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      Curso de Áudio - Acústica e Studio Design

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      Informação importante

      Tipologia Curso
      Metodologia Online
      Horário de aulas 80h
      • Curso
      • Online
      • 80h
      Descrição

      O Curso de Áudio Acústica e Studio Design examina a anatomia de um estúdio de gravação e avalia em detalhes vários aspectos acústicos como: layout otimizado, tipos de isolação acústica, instalações elétricas, ondas estacionárias, coeficiente de absorção, tempos de reverberação, cálculos de difusão entre outros.
      Dirigido a: Técnicos, produtores, músicos, arranjadores, engenheiros, DJ's e outros interessados em trabalhar em um estúdio de gravação ou áudio em geral. Arquitetos, engenheiros civis ou interessados em fazer (ou melhorar) projetos acústicos (estúdios, home theater, auditório, etc.).

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      Programa

      Objetivo:
      O Curso de Áudio Acústica e Studio Design examina a anatomia de um estúdio de gravação e avalia em detalhes vários aspectos acústicos como: layout otimizado, tipos de isolação acústica, instalações elétricas, ondas estacionárias, coeficiente de absorção, tempos de reverberação, cálculos de difusão entre outros.

      Este curso é importante tanto para futuros projetistas de estúdio quanto para profissionais de áudio, que irão aprender como aproveitar melhor a acústica dos espaços, seja na captação ou na mixagem. O curso também aprofunda mais os aspectos físicos de acústica e áudio, como decibel (dB), teoria de ondas, psicoacústica, que são relevantes para o curso de Áudio Analógico e Digital.

      O aluno estará capacitado para criar seu próprio estúdio, seguindo as normas internacionais de acústica e elétrica para estúdios de gravação. Também terá conhecimento de como aproveitar os espaços acústicos, para fazer microfonações corretas e criativas e/ou saber usar as salas de audição crítica para mixagem.

      Programa do Curso:


      ---------- BLOCO-1 ----------
      A. Práticas de Gravação e Layout de Estúdios
      01. Procedimentos de Gravação
      02. O Estúdio e os 7 Elos
      03. Layout Geral
      04. Evolução das Técnicas
      B. Acústica para Gravação
      01. A Reverberação e Primeiras Reflexões
      02. Salas Pequenas Vivas
      03. Salas Grandes Vivas
      04. Salas Pequenas Secas
      05. Salas Grandes Secas
      06. Juntando Tudo e Alternativas
      C. Acústica para Monitoração
      01. Verificar o seu sistema
      02. Controlar Ressonâncias e Primeiras Reflexões
      03. Reduzir os 'early reflections'
      04. Difundir os 'late reflections'
      05. Afinar o seu sistema

      ---------- BLOCO-2 ----------
      D. Ruídos e Curvas de Medição
      01. Introdução ao Ruído
      02. Ruído de Ambiente
      03. Outros Ruídos
      E. Decibelímetro, PNC e STC
      01. O Decibelímetro
      02. Metologias de Medição
      03. As Curvas NC e PNC
      04. Conceitos de Isolamento
      05. Do TL para o STC
      06. Comparação de Materiais e STCs
      07. Problemática do STC
      F. Fletcher Munson, Ponderação e Curvas
      01. O Equal Loudness Curve e os Experimentos dos Fletcher Munson
      02. O Ouvido Humano
      03. A Curva A e C
      04. A Lei da Psiu
      G. Tipos de Isolamento
      01. Conceitos de Isolamento
      02. Isolamento vs. Tratamento Acústica
      03. Tipos de Isolamento
      04. Avaliação dos Resultados
      H. Isolamento no Projeto
      01. O Isolamento no Projeto
      02. A Otimação do Isolamento (Custo/Benefício)
      03. Soluções Práticas e Baratas
      04. Trabalhar com as Tabelas de STC e TL
      05. Trabalhar com Paredes Heterogéneo

      ---------- BLOCO-3 ----------
      I. Ondas Estacionárias - Teoria Básica
      01. Introdução às Ondas Estacionárias
      02. Ondas Estacionárias em Diferentes Meios
      03. A Onda Estacionária e a Serie Harmônica
      04. Os Axiais
      05. Os Tangenciais
      06. Os Obliques
      J. Ondas Estacionárias no Projeto
      01. Ouvir e Medir Ondas Estacionárias no seu Estúdio
      02. Trabalhando com Proporções Ideais
      03. Calcular os Ondas Estacionárias em Três Dimensões
      04. Avaliação dos Resultados e Bonello
      05. Ondas Estacionárias na Técnica e no Estúdio
      06. Ondas Estacionárias na Captação e Microfonação

