CIESA - Centro de Ensino Superior do Amazonas

      Curso Sup. de Formação Esp. Gestão Ambiental

      CIESA - Centro de Ensino Superior do Amazonas
      Em Manaus

      Preço para verificar
      Ou prefere ligar para o centro agora?
      (55)9... Ver mais

      Informação importante

      Tipologia Tecnólogo
      Local Manaus
      • Tecnólogo
      • Manaus
      Descrição

      Instalações (1)
      Instalações e datas
      Início Localização
      Consultar
      Manaus
      Rua Pedro Dias Leme, 203, Flores, Cep:69058-818, 69058-818, Amazonas, Brasil
      Ver mapa
      Início Consultar
      Localização
      Manaus
      Rua Pedro Dias Leme, 203, Flores, Cep:69058-818, 69058-818, Amazonas, Brasil
      Ver mapa

      Perguntas & Respostas

      Levante suas perguntas e outros usuários poderão responder-te

      Programa

      CONCEPÇÃO DO CURSO

      O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pretende alcançar a formação de profissionais com conhecimentos na área de Ciências Ambientais, de forma a habilitá-los ao gerenciamento de situações relacionadas à ecologia, conservação da natureza e com competência para administrar atividades próprias da formação.


      Ocupa o Curso, desse modo, uma lacuna existente no campo de atuação dos profissionais que pretende formar ou aperfeiçoar, colaborando para a capacitação de profissionais na área ambiental de forma a maximizar a utilização dos recursos naturais e sua conservação, reconhecendo que sua concepção institucional somente se completa a medida que dê ênfase à contemplação da própria região, encarando a necessidade de preservação e conservação das riquezas naturais regionais e que favoreça o desenvolvimento sustentável da Amazônia Ocidental.


      Nesse sentido é importante destacar que o Curso contempla conhecimentos propedêuticos, profissionais e práticos visando ao entrelaçamento das disciplinas por meio da composição da matriz curricular, de forma a não estabelecer momentos estanques para cada um deles.


      CONCEPÇÃO ACADÊMICA

      O curso é anual, tendo a IES optado por esse regime em razão de que:

      DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

      a) Dividido em dois anos, compõe-se de 20 créditos, por ano;

      b) o regime anual permite a manutenção da "turma", desenvolvendo o sentimento de grupo e facilitando o acompanhamento do curso pelo aluno e a sua evolução pela IES.




      METODOLOGIA E TÉCNICAS DE ENSINO


      Nas disciplinas teóricas, como regra geral, utiliza-se da técnica da aula expositiva, nas suas formas participativa e dialógica, entretanto, é estimulada a utilização, por parte do professor, de todas as demais técnicas. Ademais, as salas de aula são adequadamente preparadas para a utilização de todos os instrumentos disponíveis para o ensino, particularmente retroprojetores e equipamentos de informática.


      O tamanho das turmas (aproximadamente 50 alunos para as aulas teóricas) permite a realização de atividades em grupo, buscando o desenvolvimento de habilidade de trabalho coletivo e de exposição oral de problemas.


      As atividades práticas são desenvolvidas sob a supervisão do Coordenador dos Cursos Tecnológicos, atendendo as especificidades do mesmo, fazendo com que o aluno permaneça, por um lapso temporal, definido em sua estrutura curricular, em contato direto com o ambiente de trabalho.


      VAGAS ANUAIS OFERECIDAS

      São oferecidas 150 vagas anuais.

      TURNOS DE FUNCIONAMENTO

      O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental funciona com 100 vagas no turno diurno e 50 vagas no turno noturno.

      DIMENSÕES DAS TURMAS

      As turmas têm em torno de 50 alunos nas aulas teóricas. Nas atividades práticas, as turmas são subdivididas, segundo a metodologia adotada no Estágio Prático, em grupos de não mais de 10 alunos, a fim de permitir um acompanhamento efetivo pelos orientadores de estágio.

      OBJETIVO GERAL

      Proporcionar a qualificação de profissionais para atuarem na área ambiental, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. O aumento dos problemas relacionados com o meio ambiente e a proliferação de locais com baixa infra-estrutura geram a necessidade de investir na habilitação destes profissionais que devem estar aptos a planejar e gerenciar os problemas gerados pela má administração do meio ambiente.

      OBJETIVOS ESPECÍFICOS

       Dotar os profissionais de conhecimentos técnicos e científicos que possibilitem sua atuação na área ambiental;

       Planejar e executar ações de coordenação, supervisão e avaliação das atividades ambientais;

       Desenvolver habilidades de forma a implementar uma gestão inovadora nos âmbitos municipal, estadual e federal;

       Preparar o profissional para que zele pelo cumprimento da legislação relacionada ao meio ambiente, construindo uma imagem ecologicamente correta das organizações com relação à conservação dos recursos naturais.

       Reconhecer a região Amazônica, seus valores econômicos, sociais e naturais, os danos causados a natureza, as perdas ocorridas e as formas de recuperação da região.

      PERFIL PROFISSIOGRÁFICO E HABILIDADES

      Segundo este ponto de partida, o perfil profissiográfico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental foi elaborado a partir da concepção dos objetivos do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas - CIESA e do curso, tendo em vista o mercado de trabalho regional, as mudanças socioeconômicas, tecnológicas e ambientais, a nova legislação que disciplina a formação de recursos humanos que contempla os Cursos Tecnológicos, preservando as conquistas históricas da IES, bem como o debate acerca da formação de profissionais aptos a atender às demandas do mercado de trabalho das últimas décadas, além de abrir-se e contemplar, desde logo, as perspectivas futuras.

      PERFIL DO CURSO

      O Curso destina-se à qualificação de profissionais para atuar na área ambiental, otimizando e maximizando a utilização dos recursos ambientais no contexto produtivo, zelando pela eficiência técnica e econômica, proporcionando melhor qualidade de vida à sociedade por meio da proteção dos recursos naturais existentes. Assim como, acionando a consciência amazônica, no Centro da Amazônia Ocidental, com a finalidade de tornar-se um referencial das discussões dos problemas da região e das possíveis soluções ambientais, visando evitar os impactos potenciais ao meio ambiente e minimizar os impactos existentes.

      ESTÁGIO PRÁTICO
      O Estágio Prático possui um total de 130 horas de atividades, sua operacionalização está descrita no Regulamento do Estágio Supervisionado e do Relatório Final.

      Informação adicional

      Observações: Curso Superior de Tecnologia

      Compare para escolher melhor:
      Ver mais