Curso Sup. de Formação Esp. Gestão Ambiental

Tecnólogo

Em Manaus

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Tecnólogo

  • Local

    Manaus

Instalações

Localização

Início

Manaus (Amazonas)
Ver mapa
Rua Pedro Dias Leme, 203, Flores, Cep:69058-818, 69058-818

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

CONCEPÇÃO DO CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pretende alcançar a formação de profissionais com conhecimentos na área de Ciências Ambientais, de forma a habilitá-los ao gerenciamento de situações relacionadas à ecologia, conservação da natureza e com competência para administrar atividades próprias da formação.


Ocupa o Curso, desse modo, uma lacuna existente no campo de atuação dos profissionais que pretende formar ou aperfeiçoar, colaborando para a capacitação de profissionais na área ambiental de forma a maximizar a utilização dos recursos naturais e sua conservação, reconhecendo que sua concepção institucional somente se completa a medida que dê ênfase à contemplação da própria região, encarando a necessidade de preservação e conservação das riquezas naturais regionais e que favoreça o desenvolvimento sustentável da Amazônia Ocidental.


Nesse sentido é importante destacar que o Curso contempla conhecimentos propedêuticos, profissionais e práticos visando ao entrelaçamento das disciplinas por meio da composição da matriz curricular, de forma a não estabelecer momentos estanques para cada um deles.


CONCEPÇÃO ACADÊMICA

O curso é anual, tendo a IES optado por esse regime em razão de que:

DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

a) Dividido em dois anos, compõe-se de 20 créditos, por ano;

b) o regime anual permite a manutenção da "turma", desenvolvendo o sentimento de grupo e facilitando o acompanhamento do curso pelo aluno e a sua evolução pela IES.




METODOLOGIA E TÉCNICAS DE ENSINO


Nas disciplinas teóricas, como regra geral, utiliza-se da técnica da aula expositiva, nas suas formas participativa e dialógica, entretanto, é estimulada a utilização, por parte do professor, de todas as demais técnicas. Ademais, as salas de aula são adequadamente preparadas para a utilização de todos os instrumentos disponíveis para o ensino, particularmente retroprojetores e equipamentos de informática.


O tamanho das turmas (aproximadamente 50 alunos para as aulas teóricas) permite a realização de atividades em grupo, buscando o desenvolvimento de habilidade de trabalho coletivo e de exposição oral de problemas.


As atividades práticas são desenvolvidas sob a supervisão do Coordenador dos Cursos Tecnológicos, atendendo as especificidades do mesmo, fazendo com que o aluno permaneça, por um lapso temporal, definido em sua estrutura curricular, em contato direto com o ambiente de trabalho.


VAGAS ANUAIS OFERECIDAS

São oferecidas 150 vagas anuais.

TURNOS DE FUNCIONAMENTO

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental funciona com 100 vagas no turno diurno e 50 vagas no turno noturno.

DIMENSÕES DAS TURMAS

As turmas têm em torno de 50 alunos nas aulas teóricas. Nas atividades práticas, as turmas são subdivididas, segundo a metodologia adotada no Estágio Prático, em grupos de não mais de 10 alunos, a fim de permitir um acompanhamento efetivo pelos orientadores de estágio.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar a qualificação de profissionais para atuarem na área ambiental, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. O aumento dos problemas relacionados com o meio ambiente e a proliferação de locais com baixa infra-estrutura geram a necessidade de investir na habilitação destes profissionais que devem estar aptos a planejar e gerenciar os problemas gerados pela má administração do meio ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Dotar os profissionais de conhecimentos técnicos e científicos que possibilitem sua atuação na área ambiental;

 Planejar e executar ações de coordenação, supervisão e avaliação das atividades ambientais;

 Desenvolver habilidades de forma a implementar uma gestão inovadora nos âmbitos municipal, estadual e federal;

 Preparar o profissional para que zele pelo cumprimento da legislação relacionada ao meio ambiente, construindo uma imagem ecologicamente correta das organizações com relação à conservação dos recursos naturais.

 Reconhecer a região Amazônica, seus valores econômicos, sociais e naturais, os danos causados a natureza, as perdas ocorridas e as formas de recuperação da região.

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO E HABILIDADES

Segundo este ponto de partida, o perfil profissiográfico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental foi elaborado a partir da concepção dos objetivos do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas - CIESA e do curso, tendo em vista o mercado de trabalho regional, as mudanças socioeconômicas, tecnológicas e ambientais, a nova legislação que disciplina a formação de recursos humanos que contempla os Cursos Tecnológicos, preservando as conquistas históricas da IES, bem como o debate acerca da formação de profissionais aptos a atender às demandas do mercado de trabalho das últimas décadas, além de abrir-se e contemplar, desde logo, as perspectivas futuras.

PERFIL DO CURSO

O Curso destina-se à qualificação de profissionais para atuar na área ambiental, otimizando e maximizando a utilização dos recursos ambientais no contexto produtivo, zelando pela eficiência técnica e econômica, proporcionando melhor qualidade de vida à sociedade por meio da proteção dos recursos naturais existentes. Assim como, acionando a consciência amazônica, no Centro da Amazônia Ocidental, com a finalidade de tornar-se um referencial das discussões dos problemas da região e das possíveis soluções ambientais, visando evitar os impactos potenciais ao meio ambiente e minimizar os impactos existentes.

ESTÁGIO PRÁTICO
O Estágio Prático possui um total de 130 horas de atividades, sua operacionalização está descrita no Regulamento do Estágio Supervisionado e do Relatório Final.

Informação adicional

Observações: Curso Superior de Tecnologia

Curso Sup. de Formação Esp. Gestão Ambiental

Preço para verificar