      ---------- BLOCO-4 ----------
      K. Speaker Boundary Interference
      01. Introdução a Speaker Boundary Interference
      02. Speaker Boundary Interference e Ondas Estacionárias
      03. Como Ouvir Speaker Boundary Interference
      04. Soluções para os Speaker Boundary Interference
      L. Early Reflections
      01. Early Reflections, Late Reflections e Tempo de Reverberação
      02. O Initial Time Delay Gap
      03. Early Reflections e Intimidade
      04. Early Reflections em Salas de Audição, Teatros e Igrejas
      05. O Problema dos Early Reflections no Estúdio
      06. Soluções para Early Reflections
      07. O Ray Tracing
      M. Late Reflections
      01.A Vantagem dos Late Reflections
      02. Técnicas com Late Reflections
      03. O Problema da Confusão do Estéreo
      04. Soluções para os Late Reflections
      05. O Uso da Difusão no Controle da Late Reflection

      ---------- BLOCO-5 ----------
      N. Coeficientes de Absorção
      01. Absorção vs. Isolamento (revisão)
      02. Os Coeficientes de Absorção
      03. Avaliar os Materiais de Absorção
      O. Conceitos de Absorção
      01. A Vantagem de Trabalhar com os Conceitos
      02. Absorção de Material Poroso
      03. Absorção de Material de Membrana
      04. Absorção de Material de Volume
      05. Absorção de Banda Larga
      06. A Absorção na Técnica
      07. A Absorção no Estúdio
      08. A Absorção no Auditorium, Teatro e Igreja
      09. O Bass Ratio (BR)
      P. Reverberação
      01. O Tempo de Reverberação
      02. RT60 e Estílos Musicais
      03. Early Reflections e RT na Gravação e Microfonação

      ---------- BLOCO-6 ----------
      Q. Difusão na Técnica e no Estúdio
      01. A História da Difusão
      02. O Conceito da Difusão
      03. Difusão na Técnica
      04. Difusão no Estúdio
      05. Caraterísticas dos Difusores
      06. Os Difosores do Schroeder
      07. Os Calculos do Quadradic Residue Difusor
      R. Medição Acústica
      01. O Conceito de Medição Acústica
      02. Medição Acúsitca e Microfonação
      03. Software e Hardware de Medição
      04. O Problema da Calbração do Sistema
      05. O Decibelímetro
      06. O Analizador de Espectro
      07. O Espectrograma
      08. O Energy-Time-Graph
      S. Conclusão do Curso
      01. Prova Final
      02. Projeto Final
      03. Avaliação
      04. Depoimentos



      Pré-requisitos:
      AES101 Fundamentos de Áudio ou equivalente.

      Público Alvo:
      Técnicos, produtores, músicos, arranjadores, engenheiros, DJ's e outros interessados em trabalhar em um estúdio de gravação ou áudio em geral. Arquitetos, engenheiros civis ou interessados em fazer (ou melhorar) projetos acústicos (estúdios, home theater, auditório, etc.).

      Carga Horária:

      * Presencial


      - 12hs Aulas Teóricas Expositivas
      - 10hs Aulas Práticas Laboratórios
      - 24hs Atividades Online
      - 20hs Trabalhos Online
      - 06hs Aulas Online com Professor do Curso
      - 08hs Testes e Provas Online

      TOTAL: 80 horas

      * Online

      - 40hs Atividades Online
      - 20hs Trabalhos Online
      - 12hs Aulas Online com Professor do Curso
      - 08hs Testes e Provas Online

      TOTAL: 80 horas

      Material:
      - Lapiseira 05mm
      - Folhas Sulfites ou Caderno de Anotação
      - Calculadora (de preferência científica)

      Internet:
      - Acesso à Internet Banda Larga em casa ou em LanHouse
      - PC ou MAC Web Browsers: Firefox ou Internet Explorer atualizados
      - Macromedia Flash Player atualizado
      - Apple QuickTime atualizado
      - Java atualizado

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