Demografia

Pós-Graduação

Em (-)

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pós-Graduação

  • Horário de aulas

    396h

A Demografia é uma área da ciência geográfica que estuda a dinâmica populacional humana. O seu objeto de estudo engloba as dimensões, estatísticas, estrutura e distribuição das diversas populações humanas. Estas não são estáticas, variando devido à natalidade, mortalidade, migrações e envelhecimento. O objetivo do curso é capacitar o aluno a analisar demograficamente uma questão pertinent...

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Ementa:

A Demografia é uma área da ciência geográfica que estuda a dinâmica populacional humana. O seu objeto de estudo engloba as dimensões, estatísticas, estrutura e distribuição das diversas populações humanas. Estas não são estáticas, variando devido à natalidade, mortalidade, migrações e envelhecimento.

O objetivo do curso é capacitar o aluno a analisar demograficamente uma questão pertinente, ou seja, ir além das abordagens sociais, econômicas e de saúde, que é entender o processo que conduziu àquela realidade sabendo distinguir o momento histórico do processo; diferenciar conceitos e organizar raciocínios em torno das inter-relações das variáveis demográficas, como consequência ou causa de uma questão populacional.

Objetiva, ainda, fornecer conhecimentos demográficos básicos para que os alunos, ao final do curso, estejam preparados para entender e aplicar metodologias diretas e indiretas para obtenção dos parâmetros demográficos, bem como a realização de projeções demográficas; e disseminar o acesso a fontes de dados demográficos federais, estaduais e municipais, qualificando os participantes para elaboração e análise dos dados.

Matriz Curricular

Disciplina Carga Horária

Natureza e método da demografia --- 88

Estudos Populacionais --- 88

Indicadores sociais da População brasileira --- 44

Regiões e territorialidades brasileiras --- 44

Mapeamento e Representações de dados --- 44

Estatística --- 44

Metodologia Científica 44

TOTAL 396

Demografia

Preço para verificar