Comunicação Social - Jornalismo
Graduação
Em Dourados
Descrição
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Tipologia
Graduação
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Local
Dourados
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Duração
8 Semestres
Desenvolver habilidades e competências específicas referentes ao conhecimento acadêmico aplicado ao exercício do jornalismo, atendendo as demandas das realidades sociais e do mercado de trabalho. O curso proporciona ao estudante o desenvolvimento do pensamento crítico; o amadurecimento do interesse cultural, econômico, artístico e político; e a aprendizagem das linguagens da comunicação: escrita,. Dirigido a: Espera-se que o jornalista formado pela UNIGRAN compreenda, respeite e cumpra as funções da comunicação, de informar, socializar, motivar, debater, educar, distrair, interagir e promover a cultura; que seja um profissional sem preconceitos, que entenda os contrastes e as diferenças dos países e povos, seja sabedor de sua responsabilidade social e saiba discutir os mais diversos temas com objetividade e isenção, para veículos impressos, radiofônicos, televisivos e digitais.
Instalações
Localização
Início
Início
Opiniões
Programa
Noturno
Grau Outorgado:
Bacharel
Duração:
8 semestres
Número de Vagas:
80 vagas
Coordenador:
Prof. Ddo. Bruno Augusto Amador Barreto
O curso de Jornalismo da UNIGRAN visa uma formação teórica e prática consistente, permitindo ao aluno desenvolver as competências necessárias em cada momento de seu aprendizado acadêmico, de maneira interdisciplinar, ao longo do curso. Além da base instrumental necessária para a realização dos trabalhos oferecida pelos conteúdos da área de Informática e Metodologia de Pesquisa, os conteúdos em Sociologia, Antropologia, Cultura Brasileira, História do Brasil Contemporâneo e Psicologia dão o suporte humanístico para os conteúdos voltados para a área profissional: Interpretação e Produção de Textos, História e Teorias da Comunicação, História e Teorias do Jornalismo, Técnica de Reportagem e Entrevista, Assessoria de Comunicação, Redação Jornalística, Radiojornalismo, Telejornalismo, Fotojornalismo e Jornalismo Online.
OBJETIVO:
Desenvolver habilidades e competências específicas referentes ao conhecimento acadêmico aplicado ao exercício do jornalismo, atendendo as demandas das realidades sociais e do mercado de trabalho. O curso proporciona ao estudante o desenvolvimento do pensamento crítico; o amadurecimento do interesse cultural, econômico, artístico e político; e a aprendizagem das linguagens da comunicação: escrita, oral, audiovisual e multimídia.
PERFIL PROFISSIONAL:
Espera-se que o jornalista formado pela UNIGRAN compreenda, respeite e cumpra as funções da comunicação, de informar, socializar, motivar, debater, educar, distrair, interagir e promover a cultura; que seja um profissional sem preconceitos, que entenda os contrastes e as diferenças dos países e povos, seja sabedor de sua responsabilidade social e saiba discutir os mais diversos temas com objetividade e isenção, para veículos impressos, radiofônicos, televisivos e digitais.
A atuação profissional dos egressos da UNIGRAN deverá ser pautada pelos seguintes procedimentos jornalísticos básicos:
Captar informações, produzir textos e mensagens jornalísticas com clareza e correção e editar o material em espaço e período de tempo limitados;
Registrar fatos jornalísticos, apurando, interpretando, editando e transformando-os em notícias e reportagens;
Formular pautas, conduzir entrevistas e planejar coberturas jornalísticas para os diferentes veículos;
Contextualizar, interpretar e analisar informações tendo em vista o público alvo;
Construir e manter relacionamento com fontes de informação; Trabalhar em equipe com profissionais da área;
Compreender e organizar as diferentes etapas do processo de produção de notícias;
Desenvolver, planejar, propor, executar e avaliar projetos na área de comunicação jornalística;
Dominar a língua portuguesa e os diferentes recursos narrativos que compõem o universo profissional do jornalismo;
Dominar a linguagem jornalística apropriada aos diferentes veículos de informação e assimilar os mecanismos de produção e linguagens oriundos das novas tecnologias de comunicação, observando sua adequação às necessidades locais, regionais, nacionais ou internacionais;
Adotar procedimentos técnicos que permitam a apuração dos fatos levando em conta as diferentes versões ou fontes de informação envolvidas no acontecimento;
Compreender a diversidade social, política, econômica e cultural que envolve a prática profissional, aplicada a bens comunicacionais de rádio, televisão e multimídia;
Compreender a realidade da teleradiodifusão brasileira em seus aspectos mercadológicos, jurídicos e éticos;
Identificar a responsabilidade social da profissão, mantendo os compromissos éticos com a sociedade;
Identificar o perfil de público alvo envolvido com o produto: consumidor, patrocinador, agências publicitárias, a empresa, os funcionários;
Compreensão do contexto sócio-econômico-cultural em que se insere o veículo;
Identificação da concorrência;
Planejamento de estratégias mercadológicas e de comunicação;
Levantamento de custos e recursos e adequação dos mesmos ao orçamento disponível.
Comunicação Social - Jornalismo