Como produzir trilhas sonoras, com Dado Villa-Lobos

Curso

Online

R$ 147

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Nível

    Básico

  • Metodologia

    Online

  • Horário de aulas

    3h

  • Duração

    Flexível

  • Início

    Datas a escolher

DESCRIÇÃO
Autor de variadas produções de cinema e televisão, Dado ensina o processo da criação e composição de trilhas sonoras para o cinema, TV, games e outros. As aulas apresentam a relação interativa da música com a imagem, a importância das conversas e diretrizes do diretor, as diversas fases da produção e criação, até a fase final de mixagem da trilha.

QUEM FAZ A TRILHA SONORA?
O professor do curso, Dado Villa-Lobos, é um músico experiente, ex-membro da banda de rock brasiliense Legião Urbana. Mas o profissional dessa área pode vir de diversos ramos dentro do audiovisual, como um sonoplasta, um roteirista ou até mesmo um cineasta. Todos podem contribuir para a produção de uma boa trilha sonora.

POR QUE ISSO É IMPORTANTE?
Já sentiu aquele frio na barriga com a trilha de um filme de suspense? Aquela vontade de chorar com uma música triste? Ou até mesmo se animou simplesmente com uma batida boa que toca no fundo de uma cena?
A trilha sonora não só dita o ritmo de um longa, curta, game, etc, como também é responsável por transmitir os sentimentos que o diretor e os envolvidos no processo de produção desejam passar ao público. É um contato direto com a alma e o coração das pessoas, que pode ser o diferencial no sucesso de uma obra.
Dizem que a vida real é melhor que a ficção, imagine se tivesse uma trilha sonora de fundo!

Instalações

Localização

Início

Online

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

A partir de sua experiência em seus diversos trabalhos, Dado te ensinará como passar toda essa complexidade de sensações para as telinhas, telonas e monitores.
Além disso, ele te dará dicas para otimizar seus processos e de como se relacionar com todos os colaboradores, dos mais diversos ramos da criação, para o sucesso de uma produção audiovisual.

Esse curso é para qualquer um que tenha aspirações na música, no cinema, nos games e em qualquer área em que você possa trabalhar com as sensações e os sentimentos de um público. Se você é profissional, estudante ou simplesmente interessado por comunicação e pelas áreas que discutem a experiência humana, esse curso com certeza é para você!

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Trilhas
  • Processo
  • Musical
  • Produção
  • Sonorização
  • Música Popular
  • Professor
  • Criação
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Educação a Distância

Professores

Dado Villa-lobos

Dado Villa-lobos

Professor

Dado Villa-Lobos, músico, produtor, ex-integrante do grupo musical Legião Urbana, compôs em parceria com Marcelo Bonfá e Renato Russo algumas das canções mais representativas da recente história da música brasileira. À frente de sua produtora Rockit!, lançou e produziu uma série de artistas da geração 90 e 2000. Saiba mais em https://escolasaopaulo.org/cursos/como-produzir-trilhas-sonoras-com-dado-villa-lobos/

Programa

MÓDULO 1 – INTRODUÇÃO AO CINEMA – PARTES 1 E 2
Neste módulo, serão abordadas a origem e a primeira fase do cinema. Passaremos pelo desenvolvimento das primeiras tecnologias relacionadas a este universo e veremos alguns dos primeiros exemplos de cada etapa da evolução da sétima arte.

MÓDULO 2 – PERCEPÇÃO MUSICAL E REFERÊNCIAS
Este módulo discorrerá sobre o processo criativo de um artista e toda a pesquisa que envolve a produção musical, como a busca por referencias e o cuidado que se deve ter ao diferenciar inspiração de plágio. Veremos exemplos de ambos ao longo do vídeo.

MÓDULO 3 – PRODUÇÃO DE TRILHA SONORA DO FILME BUFO & SPALLANZANI – PARTE 1
Neste módulo, conheceremos um pouco do processo de produção da trilha sonora do filme “Bufo & Spallanzani”, primeira produção de Dado Villa-Lobos para o cinema.

MÓDULO 3 – PROCESSO DE DECUPAGEM DO FILME BUFO & SPALLANZANI – PARTE 2
Ao logo deste módulo, seremos apresentados a cenas do filme Bufo & Spallanzani e acompanharemos um processo de decupagem da obra, focando nos elementos sonoros, de forma que compreendamos as influências que levaram o produtor ao resultado que vemos no filme.

MÓDULO 4 – TRILHA SONORA DO FILME O HOMEM DO ANO – PARTE 1
Neste módulo, conheceremos o filme “O Homem do Ano”, que foi a produção que proporcionou a plena inserção de Dado Villa-Lobos no universo do cinema. Também realizaremos a decupagem do processo de produção da trilha sonora do filme.

MÓDULO 4 – CONCEITOS DO UNIVERSO DA MÚSICA E DO CINEMA O HOMEM DO ANO – PARTE 2
Neste módulo, teremos contato com mais alguns conceitos do universo da música e do cinema. Além disso, será continuada a decupagem do processo de produção da trilha sonora do filme “O Homem do Ano”.

MÓDULO 5 – TRILHA SONORA DO FILME MALU DE BICICLETA – PARTE 1 e PARTE 2
Neste módulo, realizaremos a decupagem do processo de produção da trilha sonora do filme “Malu de Bicicleta”.

MÓDULO 6 – TRILHA SONORA DO FILME MUITOS HOMENS NUM SÓ – PARTE 1 e PARTE 2
Neste módulo, realizaremos a decupagem do processo de produção da trilha sonora do filme “Muitos Homens Num Só”.

MÓDULO 7 – PRODUÇÃO DA TRILHA SONORA DO DOCUMENTÁRIO PRO DIA NASCER FELIZ
Neste módulo, teremos contato com mais uma forma de produção audiovisual: os documentários. Veremos quais são as semelhanças, diferenças entre esse formato e o de ficção apresentado antes. Para isso, será realizada a decupagem do processo de produção da trilha sonora do documentário “Pro Dia Nascer Feliz”.

MÓDULO 8 – PRODUÇÃO DA TRILHA SONORA DO CURTA-DOCUMENTÁRIO BRAXÍLIA – PARTE 1 e PARTE 2
Neste módulo, realizaremos a decupagem do processo de produção da trilha sonora do curta-documentário “Braxilia”.

MÓDULO 9 – PRODUÇÃO DA TRILHA SONORA DA SÉRIE DE TV POR ISSO EU SOU VINGATIVA – PARTE 1 E PARTE 2
Neste modulo, realizaremos a decupagem do processo de produção da trilha sonora da série de TV “Por isso eu sou vingativa”, por meio da análise das especificidades necessárias para se produzir neste outro formato, ainda recente na televisão brasileira.

MÓDULO 10 – COMO PRODUZIR AS TRILHAS SONORAS NOS GAMES – CRITICAL MASS
Neste modulo, é abordada a crescente demanda para trilhas sonoras de videogames e como produzir dentro nesse formato, cada vez mais presente na indústria do entretenimento.

MÓDULO 11 – EXERCÍCIOS DE PRODUÇÃO MUSICAL O BUROCRATA
Neste modulo, Dado demonstra como montar uma trilha usando todas as possibilidades disponíveis.

MÓDULO 12 – ENCERRAMENTO/CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste modulo, estão as últimas observações sobre o curso e o conteúdo.

Como produzir trilhas sonoras, com Dado Villa-Lobos

R$ 147