estratégia muito aplicada para contribuir com esse objetivo é o investimento em programas de treinamentos internos, conduzidos por profissionais da própria Organização.

No entanto, em diversas ocasiões os treinamentos internos não apresentam os resultados desejados, em razão de os instrutores, embora tecnicamente competentes, não dominarem recursos de didática necessários para tornar o processo de aprendizagem eficaz.

Neste treinamento, o IDEMP apresenta um programa que contextualiza a importância da Educação na Organização, abordando conteúdos fundamentados na teoria da educação de adultos, de forma dinâmica, orientada para a preparação e/ou aperfeiçoamento de profissionais que estarão habilitados para conduzir o processo ensino-aprendizagem na Organização.

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Instalações

Instalações e datas

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Brasilia
Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
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Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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O que se aprende nesse curso?

Treinamento
Educação
Educação de Adultos
Multiplicadores
Aprendizagem corporativa
Desenvolvimento de pessoas
Instrutoria
Andragogia
Plano de aula
Comunicação
Postura
Ética

Professores

Vera Bártolo
Vera Bártolo
Professora do IDEMP – Instituto de Desenvolvimento Empresarial

Atuou por 25 anos na área de Recursos Humanos da Petrobras, como Supervisora de Equipe, Consultora Interna e Multiplicadora/Instrutora em programas de T&D. Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Reengenharia de Pessoal e Mestre em Educação, durante quatro anos Coordenou o Curso de Pós-Graduação em Pedagogia Empresarial da Associação Educacional Dom Bosco-AEDB (Resende). Professora do Curso de Gestão de Recursos Humanos e Administração de Empresas da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e professora da pós-graduação em Gerenciamento de Projetos da FUNCEFET (RJ/Macaé).

Programa

APRESENTAÇÃO

De forma cada vez mais acentuada, as instituições privadas de forma geral estão se transformando em Organizações de Aprendizagens, investindo em Educação, visando a preparar seus profissionais para o futuro e para as mudanças que ocorrem constantemente. Na Era do Conhecimento a valorização da aprendizagem no mundo corporativo vem crescendo de forma significativa, com a adoção de diversas estratégias para o desenvolvimento das pessoas. Uma estratégia muito aplicada para contribuir com esse objetivo é o investimento em programas de treinamentos internos, conduzidos por profissionais da própria Organização.

No entanto, em diversas ocasiões os treinamentos internos não apresentam os resultados desejados, em razão de os instrutores, embora tecnicamente competentes, não dominarem recursos de didática necessários para tornar o processo de aprendizagem eficaz.

Neste treinamento, o IDEMP apresenta um programa que contextualiza a importância da Educação na Organização, abordando conteúdos fundamentados na teoria da educação de adultos, de forma dinâmica, orientada para a preparação e/ou aperfeiçoamento de profissionais que estarão habilitados para conduzir o processo ensino-aprendizagem na Organização.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais de quaisquer áreas da Organização, que tenham ou venham a ter a atribuição de multiplicadores /instrutores em treinamentos ou eventos de toda natureza.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Reconhecimento sobre a importância do papel do instrutor no processo de Treinamento.
  • Adoção de postura adequado do instrutor de treinamento.
  • Aplicação de princípios da Andragogia nos seus treinamentos (educação de adultos).
  • Visão sistêmica sobre o planejamento didático.
  • Aquisição de técnicas-pedagógicas para o treinamento eficaz.
  • Atuação como mediador no processo de aprendizagem da organização.
  • Desenvolvimento da competência comunicação no contexto da sala de aula.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO E QUALIFICAÇÃO DO INSTRUTOR

  • Desafios do Instrutor de Treinamento: competências necessárias.
  • O Instrutor atuando como educador, parceiro do RH e representante da organização.
  • Postura e ética do Instrutor no treinamento.
  • A corresponsabilidade do Instrutor com o alcance de metas e obtenção de resultados.
  • Compromisso do instrutor com o planejamento e execução do treinamento.
  • Papéis desempenhados pelo instrutor de treinamento.

• ANDRAGOGIA: MÉTODO EFICAZ PARA TREINAMENTO

  • Aplicação da Andragogia nos programas de treinamento.
  • Gestão do processo ensino-aprendizagem.
  • Aspectos que favorecem o processo de aprendizagem e condições que comprometem o processo.
  • Andragogia - arte e ciência de orientar adultos a aprender.
  • Aplicação dos princípios da Andragogia nos programas de treinamento.
  • Funções da Andragogia x princípios da aprendizagem.
  • Didática: arte e técnica de ensinar.
  • Elementos que impactam na aprendizagem: percepção, motivação, maturação, fadiga etc.
  • Aprendemos todos do mesmo modo? Pré-requisitos e estilos de aprendizagem.

• PLANEJAMENTO DE ENSINO EFICAZ

  • Por que planejar? Como elaborar um plano de aula para um treinamento?
  • Estrutura básica do Planejamento: Introdução, Desenvolvimento e Fechamento.
  • Elementos essenciais ao Planejamento Didático:
  • Conhecimento da realidade: diagnóstico;
  • Importância dos objetivos: geral e específicos;
  • Seleção dos conteúdos: critérios para seleção (quantidade x qualidade);
  • Organização de conteúdos: nível de abordagem dos conteúdos;
  • Metodologia: recomendações para trabalhos em grupo.
  • Seleção dos recursos instrucionais;
  • Avaliação da aprendizagem e autoavaliação do instrutor durante a execução da aula.
  • Qualidade do material didático: apostilas, textos etc.

• A COMUNICAÇÃO COMO FATOR DE QUALIDADE

  • A comunicação como ferramenta do processo de treinamento.
  • Comunicar não é apenas informar.
  • Saber comunicar também é saber ouvir.
  • Ruídos e bloqueios que comprometem a eficácia do processo.
  • Desenvolvendo a capacidade de comunicar-se utilizando os gestos como complemento da linguagem verbal.
  • Gerenciamento de perguntas e respostas.
  • Comunicação simbólica: aparência pessoal e acessórios.

• IMPORTÂNCIA E VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS

  • Por que é importante usar recurso audiovisual nos treinamentos?
  • Escolha dos recursos mais adequados.
  • Cuidados necessários na elaboração e utilização dos recursos.

• MICROAULAS E FEEDBACK

Nesta etapa, os participantes apresentarão microaulas, de forma a lhes proporcionar o desenvolvimento de habilidades técnicas-pedagógicas. Ao final das microaulas ocorrerá feedback fornecido por colegas de turma e pelo facilitador do processo.

METODOLOGIA

Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de exposição dialogada, debates, simulações através de microaulas e exercício do feedback. Todos os procedimentos visam levar os participantes à efetiva aprendizagem e eficácia na sua prática como multiplicador/instrutor.

Êxitos alcançados por este centro


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