COMO COBRAR DE CLIENTES INADIMPLENTES COM ENFASE NO AGROBUSINESS
Curso
In company
Descrição
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Tipologia
Curso
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Metodologia
In company
Apresentar procedimentos de cobrança, bem como a seqüência lógica no tocante à organização da cobrança por correspondência, por telefone e através de visitas pessoais. O curso apresenta também os serviços bancários de cobrança, bem como os aspectos legais de cobrança, liquidez e insolvênc.. Dirigido a: gerentes, encarregados e analistas de crédito e/ou cobrança, bem como a profissionais das áreas financeira, controladoria e auditoria, e demais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre esta delicada e importante função na empresa.
Opiniões
Programa
Horário: 8h30 às 12h30 e 13h30 às 18h
Objetivo
Apresentar procedimentos de cobrança, bem como a seqüência lógica no tocante à organização da cobrança por correspondência, por telefone e através de visitas pessoais. O curso apresenta também os serviços bancários de cobrança, bem como os aspectos legais de cobrança, liquidez e insolvência do devedor, para tornar a cobrança mais eficaz e eficiente.
Público Alvo
Este curso é dirigido a gerentes, encarregados e analistas de crédito e/ou cobrança, bem como a profissionais das áreas financeira, controladoria e auditoria, e demais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre esta delicada e importante função na empresa.
Programa
Introdução
No atual ambiente de negócios, o fluxo de dinheiro é o sangue vital de qualquer empresa. Infelizmente, os guardas da linha de frente que controlam em grande escala esse sangue vital têm pouco ou nenhum treinamento nas estratégias e procedimentos que mantém o fluxo em movimento. Essas são as pessoas que manejam a cobrança de clientes devedores, bem assim a manutenção de arquivos de contas a receber. Freqüentemente é deixado aos seus próprios recursos desenvolver um programa adequado que gere o fluxo de dinheiro necessário.
A ênfase principal deste curso está nas estratégias e técnicas práticas para as atividades de cobrança. As estratégias e procedimentos apresentados funcionam igualmente para grandes, médias e pequenas empresas ou, ainda, para instituições financeiras.
O trabalho do cobrador, uma posição profissional de alto nível, é crítico para a operação diária dos negócios de toda a comunidade comercial que funciona à base de crédito. Por sua vez, se subtraíssemos a concessão de crédito da lista de procedimentos comerciais, a economia global simplesmente não evoluiria.
* Aspectos gerais da cobrança
* Relacionamento entre crédito e cobrança
* Cobrança bancária
* Classificação dos atrasados - tabela de aging (aging list)
* Código de defesa do consumidor
* Estruturação da cobrança
* Programa de correspondências
1. Quantas cartas de cobrança enviar
2. Como organizar uma boa carta de cobrança.
* Cobrança por telefone
* Programa de visitas pessoais
* Serviços externos de cobrança
1. Quando vale a pena contratar uma empresa de cobrança
2. Quais são os critérios para selecionar uma empresa de cobrança
* Recebimento de cheques de terceiros - como proceder
* Dação em pagamento - recebimento de bens como pagamento
* Cessão de crédito - recebimento de duplicatas de terceiros
* Cobrança judicial
* Impenhorabilidade de bens na cobrança de dívidas
1. O conceito de "bem de família"
2. Quais bens são impenhoráveis
* Parcelamento de dívida
* Confissão de dívida
* Concordata
1. Como funciona
2. Tipos de concordata. * Falência
1. Como funciona
2. Qual a ordem de privilégio dos créditos.
Métodos e técnicas
O curso será desenvolvido basicamente através da exposição de conceitos e exemplos em aula, com discussão, resolução de casos e debates. Serão estudados, analisados e comentados casos essencialmente práticos com atendimento individualizado às necessidades e dúvidas dos treinandos.
COMO COBRAR DE CLIENTES INADIMPLENTES COM ENFASE NO AGROBUSINESS