Cool Hunting, com Sabina Deweik
-
Gostaria q tivesse mais atividades práticas, como um case ou uma avaliação passo a passo para aplicar o q aprendemos
← | →
-
Amei o curso com a Sabina muito conteúdo de valor, é valido para todas as pessoas que querem saber como funciona o Cool Hunting na pratica e todo caminho que é percorrido antes mesmo de entendermos se é uma tendência ou um paradigma do futuro. Bjuss
← | →
-
Recomendo muito o curso de Coolhunting, foi um complemento já que eu já havia feito um curso de pesquisa de tendências. agradeço a Escola São Paulo e a Sabina Deweik por compartilhar tamanho conhecimento! Bjuss
← | →
Curso
Online
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Nível
Avançado
-
Metodologia
Online
-
Horário de aulas
10h
-
Duração
Flexível
-
Início
Datas a escolher
-
Envio de material didático
Sim
DESCRIÇÃO
Com a rapidez das informações, cada vez mais empresas e marcas procuram entender e criar estratégias para atuar com sucesso no presente e no futuro – próximo ou longínquo. Com isso, surge a necessidade das empresas em entender alguns sinais que anunciam o que está por vir e saber como interpretá-los e utilizá-los, no desenvolvimento de novos produtos ou serviços. O chamado cool hunter, profissional treinado para captar tendências e novos comportamentos, é considerado hoje uma antena sensível, capaz de indicar novos desejos do consumidor, estilos de vida, anseios e valores, facilitando as empresas no seu posicionamento para antecipar tendências futuras.
O QUE É COOL HUNTING?
Termo cunhado nos anos 90, não é uma profissão e nem uma nova figura profissional. É antes de mais nada um método válido para captar os sinais emergentes da sociedade, interpretá-los e gerar insights de inovação. O Cool Hunter é o profissional que se utiliza desse método para que empresas, organizações e indivíduos criem estratégias novas e se adequem aos tempos “líquidos”e velozes em que vivemos.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE?
Esse curso é uma oportunidade de compartilhar a ferramenta de observação dos sinais emergentes da sociedade no intuito de se antecipar à inovação.
Saber como as pessoas se comportam, quais são suas preferências culturais e de consumo, quais são as novidades nas cidades, nos diferentes formatos de varejo, na comunicação, no atendimento (todos temas de estudo do Cool Hunting), dá a possibilidade de você estar à frente do mercado, independente de sua área de atuação.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Começar com a apresentação conceitual e teórica sobre a metodologia de cool hunting voltada para a inovação.
Desenvolver o espírito de observação e percepção aplicado a temas de mercado através do uso de uma metodologia de pesquisa e análise de tendências. O foco é mostrar o caminho para a compreensão de lacunas de mercado, de novas oportunidades, de possibilidades de criação de novos produtos, canais de comunicação, varejo ou códigos estéticos em distintas áreas.
O curso prevê uma saída de campo, o Safari Urbano, para captação de sinais e comportamentos.
Empresários e estudantes da área de marketing, comunicação, publicidade, desenvolvimento de produto, planejamento, inovação, consumer insights, criação, varejo, pesquisa, inovação, moda, designers e empreendedores.
Opiniões
-
Gostaria q tivesse mais atividades práticas, como um case ou uma avaliação passo a passo para aplicar o q aprendemos
← | →
-
Amei o curso com a Sabina muito conteúdo de valor, é valido para todas as pessoas que querem saber como funciona o Cool Hunting na pratica e todo caminho que é percorrido antes mesmo de entendermos se é uma tendência ou um paradigma do futuro. Bjuss
← | →
-
Recomendo muito o curso de Coolhunting, foi um complemento já que eu já havia feito um curso de pesquisa de tendências. agradeço a Escola São Paulo e a Sabina Deweik por compartilhar tamanho conhecimento! Bjuss
← | →
Avaliação do curso
O recomendam
Avaliação do Centro
Daniela Ramos
Jackeline Pain
Jackeline Pain
Matérias
- Empreendedorismo1
1 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade
- Tendência
33 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade
- Inovação
33 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade
- Cool hunting
33 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade
- Mercado de trabalho
22 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade
- Pesquisa
22 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade
- Pesquisa e Desenvolvimento
22 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade
- Sinais emergentes
33 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade
- Paradigmas
11 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade
- Observação
22 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade
Professores
Sabina Deweik
Professora
Sabina Deweik é jornalista de formação (PUC-SP) e começou sua carreira profissional no Jornal O Estado de S. Paulo, no Caderno 2. Fez dois mestrados: um no Brasil em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e outro na Itália, Milão em Fashion Communication, na Domus Academy. No ano de 1999 começou a enveredar pela área de tendências. Foi pioneira em introduzir em 2000 a metodologia de Cool Hunting (caçar tendências) no Brasil criando o primeiro curso na área no Instituto Europeu de Design e mais tarde na Escola São Paulo. Mais em https://escolasaopaulo.org/cursos/cool-hunting-com-sabina-deweik/
Programa
MÓDULO 1 – Como caçar tendências e antecipar o futuro
Aqui você entra em contato com a disciplina do Cool hunting e com o percurso para se tornar um caçador de tendências, conhecendo a estrutura de como funcionam os laboratórios de pesquisa de tendências e comportamento: a fase de observação de interpretação e a geração de insights.
MÓDULO 2 – Como nascem os comportamentos?
Como surge uma tendência? Como é o processo de nascimento, crescimento, difusão e morte de uma ideia inovadora?
Neste módulo, você vai conhecer a Teoria da Difusão da Inovação, criada por Everett Rogers, que desenvolveu a teoria da Curva da Adoção. Entenda quais são os agentes da atualidade que podem impulsionar a inovação tais como as redes sociais, os influenciadores e os formadores de opinião.MÓDULO 3 – os 4 Ps do societing
O Cool Hunting antes de mais nada é uma prática.
Neste módulo, há uma compilação de metodologias que podem facilitar o processo de observação e interpretação: o chamado 4 Ps do Societing e o método SCI – Cool hunting, Science, Insights.
O participante se aprofunda nas metodologias do Cool hunting para facilitar o processo de observação e interpretação dos sinais emergentes e das mudanças de comportamento. Uma vez que você identificou um novo comportamento, deverá compreender como fazer a leitura dele: um passo a passo pode ajudar a realizar a interpretação.
Vamos falar também sobre as possíveis técnicas de pesquisa e sobre o conceito de Zeitgeits – tão importante na pesquisa de tendências.MÓDULO 4 – Safari urbano
Safari urbano é uma pesquisa de campo. Sabina escolheu referências aleatórias para você perceber as tendências e manifestações nas mais diversas áreas, de cultura a gastronomia, produtos e embalagens.Cool Hunting, com Sabina Deweik
R$ 497Adicione cursos semelhantes
e compare-os para fazer uma melhor escolha.{title}{centerName}{price}{price} {priceBeforeDiscount} {taxCaption}Cursos por programas
Cursos de Administração Cursos de Agricultura e Meio Ambeinte Cursos de Arquitetura e Construção Cursos de Ciência Cursos de Ciências Humanas Cursos de Cultura e Lazer Cursos de Direito Cursos de Economia Cursos de Esportes Cursos de Idiomas Cursos de Indústria Cursos de Informática e Telecomunicações Cursos de Mais Temas Cursos de Marketing e Comércio Cursos de Moda e Beleza Cursos de Saúde Cursos de Setor Público Cursos de Transporte Cursos de Turismo e Hotelaria - Tendência