Curso Trabalhando com Deficiente Visuais - Aspectos Pedagógicos

Curso

A Distância

R$ 300

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    A distância

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa



Módulo I


Introdução


01 - Requerimento de materiais necessário para sua deficiência


02 - Aprendizado do código Braille


03 - Noções sobre modalidade e locomoção


04 - Conhecer e aprender a utilizar ferramentas de comunicação


05 - As escolas tem obrigação de providenciar materiais especializados


Módulo II


Assuntos


06 - Procedimentos de prevenção de problemas na visão


07 - Discussões a cerca da alfabetização, da mobilidade, do convívio com pessoas cegas


08 - Sistemas de linguagem que podem ser utilizados com deficientes visuais


09 - Área pedagógica


10 - Área psicopedagógica


Módulo III


Aspectos do Deficiente


11 - Ausência de estimulação visual


12 - Restrição de experiências acarretando defasagens em seu desenvolvimento global


13 - Inconsciência de sua visão residual e de sua utilização de modo eficiente


14 - Desinteresse e falta de curiosidade na busca e exploração de estímulos visuais


15 - Interpretação deturpada de imagens visuais não muito claras


Módulo IV


Características


16 - Dificuldade de localização espacial e conhecimento das qualidades espaciais dos objetos


17 - Prejuízo na formação de conceitos que necessitem da imagem visual


18 - Restrição na extensão e variedades de experiências, habilidades para usá-las e controle do ambiente em relação a si mesmo


19 - Perda na justeza dos passos, diminuição do equilíbrio e deficiência dos reflexos de proteção


20 - Dificuldade de ser compreendido em suas reais limitações, restrição no aproveitamento de vivências sociais ( de lazer, esportivas, etc... ) por não captar detalhes dos ambientes sociais e tensão emocional constante - medo de perder a visão residual ( influência familiar )


Módulo X


Orientação Familiar


21 - Vivências variadas relacionadas ao lazer: jogos; passeios; televisão; esportes


22 - Incentivo à participação nas atividades domésticas e de higiene pessoal: cortar as unhas


23 - Incentivo as atividades escolares proporcionando apoio e compreensão às suas reais possibilidades e limitações


24 - Organização do ambiente físico doméstico de modo a facilitar uma locomoção segura e independente


25 - Aceitação quanto ao recurso óptico ou não óptico prescrito, orientando a criança com VSN quanto à utilização e cuidados específicos

Curso Trabalhando com Deficiente Visuais - Aspectos Pedagógicos

R$ 300