COMO COBRAR DE CLIENTES INADIMPLENTES COM ENFASE NO AGROBUSINESS

Curso

In company

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Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    In company

Apresentar procedimentos de cobrança, bem como a seqüência lógica no tocante à organização da cobrança por correspondência, por telefone e através de visitas pessoais. O curso apresenta também os serviços bancários de cobrança, bem como os aspectos legais de cobrança, liquidez e insolvênc.. Dirigido a: gerentes, encarregados e analistas de crédito e/ou cobrança, bem como a profissionais das áreas financeira, controladoria e auditoria, e demais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre esta delicada e importante função na empresa.

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Programa

Carga Horaria Carga Horária: 8 Horas

Horário: 8h30 às 12h30 e 13h30 às 18h

Objetivo

Apresentar procedimentos de cobrança, bem como a seqüência lógica no tocante à organização da cobrança por correspondência, por telefone e através de visitas pessoais. O curso apresenta também os serviços bancários de cobrança, bem como os aspectos legais de cobrança, liquidez e insolvência do devedor, para tornar a cobrança mais eficaz e eficiente.

Público Alvo

Este curso é dirigido a gerentes, encarregados e analistas de crédito e/ou cobrança, bem como a profissionais das áreas financeira, controladoria e auditoria, e demais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre esta delicada e importante função na empresa.

Programa

Introdução
No atual ambiente de negócios, o fluxo de dinheiro é o sangue vital de qualquer empresa. Infelizmente, os guardas da linha de frente que controlam em grande escala esse sangue vital têm pouco ou nenhum treinamento nas estratégias e procedimentos que mantém o fluxo em movimento. Essas são as pessoas que manejam a cobrança de clientes devedores, bem assim a manutenção de arquivos de contas a receber. Freqüentemente é deixado aos seus próprios recursos desenvolver um programa adequado que gere o fluxo de dinheiro necessário.
A ênfase principal deste curso está nas estratégias e técnicas práticas para as atividades de cobrança. As estratégias e procedimentos apresentados funcionam igualmente para grandes, médias e pequenas empresas ou, ainda, para instituições financeiras.
O trabalho do cobrador, uma posição profissional de alto nível, é crítico para a operação diária dos negócios de toda a comunidade comercial que funciona à base de crédito. Por sua vez, se subtraíssemos a concessão de crédito da lista de procedimentos comerciais, a economia global simplesmente não evoluiria.

* Aspectos gerais da cobrança
* Relacionamento entre crédito e cobrança
* Cobrança bancária
* Classificação dos atrasados - tabela de aging (aging list)
* Código de defesa do consumidor
* Estruturação da cobrança
* Programa de correspondências

1. Quantas cartas de cobrança enviar

2. Como organizar uma boa carta de cobrança.
* Cobrança por telefone
* Programa de visitas pessoais
* Serviços externos de cobrança

1. Quando vale a pena contratar uma empresa de cobrança

2. Quais são os critérios para selecionar uma empresa de cobrança
* Recebimento de cheques de terceiros - como proceder
* Dação em pagamento - recebimento de bens como pagamento
* Cessão de crédito - recebimento de duplicatas de terceiros
* Cobrança judicial
* Impenhorabilidade de bens na cobrança de dívidas

1. O conceito de "bem de família"

2. Quais bens são impenhoráveis

* Parcelamento de dívida
* Confissão de dívida
* Concordata

1. Como funciona

2. Tipos de concordata.
* Falência

1. Como funciona

2. Qual a ordem de privilégio dos créditos.

Métodos e técnicas
O curso será desenvolvido basicamente através da exposição de conceitos e exemplos em aula, com discussão, resolução de casos e debates. Serão estudados, analisados e comentados casos essencialmente práticos com atendimento individualizado às necessidades e dúvidas dos treinandos.

COMO COBRAR DE CLIENTES INADIMPLENTES COM ENFASE NO AGROBUSINESS

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