Como Prevenir Fraudes e Desfalques
Capacitação
Em São Paulo
Descrição
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Tipologia
Capacitação
-
Local
São paulo
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Horário de aulas
16h
Fornecer informações relevantes sobre o tema. Identificar sinais de alerta e indícios que podem indicar a possibilidade de existência de fraudadores e / ou ocorrência de fraudes e desfalques. "Indicar as áreas mais sensíveis e as formas mais freqüentes de fraudes. "Orientar procedimentos práticos preventivos que dificultam e tornam os desvios imediatamente identificáveis. Dirigido a: Empresários, Gestores e Profissionais das áreas de Controladoria e Contabilidade; Auditoria; Compliance; Segurança Patrimonial; Risco e Prevenção; Demais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre este delicado e importante temas nas organizações.
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Opiniões
Professores
José Antonio Pereira Gonçalves
Consultor
Programa
- Introdução ao problema e dimensões da fraude no mundo e no Brasil.
- Comentários e conclusões sobre pesquisas sobre a fraude no Brasil.
- A evolução das informações sobre a fraude nos anos recentes no Brasil.
- Os principais meios utilizados pelas organizações no combate às fraudes.
- A evolução do perfil típico e posição hierárquica do fraudador.
- As áreas mais sensíveis e as formas mais comuns de fraudes.
- Os principais sinais de alerta da existência de fraudes (red flags).
- Circunstâncias facilitadoras e formas de prevenção de fraudes. O que as organizações vêm fazendo frente às fraudes.
- Informações sobre os Ciberataques e Cibercrimes.
- Erros e Fraudes – Conceitos, Modalidades e Tipos.
- Condições e Indícios que podem indicar a existência de fraudes e erros:
- Relativas à gestão.
- Pressões atípicas dentro da empresa
- Transações não usuais
- Dificuldades de obtenção de evidências de auditoria
- Áreas que oferecem maiores possibilidades de desvios e como as organizações podem reduzir as oportunidades de fraudes.
- Pontos e princípios importantes sobre controle interno.
- A Tecnologia de Informação – TI e o Controle Interno – CI.
- Características de um Sistema de Controle Interno Eficiente:
- De quem é a responsabilidade pelo CI?
- Pontos importantes sobre as recomendações para melhoria do CI
- O CI versus fraudes.
- Reflexões sobre os papéis da área responsável por verificar o CI
- Diretrizes para as empresas em relação a fraudes:
- Ações sugeridas diante das fraudes
- Como evitar situações prejudiciais?
Exercícios e casos práticos para aplicação imediata dos conhecimentos.
Como Prevenir Fraudes e Desfalques