Controle automático, reguladores e servossistemas

Curso

Em Itajubá

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Itajubá

  • Horário de aulas

    40h

Destinado a engenheiros e técnicos que trabalham em projeto, ajuste ou calibração de reguladores, servossistemas ou sistemas de controle automático de equipamentos ou processos industriais nas áreas de engenharia elétrica, eletrônica, siderurgia, aeronáutica e química. Este curso tem como objetivo apresentar as principais técnicas de análise, ajuste e projeto de reguladores, servossistemas e c...

Instalações

Localização

Início

Itajubá (Minas Gerais)
Ver mapa
Rua Cel Renno, 7, 37500-050

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Descrição:


Destinado a engenheiros e técnicos que trabalham em projeto, ajuste ou calibração de reguladores, servossistemas ou sistemas de controle automático de equipamentos ou processos industriais nas áreas de engenharia elétrica, eletrônica, siderurgia, aeronáutica e química. Este curso tem como objetivo apresentar as principais técnicas de análise, ajuste e projeto de reguladores, servossistemas e controladores automáticos para sistemas e processos industriais contínuos, e os circuitos eletrônicos utilizados para implementação desses reguladores e controladores. Também são incluídas uma introdução ao Controle Digital e as técnicas de digitalização das funções de controle mais utilizadas na prática. Pré requisitos: Circuitos elétricos e equações diferenciais.



Conteúdo:




Fundamentos do Controle Automático. Sistemas de controle em malha aberta e malha fechada. Controladores, reguladores, servomecanismos e servossistemas. Variáveis dinâmicas. Transformadas de Laplace. Funções de transferência. Diagramas e álgebra de blocos. Controladores eletrônicos com amplificadores operacionais. Reguladores proporcionais (P), integradores (I) e mistos (PI, PD e PID, D = derivador). Controladores de atraso e avanço de fase. Estabilidade. Regime permanente e transitório. Critério de estabilidade de Routh. Erro estacionário. Lugar das raízes. Ajuste e compensação de sistemas de controle usando o lugar das raízes. Regras práticas de Ziegler-Nichols para ajuste de reguladores P, PI e PID. Resposta em freqüência. Critério de estabilidade de Nyquist. Margem de ganho e margem de fase. Desempenho no domínio da freqüência. Ajuste e compensação através dos gráficos de resposta em freqüência. Introdução ao Controle Digital. Digitalização de reguladores PI, PD, PID, e de controladores de atraso e de avanço de fase. Uso do programa MATLAB para análise, simulação e projeto de sistemas de controle. Aplicações e estudos de casos.

Controle automático, reguladores e servossistemas

Preço para verificar